fbpx

Fique por dentro – Estatística de cobrança para PRF

Acesse o conteúdo completo – Estatística de cobrança para PRF



Baixar apostila para concurso

Através da estatística de cobrança, saiba quais foram os assuntos mais abordados no último concurso da PRF

Olá, caros corujas! Tudo bem?

Como a publicação do Edital da PRF 2021 se aproxima (previsto para 19/01), no artigo de hoje faremos uma importante análise estatística relativa à banca Cebraspe (Cespe), mais especificamente em relação a cada disciplina da última prova do concurso da Polícia Rodoviária Federal.

Essa análise servirá como base de informação para que o candidato possa direcionar seus estudos, focando em assuntos com maior tendência de cair no próximo certame da PRF.

No entanto, é fato que os candidatos precisam estar afiados em todas matérias, já que, via de regra, por conta da concorrência, a nota de corte nos concursos costuma ser alta e tende a aumentar no decorrer dos anos.

De modo geral, o concursando dificilmente conseguirá perpassar por todos os assuntos do edital com a devida profundidade, comumente em função do tempo disponível e da grande quantidade de conteúdos cobrados.

Por isso, faremos uma estatística de cobrança dos assuntos por matéria do último concurso da PRF – 2018. O material serve de base para que o candidato possa administrar melhor sua estratégia de estudo, possibilitando priorizar um assunto mais relevante em detrimento de outros, se assim for necessário.

Outrossim, é importante que os alunos mais avançados façam uma ponderação entre priorizar o que é mais exigido nas provas e priorizar as deficiências de conteúdo; pois assuntos já memorizados podem ocupar o tempo de outros que poderiam ser aprimorados.

Estatística de cobrança – PRF 2018

A princípio, segue a análise estatística de cobrança geral de matérias da última prova da PRF em 2018, para o cargo de Policial Rodoviário Federal, para termos uma ideia da incidência de cada disciplina no conjunto total da amostra.

Lembrando que a disciplina de Língua estrangeira não fazia parte do conteúdo programático, que agora será incluída no próximo concurso, dessa forma, faremos uma análise em separado de Inglês e Espanhol.

Além disso, a disciplina de História da PRF está excluída do certame, por isso não incluiremos na análise.

Estatística de cobrança para PRF – Prova anterior

Note que as disciplinas de Legislação de Trânsito, Português e Legislação Penal Especial, representam juntas 53,3% do total de questões da prova, ou seja, mais da metade do total de questões em apenas três matérias.

Sendo que disciplina de Legislação de Trânsito deve ser a de maior domínio pelo candidato, já que é a matéria de maior incidência da prova.  

Enquanto que o somatório das 5 disciplinas menos cobras, totalizaram apenas 14,9% do total de questões da prova.

Dito isso, vamos analisar agora a estatística de cobrança dos assuntos em cada matéria da última prova da PRF, conforme ordem de relevância.

Legislação de Trânsito

As Resoluções do Conselho de Trânsito (CONTRAN) representaram praticamente metade das assertivas dessa matéria. É necessário que o concursando as memorize para garantir um bom resultado, já que foi o assunto preferido da banca, com 15 assertivas.

Em seguida, as maiores incidências foram as relativas às Infrações, Penalidades e ao Sistema Nacional de Trânsito; assuntos esses previstos no Código de Trânsito Brasileiro e que devem estar na ponta da língua.

Português

Interpretação de textos foi o assunto mais cobrado pelo Cebraspe na disciplina de Português, seguido por reescrita de frases ou substituição de palavras e trechos; os dois assuntos representaram 55% do total de questões da prova.

Conjunções e pontuação possuíram incidência relevante e também merecem atenção, o restante dos assuntos foi distribuído através de uma assertiva para cada.

Legislação Penal Especial

Quanto à Legislação Especial Penal, o assunto que despencou foi a parte de Crimes de Trânsito, relativo ao Código de Trânsito Brasileiro. Conforme tal estatística de cobrança, o concursando deve dar maior atenção a esse assunto quando estiver estudando tal matéria da PRF.

O restante dos assuntos transcorreu-se em Leis penais diversas, com uma assertiva cada.

Direito Constitucional

O assunto predileto da Cebraspe no concurso anterior da PRF foi o artigo 5 da Constituição Federal, relativo aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, este assunto correspondeu a quase 60% do total de assertivas da disciplina.

O artigo 144 da CF foi o segundo assunto mais cobrado, com duas assertivas de um total de sete.

Direito Penal

Direito Penal apresentou um baixo desvio padrão, a disciplina distribuiu as assertivas quase que igualmente, sendo que os Princípios da Legalidade Penal, Anterioridade Penal e outros decorrentes, possuíram uma assertiva a mais, apenas.

Física

A matéria de Física cobrou casos práticos de balística, através do estudo da cinemática, com metade das assertivas. É de se esperar que o Cebraspe cobre questões do tipo, pois é um assunto trivial do cargo.

Outro assunto explorado em duas assertivas foi outro caso prático de um veículo em movimento circular, envolvendo aceleração centrípeta e atrito; e mais uma assertiva sobre colisão, no que se refere a quantidade de movimento.

Informática

Quanto a estatística de cobrança da prova PRF 2018 na disciplina de Informática, os dados da amostra se mostraram equivalentes aos de Direito Penal; o conteúdo foi cobrado uniformemente entre variados assuntos, tendo como o mais cobrado, a Internet.

Direito Administrativo

Na disciplina de Direito Administrativo, o Cebraspe distribuiu igualmente os assuntos por assertiva, com um tópico diferente para cada. O conteúdo da disciplina costuma ser extenso, por isso, espera-se que haja cobrança dos mais variados assuntos possíveis.

Raciocínio Lógico-Matemático

O Cebraspe distribuiu os assuntos uniformemente em Raciocínio Lógico, exigindo do candidato conhecimentos sobre Representações bidimensionais de projeções e Sequência de números, através de 3 assertivas cada.

Em matemática, foram outras duas 2 assertivas, onde se exigiu a compreensão de Funções Exponenciais. Dessa forma, no conjunto de ambas as matérias, a maior incidência foi de Raciocínio Lógico, com 75% do conteúdo e matemática com 25%.

Direitos Humanos

Na estatística de cobrança de Direitos Humanos da prova PRF 2018, metade do conteúdo se deu sobre Fontes, Classificação e Princípios dos Direitos Humanos Internacionais, sendo os outros dois assuntos, distribuídos em uma assertiva cada.

Ética no Serviço Público

A disciplina de Ética no Serviço Público tem como único assunto o Código de Conduta do Servidor Público do Poder Executivo Federal (Decreto n° 1.171/1994). Foram 4 assertivas que o concursando poderia gabaritar, lendo apenas um decreto de poucas linhas, um excelente custo-benefício.

Geopolítica Brasileira

A matéria de Geopolítica não cobrou nenhuma surpresa, o assunto de maior incidência foi justamente Geopolítica do Brasil, com 75% da disciplina. E como restante, uma única assertiva sobre globalização.

Direito Processual Penal

Similarmente à matéria anterior, a estatística de cobrança da prova PRF 2018 revela que um assunto correspondeu a incidência de 75% do total de assertivas da disciplina –Prisão em Flagrante – relativo ao Código de Processo Penal. E apenas uma única assertiva sobre Busca e Apreensão.

Língua Estrangeira

Visto que a disciplina de Língua Estrangeira não era exigida nos concursos da PRF, utilizaremos como base de dados outro concurso da área policial, o de Oficial de Inteligência da ABIN de 2018. Nele, o candidato também poderia escolher entre as disciplinas de Inglês ou espanhol.

Nesse concurso foram aplicadas 5 assertivas de Língua Estrangeira. Para a prova da PRF, é possível que seja esperado uma quantidade semelhante de assertivas.

Inglês – Estatística de cobrança ABIN 2018

Em inglês, a interpretação de textos representou 80% dos assuntos cobrados, tendo como assertiva remanescente, uma única questão sobre conectivos.

Espanhol – Estatística de cobrança ABIN 2018

Similarmente, em Espanhol, a maior incidência foi a Interpretação de textos, tendo outras duas assertivas cobrando, modo verbal e conjunções, respectivamente.

Considerações Finais

O intuito dessa análise não é fazer com que o aluno deixe de lado algum assunto, mas que este se prepare melhor naqueles que possuem maior probabilidade de caírem.

Esperamos que os dados aqui apresentados possam ajudá-los a otimizar a estratégia de estudo e fornecer maior produtividade às revisões.

Aproveitando a deixa, recomendo a leitura do E-book gratuito – Concurso PRF: Estatísticas do Cespe – elaborado em 2018 pela equipe do Passo Estratégico, que fez uma análise da banca de anos anteriores.

Abraços,

Nicolau Gordeeff

Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

O post Estatística de cobrança para PRF apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Estatística de cobrança para PRF



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: