Prefeitura de SP abre 2 mil vagas de emprego para mães de alunos

A Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de inscrições para o Programa Operação Trabalho (POT) Mães Guardiãs, modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar, destinado a mães de alunos da rede municipal de ensino. O programa busca oferecer vagas de emprego, capacitação profissional e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Nesta etapa, o POT Mães Guardiãs abriu um total de 2 mil vagas e as selecionadas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.386. A carga horária é de 30 horas semanais, com trabalho de segunda a sexta-feira, perfazendo seis horas por dia.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, o programa tem sido uma iniciativa de sucesso da Prefeitura, pois combina a geração de renda com a capacitação profissional e o fortalecimento dos laços entre as mães e seus filhos, bem como com a comunidade escolar.

As mães selecionadas irão atuar na modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar, que tem como objetivo dar suporte às atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, contribuindo para a conscientização dos alunos sobre questões ambientais, sustentabilidade e hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, elas também serão responsáveis pela disseminação de uma cultura de paz e não violência, bem como pelo acolhimento dos estudantes, estreitando os laços entre as unidades escolares e as comunidades. A iniciativa, que começou em 2021 durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, visa garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos.

+Calendário do Bolsa Família de agosto é ATUALIZADO. Veja datas

Saiba como concorrer a uma das vagas de emprego

As inscrições estão disponíveis até a próxima terça-feira (1º), às 17h, e as interessadas devem preencher o formulário online no site www.bit.ly/potmaesguardiashortas. Além da bolsa auxílio, as beneficiárias receberão capacitação online pelo Portal do Cate e formação em temas relacionados à área pela Secretaria Municipal de Educação.

As inscrições para o POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar podem ser feitas por:

  • mulheres;
  • com idade entre 18 e 59 anos;
  • moradoras da capital paulista;
  • desempregadas há mais de quatro meses;
  • que não estejam recebendo o seguro-desemprego no momento;
  • tenham uma renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa da família;
  • tenham filho matriculado na rede municipal de ensino ou pertença à comunidade escolar;
  • tenham ensino fundamental incompleto; e
  • apresentem a comprovação de vacinação contra a Covid-19.

As mulheres selecionadas para o programa terão uma atuação de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais um período. Elas irão atuar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na capital, garantindo que estejam a uma distância de até dois quilômetros entre suas residências e o local de trabalho.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *