Os metroviários deverão decidir nesta segunda-feira, 12 de junho, se devem ou não paralisar as atividades a partir desta terça, dia 13. A principal reivindicação da categoria é a realização do novo concurso Metrô SP (Companhia do Metropolitano de São Paulo). A possibilidade de nova greve vem sendo discutida desde o último dia 2.
Na ocasião, os sindicalistas que representam os servidores do Metrô já haviam anunciado a paralisação a partir desta terça, dia 13, caso as negociações com o governo não avançassem. Desta forma, uma reunião para decidir sobre a greve deve ocorrer a partir das 18h30 desta segunda-feira.
Segundo o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias SP, no início do mês 70% dos servidores optaram por paralisar os trabalhos. O presidente do sindicato, Camilo Lisboa, reforçou qua o Metrô conta com necessidade de mais de 1.200 servidores.
Além de contratação de pessoal, a categoria também cobra melhorias salariais, pagamento da cesta de Natal, remuneração de participação dos resultados e a reintegração das 120 pessoas demitidas em 2020.
Também é cogitada a manutenção das atividades, desde que o governo aceite a liberação das catracas.
Poderão parar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do monotrilho. Já as linhas 4-Amarela e 5-Lilás são mantidas pela iniciativa privada.
Um novo concurso chegou a ser anunciado em 2022, pelo então presidente Silvani Pereira. Porém, ao deixar o comando da Companhia em janeiro, um novo parecer ainda é aguardado por parte da nova administração.
Concurso Metrô: veja carência de pessoal
De acordo com levantamento funcional divulgado no último dia 29 de abril, o Metrô conta atualmente com uma necessidade de nada menos do que 2.778 servidores. Vale lembrar que o levantamento tem como base dados concedido pelos órgãos tendo como base até o dia 31 de dezembro de 2022. Desta forma, novas necessidades podem ter surgido desde então, em decorrência de afastamentos, falecimentos e exonerações.
Os cargos com maior necessidade de servidores são os seguintes:
- operador de transporte metroviário – 991 vagas
- oficial de manutenção industrial – 292 vagas
- agente de segurança metroviário – 196 vagas
- analista de desenvolvimento e gestão – 274 vagas
- agente de serviços de operação – 585 vagas
- operador de circulação – 437 vagas
- técnico de manutenção, projetos e obras – 315 vagas
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursosconcursos 2023concursos sp (são paulo)provas anteriores