Em resposta à onda de calor que atinge São Paulo, as tendas de abrigo de emergência instaladas em pontos estratégicos da cidade registraram um aumento significativo no número de atendimentos.
No segundo dia da Operação Altas Temperaturas (OAT), 797 pessoas em situação de vulnerabilidade procuraram abrigo e assistência, marcando uma escalada em relação ao dia anterior, quando 340 pessoas haviam buscado ajuda.
Com os termômetros atingindo até 33,9°C, a operação foi acionada sempre que as temperaturas alcançam 32º C ou uma sensação térmica equivalente. Semelhante à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a OAT é uma iniciativa conjunta da prefeitura de São Paulo, governo estadual e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
+++ Onda de calor: capitais do Brasil batem recordes de temperatura em 2023
Tendas de abrigo de emergência foram montadas em locais estratégicos de São Paulo
Ao longo do segundo dia da operação, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social prestaram um total de 10.805 atendimentos, distribuindo 23.427 itens essenciais, incluindo 9.883 garrafas de água, 2.611 porções de frutas e 8.266 bonés. No primeiro dia, durante o mesmo período, foram realizados 3.976 atendimentos e distribuídos 6.475 itens, sendo 3.738 garrafas de água, 2.527 porções de frutas e 210 bonés.
As tendas de abrigo de emergência foram montadas em locais estratégicos da cidade, oferecendo um refúgio do sol escaldante, além de água, comida e espaço para animais de estimação. Uma ambulância especializada também está de prontidão para casos de exposição prolongada ao calor, visando prevenir insolação, desidratação e outros problemas relacionados às altas temperaturas.
Com o aumento das temperaturas e o predomínio de uma massa de ar quente e seco sobre a região, os meteorologistas preveem a possibilidade de novos recordes de temperatura máxima na cidade de São Paulo até o domingo (24).
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil