Fique por dentro – Estoque para a SEFAZ RJ

Acesse o conteúdo completo – Estoque para a SEFAZ RJ



Baixar apostila para concurso

Recentemente foi publicado o edital para o concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Essa publicação abriu inúmeras oportunidades para os concurseiros da área fiscal, por isso hoje iremos aprender mais sobre os conceitos de estoque para a SEFAZ RJ.

estoque para a SEFAZ RJ

Os conceitos de estoque no concurso da SEFAZ RJ serão cobrados dentro de um conteúdo que já é bastante conhecido pelos concurseiros da área fiscal: contabilidade.

Esta é uma matéria comumente cobrada nos editais da área, então vamos nos aprofundar no assunto, já que você poderá aproveitá-lo em outras provas também.

O edital exige os seguintes conhecimentos sobre o assunto: tipos de inventários, critérios e métodos de avaliação.

Devido à importância do assunto dentro da contabilidade, temos uma norma específica, que trata da avaliação e contabilização dos estoques, e esta norma é o CPC 16.

Vamos aprofundá-lo então!

Estoques: CPC 16

Vamos iniciar nossos estudos das principais informações sobre os estoques para a SEFAZ RJ pelo conceito de estoque previsto no CPC 16.

Segundo a norma, os estoques são aqueles bens ativados para uso futuro mediante venda no curso normal do negócio da entidade, para o processo de produção para venda ou, ainda, para consumo ou transformação no processo de produção ou na prestação de serviços.

Preste atenção neste conceito, pois a banca gosta de cobrar a literalidade do CPC.

Podemos ter estoque de mercadorias para revenda, de peças para fabricação, de materiais de uso e consumo, de materiais de expediente, dentre muitos outros a depender do tipo de atividade desenvolvida pela empresa.

Estoques para a SEFAZ RJ: critérios de mensuração

Continuando nosso estudo dos principais conceitos de estoques para o certame da SEFAZ RJ, analisaremos a partir de agora o que a norma prevê sobre alguns critérios para a mensuração dos estoques.

No momento da aquisição, o CPC 16 dispõe que os estoques devem ser inicialmente contabilizados pelo seu custo.

E o que inclui o custo do estoque?

Conforme a norma, todos os gastos necessários para trazer o estoque à condição e localização atuais devem ser considerados como integrantes do seu custo.

Nesse valor podem estar incluídos gastos com frete, seguros, montagem, honorários de profissionais.

Após os estoques estarem armazenados no local necessário, quaisquer gastos supervenientes devem ser contabilizados como despesa.

Além disso, outro critério de mensuração possível é o valor realizável líquido, que consiste no preço de venda estimado menos os gastos para finalizar o estoque e, posteriormente, vendê-lo.

Dos dois critérios de mensuração citados acima – custo e valor realizável líquido –  deve haver a contabilização dos estoques pelo menor valor entre eles.

Critérios de custeio

Vamos iniciar agora a abordagem do último tópico de estudos dos principais conceitos de estoque para a SEFAZ RJ.

Como você deve saber, vivemos em uma economia inflacionária e praticamente todos os dias os preços vão aumentando.

Então, como contabilizar e mensurar os estoques evidenciados nas demonstrações contábeis se estes são formados por bens comprados em momentos diferentes e a preços diversos?

Solucionamos este impasse por meio de diferentes critérios de mensuração.

Vamos iniciar comentando sobre o PEPS (Primeiro a entrar, Primeiro a sair). Com esse critério, o custo daquelas mercadorias mais antigas estocadas são as que primeiramente são baixadas para o resultado, quando ocorrer o fato gerador. 

De forma oposta, no critério UEPS (Último a entrar, Primeiro a sair) o custo da mercadoria mais recente adquirida é a que será baixada primeiro. Este critério não é permitido pela legislação brasileira.

Ainda, é possível a utilização do critério do custo médio ponderado. Neste critério, é realizada a média ponderada do custo dos itens semelhantes no início do período, determinando, dessa forma, o custo de cada item estocado.  

Por fim, é importante lembrar que o custo do estoque ativado somente será baixado para a despesa quando ocorrer o seu uso, em nome do princípio da competência, independente do momento em que ocorrer o pagamento ou recebimento de caixa. 

Concurso da SEFAZ RJ

Finalizamos o estudo dos principais conceitos de estoques para o certame da SEFAZ RJ, mas esta é apenas uma pequena – e importante – parte dos estudos que você deve focar.

O edital completo exige o conhecimento de inúmeros conteúdos que você deve estar dominando e ter confiança para conseguir a aprovação. 

E para chegar no dia da prova com toda essa preparação, é necessário muito estudo, e não apenas da teoria, mas a resolução de muitas questões e simulados.

Então, vá em frente com muita disposição e boa prova.

Garanta a sua vaga na SEFAZ RJ com os cursos que preparamos para você!

Quer saber tudo sobre os concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2025

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Estoque para a SEFAZ RJ



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *