O Ministério da Saúde anunciou, durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o aumento do valor repassado ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O investimento passará dos atuais R$ 7,2 milhões para R$ 10 milhões, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou que o valor não era atualizado desde 2017.
Além disso, o Ministério da Saúde pactuou com os representantes do Conass e Conasems a habilitação de mais 350 municípios no programa Qualifar-SUS, que visa fortalecer a assistência farmacêutica no país. Esse programa estava parado desde 2019, e a retomada possibilitará um melhor acesso a medicamentos e serviços farmacêuticos de qualidade em todo o território nacional.
+++ Saiba como participar do programa de renegociação do governo sem precisar sair de casa
Ministério da Saúde também apresentou reformulação do Programa de Transplantes
Outra medida importante foi a proposta pactuada com estados e municípios para a flexibilização dos processos de habilitação de alta complexidade em oncologia, bem como os critérios de incentivo para o Programa de Transplantes.
Com relação à oncologia, o Ministério da Saúde visa garantir a habilitação de serviços em macrorregiões que ainda não atendem aos parâmetros da portaria atual. Com essa ação, espera-se que os pacientes tenham acesso aos tratamentos oncológicos mais próximo de suas residências, reduzindo as filas de espera e melhorando o atendimento de saúde.
Quanto ao Programa de Transplantes, a pasta apresentou uma reformulação visando estimular o aumento da capacidade instalada nos municípios. Nessa nova proposta, os municípios serão avaliados por critérios específicos e, conforme os resultados obtidos, poderão receber um incremento financeiro de até 80% nos recursos pagos pelo programa.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil