Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pela Ipec traz dados sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostrando uma oscilação para baixo na percepção positiva. Conforme o levantamento, a parcela dos eleitores que consideram a gestão do atual presidente como “boa” ou “ótima” passou de 39% para 37% em relação ao mês de abril, dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Por outro lado, as avaliações classificadas como “ruim” ou “péssima” aumentaram de 26% para 28%, enquanto os que consideram o mandato atual como “regular” também tiveram um aumento, saindo de 30% para 32%. Ambos os dados estão dentro da margem de erro considerada pela pesquisa.
A pesquisa Ipec também mostrou que 53% dos entrevistados aprovam a maneira como Lula está governando, enquanto 40% disseram desaprovar. Em março, esse percentual de aprovação era de 57%. O levantamento foi realizado presencialmente com 2 mil pessoas entre os dias 1° e 5 de junho, e possui um intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram feiras de forma presencial com 2 mil pessoas entre os dias 1° e 5 de junho.
+++ Mais da metade dos brasileiros confiam no presidente Lula, aponta pesquisa
Pesquisa também revela a adesão de eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro à gestão de Lula
Outro aspecto revelado pela pesquisa é a variação na aprovação do governo de Lula conforme a faixa salarial dos entrevistados. O eleitorado que vive com até um salário mínimo mensalmente é o que mais aprova o governo, com 43%, porém, houve uma variação negativa em relação a abril, quando esse percentual era de 53%.
Já na parcela mais rica da amostra, com ganhos acima de cinco salários mínimos, o percentual que avalia a gestão como boa e ótima passou de 30% para 36%.
A pesquisa Ipec também revela a adesão de eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro à gestão de Lula. Dos entrevistados que apoiam Bolsonaro, 8% consideram o governo de Lula como ótimo ou bom, enquanto 33% o classificam como regular, resultando em 41% dos apoiadores de Bolsonaro que não veem a gestão do petista como negativa. No entanto, a maioria dessa parcela, representada por 56%, avalia o terceiro mandato de Lula como ruim ou péssimo.
Entre aqueles que votaram em Lula, 68% avaliam seu governo como ótimo ou bom, 27% consideram como regular e apenas 3% o classificam como ruim ou péssimo. Além disso, 19% dos eleitores de Bolsonaro aprovam a maneira de governar de Lula, e 16% afirmam confiar no atual presidente.
Por fim, a pesquisa Ipec também aponta o apoio ao governo de Lula entre os eleitores que votaram em branco ou anularam o voto no segundo turno das eleições. Nesse segmento, os que avaliam a gestão como ruim ou péssima representam 33%, enquanto a maior parte dessa população considera o governo como regular (43%) e 17% avaliam como ótimo. No entanto, a maneira de governar do petista é desaprovada pela maioria (47%), e a confiança no atual presidente é baixa (64%).
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil