Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Saiba como sacar o dinheiro

A restituição do Imposto de Renda de 2023 já foi realizada pela Receita Federal em cinco lotes, sendo que o último foi disponibilizado aos contribuintes em 29 de setembro. O depósito foi feito na conta bancária informada no ato da declaração, mas quem não recebeu ainda tem como ter acesso ao dinheiro.

Para saber se você foi beneficiado com a devolução do imposto pago a maior em 2022 (ano-base para as declarações deste ano), é preciso acessar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” ou a página da Receita na internet: www.gov.br/receitafederal. Na sequência, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, logo depois, em “Consultar a Restituição”.

A grana pode ser resgatada por quem não caiu na malha fina ou caiu, mas regularizou a pendência com o Fisco, seja retificando as informações repassadas ou comprovando com documentos o que alegou e foi refutado pelo governo federal. Segundo a Receita, mais de 1,3 milhão de declarações foram retidas em malha fina.

Esse montante corresponde a 3,1% do total de declarações recebidas em 2023, percentual maior do que o registrado no ano passado, quando 2,7% dos contribuintes que declararam caíram na malha fina.

+Sabe o que é estresse térmico? Confira como preservar a saúde em dias de calor

Malha fina: principais motivos

Confira abaixo quais foram os principais motivos que levaram à malha fina neste ano, de acordo com a RF:

  • as deduções com despesas médicas representaram 58,1% das retenções;
  • omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados foi o segundo motivo (27,6%);
  • divergências dos valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado e o que foi declarado por pessoas físicas (10%); e
  • deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos (4,3%).

+Polícia Federal identifica suspeitos de vazar prova do Enem 2023

Não recebi a restituição do IR e agora?

Quem caiu na malha fina e, por isso, não recebeu a restituição do imposto de renda pode entrar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) > “Onde encontro”> “Malha Fiscal – Atendimento” para resolver a situação com o Fisco.

Quem não caiu na malha fina, mas deixou de receber porque a conta bancária indicada na hora da declaração foi desativada ou estava errada, por exemplo, pode resgatar o valor da restituição diretamente com o Banco do Brasil. Nesse caso, é preciso reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.

Alternativamente, também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O crédito ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *