fbpx

Fique por dentro – ENEM! Nota do ENEM: saiba como consultar a sua!

Esse método não avalia os alunos apenas em relação a quantidade de acertos, mas analisa também as características de cada item e o padrão de resposta deles. Em resumo, caso muitos candidatos acertem uma questão, a pontuação será menor. Em contrapartida, quem acertar questões nas quais poucos foram bem, conseguirá uma nota maior.

Tome cuidado se acertar poucas questões entre as consideradas difíceis, pois a tendência é que a TRI conclua que seus acertos foram “no chute”. Dessa maneira, sua pontuação poderá ser menor do que a originalmente calculada.

O método é um pouco complexo, mas é exatamente por isso que se torna muito difícil você saber como somar exatamente sua nota do ENEM, não há como descobrir antes do resultado oficial quais questões são classificadas como difíceis ou fáceis.

Já a redação tem uma nota que vai de zero a 1.000 e cada uma é corrigida por duas pessoas, que dão notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências avaliadas no Enem. A nota final será a média e se houver uma diferença de mais de 100 pontos na nota final ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação passa por um terceiro avaliador.

Inegavelmente, além de avaliar o estudante, o ENEM é usado como critério de seleção para ingressar em universidades particulares pelo Sisu, ProUni e FIES. O ingresso pode acontecer através de bolsas parciais/integrais ou financiamento estudantil.

O Sisu tem prazo de inscrição até domingo, 26 de janeiro, para concorrer a uma das 237 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil.

Desse modo, o ProUni 2020 deve abrir inscrições entre os dias 28 a 31/01 e a divulgação de resultados da primeira chamada sairá no dia 4 de fevereiro.

Por outro lado, o Fies deva abrir prazo entre os dias 5 a 12 de fevereiro. E o primeiro resultado (pré-seleção ou pré-aprovação) será divulgado no dia 26 de fevereiro.

Clique aqui e leia mais!

Fonte: Aprova Concursos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: