Acesse o conteúdo completo – Gabarito Extraoficial SEEDF – Educação Física: correção!
Neste domingo (19) foram realizadas as provas do concurso público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Com isso, os candidatos na especialidade de Educação Física poderão conferir o gabarito extraoficial desta importante etapa. A correção será feita ao vivo pelo nosso time de especialistas!
QUESTÃO 1: De acordo com o texto, no debate político, a polarização tem como consequência a produção de convicções opostas que ocupam esse debate e postergam ou negam posições que não se encaixam em nenhum dos lados.
Resposta:
QUESTÃO 2: Segundo o texto, a morte das ideias acontece quando os argumentos não são ouvidos e deixam de ser importantes, sendo substituídos pela força, pelo grito.
Resposta:
QUESTÃO 3: O autor caracteriza a convicção como uma prisão porque uma pessoa que acredita ter toda a razão desconhece o diálogo, reduz a possibilidade de pensar e se mostra sem condições de aprender. Resposta:
QUESTÃO 4: Consoante as ideias do texto, o problema da ideologia é que ela cria uma realidade clara e evidente sobre a qual inexiste qualquer dúvida, havendo apenas a certeza de que o viés ideológico só afeta os outros.
Resposta:
QUESTÃO 5: O texto é construído com base nas tipologias informativa e argumentativa.
Resposta:
QUESTÃO 6: No período “Quando acredito que tenho toda a razão e o outro, nenhuma, não existe diálogo”, o emprego de cada uma das vírgulas é justificado por uma regra específica.
Resposta:
QUESTÃO 7: No segundo parágrafo do texto, o presente do indicativo é empregado na descrição de propriedades abstratas e na narrativa de fatos que se estendem aos dias atuais.
Resposta:
QUESTÃO 8: Na oração “Trocam-se palavras de ordem e memes”, a substituição de “Trocam-se” por Troca-se é gramaticalmente correta, sendo motivada pela indeterminação do sujeito da oração.
Resposta:
QUESTÃO 9: O pronome “isso”, em “e isso é muito perigoso”, atua como um elemento de coesão referencial, uma vez que resume todo o conteúdo do parágrafo.
Resposta:
QUESTÃO 10: O Distrito Federal apresenta o maior produto interno bruto (PIB) per capita do Brasil – mais do que o dobro da média nacional -, porém convive com intensa desigualdade interna, possuindo um dos maiores Índices de Gini entre as unidades federativas.
Resposta:
QUESTÃO 11: Entre 2010 e 2022, a maioria dos municípios do entorno do DF (RIDE-DF) cresceu demograficamente em ritmo superior ao do próprio Distrito Federal.
Resposta:
QUESTÃO 12: O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, criado em 1960, no ano de inauguração da capital federal, consolidou-se como um marco cultural da capital federal: é o festival..
Resposta:
QUESTÃO 13: O pico do Roncador é o ponto mais alto localizado dentro dos limites do Distrito Federal, situando-se na região administrativa de São Sebastião.
Resposta:
QUESTÃO 14: Considerando o aumento das importações para a China, o Distrito Federal estabeleceu como requisito obrigatório, em sua Lei Orgânica, o mandarim como disciplina obrigatória em todas as etapas da educação básica.
Resposta:
QUESTÃO 15: Prezando pela neutralidade do ensino, o calendário escolar não deverá incorporar a temática da igualdade de condições sociais e direitos entre homens e mulheres de forma transversal no currículo escolar e no Projeto Político-Pedagógico das unidades escolares.
Resposta:
QUESTÃO 16: Suponha-se que uma pedagoga do Distrito Federal tenha decidido reunir vários professores para estabelecer que, a cada ano, seja realizada uma atividade avaliativa integrando, no mínimo, três disciplinas, abordando temas do currículo ensinado..
Resposta:
QUESTÃO 17: Um professor deseja dar aula na educação pública do Distrito Federal para o ensino médio. Ele possui um curso de pedagogia e cursos de extensão em matemática. Nesse caso, é correto afirmar que ele está totalmente habilitado a trabalhar no ensino médio, sendo considerado profissional de educação.
Resposta:
QUESTÃO 18: Suponha-se que um professor de matemática do ensino fundamental do Distrito Federal tenha ensinado aos seus alunos que a sua disciplina tem como objetivo fornecer formatos para que eles possam resolver as questões..
Resposta:
QUESTÃO 19: Suponha-se que um homem e uma mulher, sendo casados, desejassem atuar como conselheiros tutelares na mesma região administrativa do Distrito Federal. Nesse caso, é correto afirmar que, por vedação legal, ambos não poderão exercer o cargo na mesma unidade.
Resposta:
QUESTÃO 20: Suponha-se que uma mulher esteja desempregada desde 2019 e, sem perspectiva de melhorar na carreira, estivesse enfrentando dificuldades para se reinserir no mercado de trabalho. No entanto, uma amiga informou a ela que o Distrito Federal..
Resposta:
QUESTÃO 21: Suponha-se que uma servidora do Distrito Federal tenha sido convocada por sua gestão a participar de um treinamento sobre assédio moral no ambiente de trabalho. No entanto, a servidora argumentou que foi aprovada em concurso público para exercer as suas atividades em pedagogia, e não para participar de treinamentos..
Resposta:
QUESTÃO 22: Suponha-se que, na escola do campo X, a defesa de provas padronizadas como instrumento exclusivo de avaliação contraria o princípio da contextualização curricular (LDB, art. 28) e o da gestão democrática (CF/1988, art. 206, VI)..
Resposta:
QUESTÃO 23: A adoção de um projeto interdisciplinar que se baseia em educação ambiental e integração de áreas do conhecimento está em consonância com a BNCC (2017)..
Resposta:
QUESTÃO 24: Suponha-se que a intermitência da conectividade digital da escola do campo X pode justificar a limitação do uso de TICs no processo pedagógico..
Resposta:
QUESTÃO 25: A prática docente de adotar exclusivamente provas padronizadas, rejeitando metodologias interdisciplinares e o uso pedagógico de tecnologias..
Resposta:
QUESTÃO 26: O modelo de avaliação processual proposto pelo projeto interdisciplinar contrapõe-se ao modelo de responsabilização individualizado presente..
Resposta:
QUESTÃO 27: Na revisão do PPP, caso a escola considere apenas diretrizes nacionais (BNCC, PNE e LDB), sem dialogar com legislações específicas como as Diretrizes..
Resposta:
QUESTÃO 28: Aplicar o mesmo planejamento das turmas regulares diurnas para a EJA pode ser interpretado como garantia de equidade, já que assegura aos jovens..
.Resposta:
QUESTÃO 29: O protagonismo do conselho escolar ao propor um projeto interdisciplinar é expressão da gestão democrática (CF/1988, art. 206, VI; LDB, art. 14)..
Resposta:
QUESTÃO 30: Suponha-se que o projeto de tempo ampliado da escola do campo X pode ser considerado uma ação de educação integral em consonância com a Meta 6 do PNE…
Resposta:
QUESTÃO 31: Suponha-se que essa escola tenha decidido priorizar a oferta de alguns materiais acessíveis à aluna com baixa visão, enquanto outros seriam mantidos no formato..
Resposta:
QUESTÃO 32: No caso do aluno com deficiência intelectual leve, é correto afirmar que a Política Nacional de 2008 orientará que a escola comum deva assegurar a sua permanência..
Resposta:
QUESTÃO 33: O atendimento educacional especializado (AEE) passará a substituir a escolarização comum do aluno com deficiência intelectual, desde que seja apresentado..
Resposta:
QUESTÃO 34: A Lei Berenice Piana (2012) garantirá à aluna, na condição de pessoa com TEA, o direito a um acompanhante especializado em sala de aula, cujos custos..
Resposta:
QUESTÃO 35: O fornecimento de materiais em Braille e fonte ampliada para a aluna com baixa visão é um dever da escola, devendo ser consideradas a acessibilidade..
Resposta:
QUESTÃO 36: A ausência de estratégias formais no PPP isenta a escola de garantir, de forma imediata, recursos de acessibilidade, já que o Parecer CNE/CP nº 50/2023..
Resposta:
QUESTÃO 37: A Resolução CEDF nº 3/2023 estabelecerá que a acessibilidade comunicacional – incluindo a presença de intérprete de Libras, os recursos visuais e os materiais..
Resposta:
QUESTÃO 38: Ao orientar que o AEE seja planejado em articulação com o ensino regular, o Currículo em Movimento da Educação Especial reafirmará o paradigma inclusivo..
Resposta:
QUESTÃO 39: A coexistência do currículo em movimento da educação especial e da Orientação Pedagógica da Educação Especial não configura sobreposição..
Resposta:
QUESTÃO 40: A compreensão do AEE como atividade paralela e substituta ao ensino regular, defendida por alguns docentes, vai ao encontro da proposta estipulada..
Resposta:
QUESTÃO 41: A interpretação de que a Orientação Pedagógica da Educação Especial não possui caráter vinculante, restringindo-se à função meramente consultiva..
Resposta:
QUESTÃO 42: A alegação de que softwares de leitura e comunicação alternativa podem produzir dependência tecnológica reflete as preocupações abordadas..
Resposta:
QUESTÃO 43: A leitura correta do caderno de orientação pedagógica 2025 implica reconhecer que a tecnologia assistiva não é opcional ou acessória..
Resposta:
QUESTÃO 44: A afirmação da gestão de que o AEE pode substituir parte do currículo comum do aluno com deficiência intelectual leve encontra respaldo nas políticas..
Resposta:
QUESTÃO 45: Ao afirmar que AEE pode substituir parte do currículo do aluno com deficiência intelectual leve, a equipe gestora demonstrou alinhamento com as práticas ..
Resposta:
QUESTÃO 46: O questionamento de alguns docentes a respeito do uso de Braille e leitores de tela como privilégios para a aluna com deficiência visual expressa uma visão..
Resposta:
QUESTÃO 47: A situação do aluno diagnosticado com dislexia, mas avaliado exclusivamente por provas padronizadas, pode ser tratada da mesma forma que..
Resposta:
QUESTÃO 48: A alegação de que o professor deverá esperar por orientações externas para adequar o currículo do aluno com deficiência intelectual leve ignora a função atribuída..
Resposta:
QUESTÃO 49: Ao afirmar que apenas laudos médicos devem fundamentar as estratégias pedagógicas para o aluno com TEA, a coordenação pedagógica estará em consonância..
Resposta:
QUESTÃO 50: A divergência entre os professores quanto ao papel do AEE evidencia equívoco, pois, segundo a Orientação Pedagógica da Educação Especial da SEEDF..
Resposta:
QUESTÃO 51: A decisão de restringir a participação de estudantes com deficiência física das atividades esportivas pode ser substituída por tarefas de registro em planilhas..
Resposta:
QUESTÃO 52: Os comentários depreciativos contra os estudantes com deficiência física configuram práticas capacitistas, que deverão ser enfrentadas com ações pedagógicas..
Resposta:
QUESTÃO 53: O professor deve observar, registrar e analisar sistematicamente os padrões comportamentais, cognitivos e sensoriais da estudante com TEA..
Resposta:
QUESTÃO 54: Aplicar atividades em grupo de forma uniforme para os três..
Resposta:
QUESTÃO 55: Planejar atividades de enriquecimento e desafios adicionais para o aluno com altas habilidades/superdotação é obrigatório para garantir acesso pleno..
Resposta:
QUESTÃO 56: A construção do currículo para o aluno de 34 anos de idade deve, necessariamente, valorizar saberes prévios, experiências de vida e contexto sociocultural..
Resposta:
QUESTÃO 57: A promoção da aprendizagem significativa da aluna de 42 anos de idade e do aluno de 28 anos de idade pode ser alcançada por meio de atividades individualizadas..
Resposta:
QUESTÃO 58: O planejamento de matemática e língua portuguesa, para o aluno de 28 anos de idade e para o aluno de 34 anos de idade, deve considerar contexto sociocultural..
Resposta:
QUESTÃO 59: A Resolução CNE/CEB nº 4/2009 assegura que os objetivos pedagógicos das turmas da EJA devem considerar, sempre que possível, as necessidades específicas..
Resposta:
QUESTÃO 60: É juridicamente aceitável que a matrícula de estudantes com deficiência ou TEA siga exclusivamente a ordem cronológica de inscrição, ainda que isso..
Resposta:
QUESTÃO 61: A organização das turmas da EJA, segundo os documentos norteadores da SEEDF, incluindo o Currículo em Movimento da Educação de Jovens e Adultos do DF..
Resposta:
QUESTÃO 62: A omissão de estratégias sistemáticas de ensino a respeito das noções básicas da Lei Maria da Penha no currículo da escola classe não configurará descumprimento..
Resposta:
QUESTÃO 63: A promoção de atividades lúdicas e pedagógicas, com debates sobre respeito à diversidade sexual, no Dia de Combate à LGBTFobia..
Resposta:
QUESTÃO 64: Conforme a Lei Distrital nº 7.395/2024, admite-se o diferimento da matrícula em CEI, mediante autorização prévia e específica da autoridade..
Resposta:
QUESTÃO 65: A escola classe deve implementar estratégias pedagógicas específicas para estudantes indígenas, incluindo ensino intercultural e bilíngue..
Resposta:
QUESTÃO 66: Sendo o CEI uma instituição de educação infantil da rede pública, aplica-se a ele a prioridade de matrícula para crianças indígenas…
Resposta:
QUESTÃO 67: A ausência de uma rotina estruturada de educação em direitos humanos na turma da estudante está em desacordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2012…
Resposta:
QUESTÃO 68: Os materiais didáticos deverão incluir, a partir do 2º ano do ensino fundamental, conteúdos relativos à história e à cultura afro-brasileira e africana..
Resposta:
QUESTÃO 69: A Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (PNEERQ) prevê que a implementação de ações estruturadas para a promoção da equidade étnico..
Resposta:
QUESTÃO 70: Diante do caso apresentado, a medida adequada e alinhada às políticas públicas será revisar o planejamento e os materiais didáticos para garantir…
Resposta:
QUESTÃO 71: O movimento renovado da educação física se inicia no período em que o Brasil foi palco de uma agenda de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas (2014).
Resposta:
QUESTÃO 72: No início do século XX, a educação física brasileira se constituiu como área de conhecimento científico fortemente influenciada pelas ciências humanas e sociais.
Resposta:
QUESTÃO 73: Os métodos ginásticos europeus são expressões do exercício físico que se alinhavam à compreensão dos determinantes sociais de saúde e que passaram a favorecer a orientação de políticas públicas. Resposta:
QUESTÃO 74: A gênese da educação física na escola brasileira possui um ideário educacional influenciado pelo pensamento médico-higienista.
Resposta:
QUESTÃO 75: No início do século XX, o adestramento físico era a forma dominante das práticas da educação física no Brasil e isso se justificava diante do contexto socio-histórico vivido à época.
Resposta:
QUESTÃO 76: A aula de educação física na escola está comprometida com a aprendizagem das práticas corporais articulada à ampliação do acervo cultural dos estudantes.
Resposta:
QUESTÃO 77: Prática pedagógica que compreende o direito à prática esportiva de natureza competitiva e que fomente, por meio dos jogos escolares, a detecção e a produção de atletas profissionais.
Resposta:
QUESTÃO 78: Prática pedagógica que compreende a necessidade dos estudantes identificarem criticamente modelos de saúde e padrões de estética midiática, o que permite a eles discutir posturas consumistas e preconceituosas.
Resposta:
QUESTÃO 79: A aula de educação física que permita o estudante compreender que as práticas corporais usufruídas de forma autônoma ampliam as redes de sociabilidade no contexto do lazer e da promoção da saúde.
Resposta:
QUESTÃO 80: Separar as turmas por gênero nas aulas de educação física expressa uma preocupação com a integridade física dos estudantes, uma vez que algumas práticas corporais podem ser danosas para a formação das meninas.
Resposta:
QUESTÃO 81: É preciso superar a lógica de que o esporte deve ser conteúdo da educação física e de permanente presença na escola, uma vez que ele possui internamente contradições inadequadas à formação da juventude.
Resposta:
QUESTÃO 82: A competição, o rendimento e a regulamentação são princípios inerentes ao esporte e, por isso, cabe à escola se adequar a estes princípios.
Resposta:
QUESTÃO 83: A atitude do professor relatada permitiu ao estudante-atleta que abriu mão do uniforme a oportunidade de refletir sobre a importância de se comprometer..
Resposta:
QUESTÃO 84: Sobretudo no contexto da escola pública, o esporte comparece como uma possibilidade de ascensão social e isso justifica a presença de sua perspectiva de alto rendimento.
Resposta:
QUESTÃO 85: No cenário escolar, uma possibilidade de trato pedagógico do esporte é o de transformar as regras de acordo com o interesse e a necessidade dos participantes de forma a otimizar a participação de todos, objetivando a cooperação e a solidariedade.
Resposta:
QUESTÃO 86: O sistema esquelético é vulnerável aos choques durante a infância.
Resposta:
QUESTÃO 87: Medir as capacidades de movimento de um indivíduo por meio do esforço contínuo para atingir e manter o nível de competência motora.
Resposta:
QUESTÃO 88: Andar, correr, saltar, escalar ou patinar, por exemplo, são exemplos de habilidades motoras de natureza.
Resposta:
QUESTÃO 89: Um drible, um passe ou um arremesso de um componente no basquetebol é um exemplo de habilidade motora elementar.
Resposta:
QUESTÃO 90: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica.
Resposta:
QUESTÃO 91: É facultada a prática da educação física ao aluno que comprovar ser atleta federado em instituição esportiva cuja modalidade seja olímpica.
Resposta:
QUESTÃO 92: Na BNCC, a educação física comparece como componente curricular presente na área de Linguagens.
Resposta:
QUESTÃO 93: O Programa de Educação Precoce se caracteriza pelo atendimento educacional especializado de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses que apresentam atraso no desenvolvimento e se encontram em situações de risco de prematuridade, com diagnóstico de deficiências ou com potencial de precocidade para altas habilidades/superdotação.
Resposta:
QUESTÃO 94: A concepção pedagógica do programa de educação precoce é de orientação interdisciplinar e por isso suas ações reúnem professores pedagogos, de música, de arte-educação, de educação física e de língua portuguesa.
Resposta:
QUESTÃO 95: O objetivo do programa de educação precoce é promover o desenvolvimento da criança atendida no que se refere aos seus aspectos físicos, cognitivos, psicoafetivos, sociais e culturais.
Resposta:
QUESTÃO 96: Os centros de ensino especial (CEE) são instituições educacionais que ofertam atendimentos educacionais especializados aos estudantes com deficiência, matriculados na rede pública do Distrito Federal.
Resposta:
QUESTÃO 97: Os centros de ensino especial (CEE) obedecem à organização do trabalho pedagógico da escola, ou seja, está estruturado conforme a série de cada estudante atendido e possui turmas baseadas na especificidade de cada componente curricular.
Resposta:
QUESTÃO 98: Na escola pública do Distrito Federal, a classe comum inclusiva se caracteriza como uma turma composta por estudantes com e sem deficiência e que dispõe de redução do número de estudantes comparada a uma classe comum.
Resposta:
QUESTÃO 99: No ensino fundamental, as práticas corporais de aventura têm como objetivo desafiar os medos inerentes a esse faixa etária.
Resposta:
QUESTÃO 100: Os esportes, os jogos e as lutas são temas de conhecimento que presentes no bloco de conteúdo do ensino fundamental, tanto nos anos iniciais como nos anos finais.
Resposta:
QUESTÃO 101: No ensino fundamental, ressalta-se que o jogo e a brincadeira se constituem não só como importante conteúdo a ser ensinado, mas também como instrumento de intervenção pedagógica para o ensino de outros conteúdos.
Resposta:
QUESTÃO 102: No ensino médio, o objetivo da educação física é aprimorar as valências físicas antes desenvolvidas no ensino fundamental, a fim de que o estudante tenha condições de ter uma vida ativa e saudável. Resposta:
QUESTÃO 103: São constituidores do processo avaliativo em educação física escolar os parâmetros que orientam a performance esportiva, principalmente os marcadores atrelados aos aspectos motores e fisiológicos.
Resposta:
QUESTÃO 104: Os parâmetros de avaliação em educação física levam em consideração as diferenciações fisiológicas entre meninos e meninas, aspecto importante no que diz respeito às particularidades biológicas de cada indivíduo.
Resposta:
QUESTÃO 105: A avaliação em educação física é orientada pelo processo de ensino-aprendizagem que busca identificar e mensurar qualitativamente as formas pelas quais os estudantes se desenvolvem em torno do acervo de conhecimentos da cultura corporal.
Resposta:
QUESTÃO 106: Espera-se que o estudante aprenda a construir, coletivamente, procedimentos e normas de convivência que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
Resposta:
QUESTÃO 107: Espera-se que o estudante apreenda e utilize-se dos efeitos do exercício físico para manter o seu índice de massa corporal em padrões saudáveis ao longo de toda a sua jornada escolar.
Resposta:
QUESTÃO 108: Espera-se que o estudante saiba diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
Resposta:
QUESTÃO 109: Espera-se que o estudante saiba realizar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
Resposta:
QUESTÃO 110: Espera-se que as aulas de educação física escolar conduzam o estudante a compreender a cultura corporal de movimento e seus usos para a organização da vida coletiva e individual. Resposta:
QUESTÃO 111: Espera-se que as aulas de educação física oportunizem ao estudante uma prática esportiva especializada, com vistas a permiti-lo desenvolver habilidades motoras com performance adequada ao esporte de rendimento.
Resposta:
QUESTÃO 112: Espera-se que as aulas de educação física permitam ao estudante experimentar e recriar brincadeiras e jogos presentes na cultura popular, respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
Resposta:
QUESTÃO 113: Espera-se que as aulas de educação física permitam ao estudante identificar as formas de produção de preconceitos, a fim de combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e seus praticantes.
Resposta:
QUESTÃO 114: A abordagem desenvolvimentista enfatiza os conhecimentos culturais, sobretudo os marcadores identitários presentes nas mais diversas práticas esportivas.
Resposta:
QUESTÃO 115: A abordagem crítico-emancipatória enfatiza as práticas pedagógicas da infância, cuja presença da psicomotricidade tornou-se a principal orientação didático-metodológica das aulas de educação física.
Resposta:
QUESTÃO 116: Para a abordagem crítico-superadora, o conteúdo da educação física escolar é a cultura corporal, que deve ser tratada pedagogicamente a fim de que os estudantes se apropriem criticamente do conhecimento produzido historicamente pela humanidade.
Resposta:
QUESTÃO 117: A prática esportiva orientada pelo alto rendimento e o paradigma da aptidão física são os aspectos que orientam pedagogicamente a abordagem da saúde renovada.
Resposta:
QUESTÃO 118: O esporte, por ser um direito social previsto na Constituição Federal, justifica a obrigatoriedade da educação física como componente curricular na educação básica.
Resposta:
QUESTÃO 119: A constituição da educação física como prática pedagógica e campo de conhecimento possui o lazer como um dos principais vetores, por meio do processo de institucionalização do lazer.
Resposta:
QUESTÃO 120: A relação da educação física com a área da saúde coletiva é orientada pelo reconhecimento de que a prática esportiva é produtora de indivíduos saudáveis.
Resposta:
Cursos para o concurso SEDF
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos