A partir desta segunda-feira (5), o governo de São Paulo anunciou a suspensão do acesso a diversos aplicativos e plataformas de streaming nas escolas estaduais, abrangendo tanto o ambiente pedagógico quanto o administrativo, incluindo alunos e funcionários.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
A medida visa otimizar a infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes, conforme informou a Secretaria da Educação. O bloqueio já estava em vigor para os estudantes desde fevereiro de 2023, visando restringir o acesso a aplicativos e plataformas sem fins educativos durante as aulas.
O uso de celulares em ambientes escolares é um tema amplamente debatido, com diferentes perspectivas sobre seu impacto na aprendizagem e socialização dos estudantes.
Secretaria de Educação de SP destacou que a medida não está relacionada ao incidente de 2023
Na lista de aplicativos e plataformas suspensos, estão incluídos o TikTok, Kwai, Facebook, Instagram, GloboPlay, Roblox, Netflix, Prime Video, Twitter, Twitch, HBO Max, Disney+ e Steam. A restrição abrange tanto a rede Wi-Fi quanto a rede cabeada das escolas.
A Secretaria de Educação destacou que a medida não está relacionada ao incidente de agosto de 2023, quando um aplicativo da Secretaria foi instalado sem consentimento nos dispositivos de pais, alunos e professores, resultando na perda de acesso a outras plataformas. Na ocasião, a comunidade escolar relatou dificuldades no acesso ao e-mail institucional e ao “Classroom”, onde ficam as tarefas das aulas.
O governo de São Paulo ressaltou que a decisão atual tem como foco a otimização do ambiente educacional, não guardando relação com o erro ocorrido no ano anterior. O debate sobre o uso de dispositivos móveis em sala de aula continua a ser tema de reflexão e discussão entre educadores e especialistas em educação.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil