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Novidades sobre o CNU Professores foram divulgadas. O Inep publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 17 de junho, o edital que traz as regras para a Prova Nacional Docente (PND) de 2025. As inscrições estarão abertas entre os dias 14 e 25 de julho de 2025 no sistema PND. A taxa de inscrição é de R$ 85.
Os candidatos serão avaliados por meio da matriz de referência dos cursos do Enade das Licenciaturas. A prova teórica será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro de 2025.
Podem participar do CNU dos Professores tanto os concluintes de cursos de formação docente que tenham se inscrito no Enade das Licenciaturas, quanto qualquer cidadão interessado em concursos ou processos seletivos para contratação de professores em estados e municípios.
Atenção! A PND não é um concurso público, mas uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa facilitar o acesso de professores aos cargos de magistério na educação básica pública, por meio de seleções conduzidas pela União, estados, municípios e Distrito Federal.
A participação no chamado “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores” não substitui a necessidade de inscrição posterior nos concursos ou processos seletivos de interesse dos candidatos, que continuarão sendo organizados pelos respectivos entes federativos.
Navegue pelo índice abaixo e confira os detalhes sobre a Prova Nacional Docente (PND):
CNU Professores: análise do edital
Os professores Carlinhos Costa e William Dornela analisam todos os detalhes do edital publicado do CNU dos Professores. Confira na live abaixo:
CNU Professores: inscrições
Ficou interessado no CNU dos Professores? As inscrições à PND poderão ser feitas entre os dias 14 e 25 de julho por meio do site https://pnd.inep.gov.br/pnd.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser pagar até 31 de julho de 2025.
Atenção! Não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição realizado em duplicidade ou diferente do valor previsto em edital, que é de R$ 85,00.
Isenção
A solicitação da isenção deve ser feita entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025.
Segundo o edital CNU Professores, está isento ao pagamento da taxa de inscrição os candidatos que se enquadrarem nas seguintes situações:
- Ser estudante habilitado e inscrito como concluinte em curso de licenciatura no Enade 2025 pelo coordenador de curso;
- Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estrar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
CNU Professores: etapas de prova
O CNU dos Professores será constituído dos seguintes instrumentos de avaliação:
- Prova teórica
- Prova discursiva
- Questionário para o participante habilitado para a realização do Enade das Licenciaturas 2025
- Questionário Contextual
- Questionário de Percepção de Prova
Prova teórica
A prova teórica da PND será elaborada com base nas matrizes de referência e nos instrumentos da avaliação teórica dos cursos do Enade das Licenciaturas e terá aplicação no dia 26 de outubro de 2025.
A prova terá duração total de 5h30 e será composta por:
- Parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, com 30 questões de múltipla escolha.
- Parte de Conhecimentos Específicos, próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas, com 50 questões de múltipla escolha.
Confira os principais horários para o dia da prova:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término da prova: 19h
Cronograma
Confira na imagem abaixo as principais datas do CNU Professores disponibilizada pela Agência Brasil

Conteúdo Programático do CNU Professores
O INEP publicou diversas portarias contendo os objetos de conhecimento para cada área. Confira abaixo o detalhamento:
Formação Geral Docente
Serão cobrados para a formação geral docente da PND os seguintes temas:
- Filosofia da educação;
- História da educação;
- Sociologia da educação;
- Psicologia da educação;
- Teorias pedagógicas;
- Didática e metodologias de ensino;
- Teorias e práticas de currículo;
- Políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira;
- Metodologia de pesquisa em educação e ensino;
- Tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas;
- Letramento científico;
- Educação especial e inclusiva;
- Libras, cultura e identidade surda;
- Identidade e especificidades do trabalho docente;
- Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem;
- Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos;
- Planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar;
- Implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político-pedagógicos;
- Práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais;
- Histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas;
- Educação, inclusão e direitos humanos;
- Educação socioambiental;
- Educação para as relações de gênero e sexualidade; e
- Educação para as relações étnico-raciais.
Artes visuais
Para a área de Artes Visuais, o CNU Professores considerará os seguintes temas na avaliação específica:
- Artes visuais e produções artísticas contemporâneas;
- Arte indígena contemporânea e saberes dos povos indígenas;
- Saberes e arte de matrizes afro-brasileiras e quilombolas;
- Manifestações culturais e artísticas de diferentes etnias, classes, gêneros, sexualidades, religiões, escolaridades e/ou faixas etárias.
- Artes visuais e política (artivismo);
- Patrimônio e políticas públicas (preservação, conservação e difusão);
- Histórias das artes e culturas visuais (narrativas hegemônicas e contra-hegemônicas);
- Relação entre artes visuais e questões socioambientais;
- Arte como trabalho e como produção cultural (sistema das artes e ação cultural);
- Processos de criação do artista/professor/pesquisador;
- Fundamentos da linguagem visual e suas abordagens;
- Materiais, técnicas e procedimentos da prática artística no ensino de artes visuais;
- Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos do ensino de artes visuais;
- Processos avaliativos no ensino de artes visuais;
- Interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de artes visuais;
- Processos de análise de imagem, percepção e experiência estética;
- Artes visuais, curadoria e mediação em espaços formais e não formais;
- Tecnologias da informação e comunicação no ensino de artes visuais;
- Legislação e políticas públicas para o ensino de artes visuais;
- Relações entre arte, ciência e tecnologias na formação do professor/pesquisador de artes visuais; e
- Artes visuais e educação especial e inclusiva.
Biologia
Em Biologia o CNU dos Professores terá como objeto de avaliação dos alunos na parte de conhecimentos específicos as seguintes áreas do conhecimento:
- Aprendizagem de Ciências e Biologia;
- Ensino de Ciências e Biologia;
- História, filosofia e sociologia no ensino de Ciências e Biologia;
- Bioquímica e biofísica;
- Microbiologia, imunologia e parasitologia;
- Biologia celular e do desenvolvimento;
- Genética e biotecnologia;
- Evolução;
- Zoologia;
- Botânica;
- Ecologia e biodiversidade;
- Diversidade étnico-racial, de gênero e inclusão no ensino de Ciências e Biologia;
- Educação ambiental;
- Ser humano e saúde;
- Bioestatística;
- Biogeografia e paleontologia;
- Bioética;
- Legislação e políticas públicas educacionais no ensino de Ciências e Biologia;
- Planejamento e métodos em pesquisa educacional no ensino de Ciências e Biologia;
- Etnobiologia no ensino de Ciências e Biologia; e
- Currículo no ensino de Ciências e de Biologia.
Ciências Sociais
Para a parte específica de Ciências Sociais a Prova Nacional Docente (PND) compreenderá os seguintes conteúdos:
- Teorias clássicas da antropologia;
- Teorias clássicas da ciência política;
- Teorias clássicas da sociologia;
- Teorias contemporâneas da antropologia;
- Teorias contemporâneas da ciência política;
- Teorias contemporâneas da sociologia;
- Temáticas contemporâneas das ciências sociais;
- Ciências Sociais do Brasil;
- Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais;
- Didática e metodologias do ensino de ciências sociais;
- Ensino das ciências sociais na educação básica no Brasil;
- Educação nas ciências sociais e
- Epistemologias decoloniais
Computação
Para as pessoas com formação na área de computação o CNU Professores avaliará os candidatos na parte de conhecimentos específicos com os seguintes temas:
- Algoritmos e estruturas de dados;
- Engenharia de software;
- Interação homem-computador;
- Ética, computador e sociedade;
- Organização e arquitetura de computadores;
- Sistemas operacionais;
- Lógica e matemática discreta;
- Fundamentos e técnicas de programação;
- Paradigmas de linguagens de programação;
- Redes de computadores;
- Inteligência artificial;
- Bancos de dados;
- Tecnologias de ensino a distância;
- Teoria, metodologia e prática do ensino de computação;
- Tecnologias da informação e comunicação para educação;
- Informática na educação;
- Robótica educacional;
- Pensamento computacional; e
- Produção de materiais didáticos digitais.
Educação Física
Para os Educadores Físicos a PND incluiu como conteúdo programático da parte de conhecimentos específicos os seguintes temas:
- Dimensões históricas e filosóficas da Educação Física;
- Dimensões sociológicas e antropológicas da Educação Física;
- Dimensões morfofuncionais do movimento humano;
- Desenvolvimento humano e aprendizagem motora;
- Regulamentações e normatizações na Educação Física escolar;
- Educação Física escolar na área de linguagens;
- Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Educação Física nas etapas e modalidades da educação básica;
- Manifestações da Educação Física: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, práticas corporais de aventura;
- Concepções teórico-metodológicas da Educação Física escolar;
- Fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física escolar;
- Prática educativa e dimensões do conhecimento na Educação Física escolar;
- Avaliação na Educação Física escolar;
- Educação Física escolar inclusiva;
- Educação Física, qualidade de vida e saúde;
- Pesquisa em Educação Física;
- Educação Física escolar na contemporaneidade; e
- Tecnologias e inovação em Educação Física escolar.
Filosofia
Para a Filosofia o edital do CNU Professores traz como temas que poderão ser cobrados na parte específica da prova teórica:
- Cosmogonias e cosmologias;
- Epistemologias;
- Estética e filosofia da arte;
- Ética;
- Filosofia da educação;
- Filosofia da linguagem;
- Filosofia da mente;
- Filosofia das ciências;
- Filosofia das religiões;
- Filosofia decolonial;
- Filosofia do ensino de filosofia;
- Filosofia e questões de gênero;
- Filosofia e racionalidades;
- Filosofia política;
- História da filosofia;
- Lógica;
- Metafísicas e ontologias;
- Metodologia e didática do ensino de filosofia;
- Mitologias e razão mítica; e
- Pensamento filosófico no Brasil.
Física
Para Física a parte de conhecimentos específicos da PND será composta pelos seguintes temas:
- Física clássica: mecânica, fluidos, termodinâmica, eletromagnetismo, ondulatória e ótica;
- Física moderna e contemporânea;
- Práticas experimentais e o ensino de física;
- Dimensões histórica, sociológica e epistemológica e o ensino de física;
- Políticas educacionais e o ensino de física;
- Organização didático-curricular para o ensino de física;
- Teorias de aprendizagem e o ensino de física;
- Abordagens metodológicas para o ensino de física; e
- Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de física.
Geografia
Confira abaixo os temas de conhecimentos específicos que serão cobrados na PND:
- Fundamentos epistemológicos do pensamento geográfico;
- Pressupostos teóricos que fundamentam as categorias geográficas de espaço, de região, de paisagem, de território e de lugar;
- Uso dos recursos naturais e questões socioambientais;
- Aspectos físico-geográficos e dinâmicas da paisagem;
- Dinâmica populacional, elementos demográficos e urbanização no Brasil e no mundo;
- Saúde, população e ambiente;
- Sujeitos, processos e dinâmicas dos espaços agrários e rurais;
- Processos de regionalização no Brasil e no mundo;
- Interações espaciais, fluxos e formação de redes geográficas;
- Reestruturação produtiva, sistema financeiro e produção (ou transformação) do espaço;
- Diversidade étnico-racial, de gênero e cultural em geografia;
- Geografia histórica e formação territorial do Brasil;
- Movimentos sociais e dinâmicas espaciais;
- Geopolítica, geografia política, conflitos e redefinições territoriais;
- Cartografia escolar;
- Geotecnologias na educação geográfica;
- Pressupostos teóricos e metodológicos no ensino e na aprendizagem de geografia;
- As diferentes linguagens na educação geográfica;
- Saberes, raciocínio geográfico e pensamento espacial nos diferentes contextos socioculturais;
- Comunidades tradicionais e suas territorialidades;
- Geografia inclusiva e direitos humanos; e
- Cartografia tátil.
História
Para os professores de história a parte específica da prova do CNU Professores abrangerá os seguintes temas:
- Teoria e metodologia de história;
- Teoria e metodologia do ensino de história;
- História antiga;
- História medieval;
- História moderna;
- História contemporânea;
- História do Brasil;
- História da América;
- História da África;
- História da Ásia;
- História e cultura afro-brasileira;
- História e cultura indígena;
- História das relações de gênero; e
- Ensino de história e direitos humanos.
Letras Português
Para Letras Português a parte específica da PND compreenderá os seguintes assuntos:
- Concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino;
- Níveis de análise da língua;
- Formação histórica da língua portuguesa;
- Discurso, interdiscurso e produção de sentidos;
- Gêneros discursivos;
- Texto, tipologias e fatores de textualidade;
- Língua oral (produção, circulação e compreensão);
- Língua escrita (produção, circulação e compreensão);
- Variação, mudança e preconceito linguístico;
- Processos de letramento e de multiletramento;
- Concepções de literatura e de cultura;
- Especificidades da linguagem literária;
- Teorias críticas da literatura;
- Gêneros literários (tradição e inovação);
- Movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais;
- Letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos);
- Literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
- Oralidade, performance e fruição no ensino de literatura;
- Inter-relações da língua e da literatura com outras semioses; e
- Processos argumentativos e formação do leitor crítico.
Letras Português-Espanhol
Em Letras Português-Espanhol o CNU dos Professores terá como objeto de avaliação dos alunos na parte de conhecimentos específicos as seguintes áreas do conhecimento:
- Estudos linguísticos diacrônicos e sincrônicos;
- Aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos;
- Aspectos lexicais, estilísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos;
- Aspectos socioculturais e interculturais em linguagens;
- Teorias linguísticas;
- Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem oral e escrita em língua materna e estrangeira;
- Gêneros discursivos e tipologias textuais;
- Textualidade e intertextualidade em estudos linguísticos e literários;
- Concepções de literatura e cultura;
- Estudos literários e culturais em línguas portuguesa e espanhola
- Especificidades da linguagem literária;
- Inter-relações da língua e da literatura com outros sistemas culturais e semióticos;
- Multimodalidade e multiletramentos no ensino das línguas portuguesa e espanhola;
- Novas tecnologias integradas ao ensino de línguas e de literaturas;
- Teorias, abordagens e métodos de ensino de línguas e de literaturas;
- Didática do ensino de línguas e de literaturas;
- Estudos decoloniais no ensino de línguas e literaturas;
- Políticas linguísticas;
- Contrastes linguísticos entre as línguas portuguesa e espanhola; e
- Material didático: elaboração, análise e avaliação.
Letras Português-Inglês
Para Letras Português-Inglês a parte de conhecimentos específicos da PND será composta pelos seguintes temas:
- Concepções de língua/linguagem, texto e discurso;
- Correntes linguísticas;
- Processos de letramentos;
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos;
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de descrição e análise linguística;
- Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico;
- Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos;
- Gêneros discursivos e textuais;
- Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem;
- Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura;
- Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
- Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
- Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura;
- Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura;
- Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento;
- Especificidades da linguagem literária;
- Gêneros literários: tradição e inovação;
- Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
- Movimentos literários e suas articulações interculturais; e
- Métodos de investigação e pesquisa na área de língua inglesa e suas literaturas em diversos contextos.
Letras Inglês
Serão cobradas para a Letras Inglês na parte específica da PND os seguintes temas:
- Concepções de língua/linguagem, texto e discurso;
- Correntes linguísticas;
- Processos de letramentos;
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos;
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de descrição e análise linguística;
- Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico;
- Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos;
- Gêneros discursivos e textuais;
- Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem;
- Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura;
- Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
- Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura;
- Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura;
- Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura;
- Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento;
- Especificidades da linguagem literária;
- Gêneros literários: tradição e inovação;
- Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
- Movimentos literários e suas articulações interculturais; e
- Métodos de investigação e pesquisa na área de língua e literatura em diversos contextos.
Matemática
Para os professores de matemática a parte específica da prova teórica compreenderá os seguintes assuntos:
- Conteúdos matemáticos da educação básica;
- Fundamentos de geometria;
- Geometria analítica;
- Fundamentos de análise;
- Álgebra linear;
- Fundamentos de álgebra e aritmética;
- Teoria dos números;
- Probabilidade e estatística;
- Observação, análise e planejamento dos conteúdos e métodos de ensino em matemática na educação básica;
- Processos de avaliação em matemática na educação básica;
- Recursos didáticos de matemática para a educação básica;
- Contextos históricos e culturais no/do ensino da matemática;
- Tendências em educação matemática; e
- Educação matemática inclusiva.
Música
Para os Músicos a PND incluiu como conteúdo programático da parte de conhecimentos específicos os seguintes temas:
- Impacto social do fazer musical sem discriminação;
- Relações de poder, de gênero e de sexualidade nos âmbitos da produção, da distribuição e do consumo de música;
- Educação musical inclusiva;
- Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social no contexto do ensino e da aprendizagem de música;
- Histórias e culturas de matrizes de povos indígenas para o ensino de música;
- Histórias e culturas de matrizes africanas, afro-brasileiras e afro-diaspóricas
- Educação musical e interculturalidade para o acolhimento de movimentos migratórios
- Educação socioambiental e ensino de música;
- Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem musical;
- Estágio docente em música (planejamento, prática e avaliação);
- Práticas avaliativas em educação musical;
- Pesquisa em processos de ensino e de aprendizagem em música;
- Práticas musicais (estilos, gêneros e repertórios em diferentes contextos sociais, históricos e culturais);
- Tecnologias para educação musical;
- Criação musical no contexto de ensino e aprendizagem;
- Códigos e sistemas teórico-musicais (tradição oral e escrita);
- Elementos perceptivos, teóricos, analíticos, estéticos e estruturais da música; e
- Harmonia, arranjo, composição e improvisação para o repertório didático-musical.
Química
Em Química o CNU dos Professores terá como objeto de avaliação dos alunos na parte de conhecimentos específicos as seguintes áreas do conhecimento:
- Estudo de substâncias e suas transformações;
- Elementos químicos, periodicidade e estrutura atômica;
- Estrutura molecular e de sólidos iônicos e metálicos;
- Gases e termodinâmica;
- Equilíbrio químico;
- Cinética química;
- Eletroquímica;
- Compostos inorgânicos (estrutura, propriedades e reações);
- Compostos orgânicos (estrutura, propriedades, reações e mecanismos);
- Bioquímica (estruturas de biomoléculas, catálise enzimática, biossíntese e metabolismo);
- Educação ambiental;
- Experimentação no ensino de química;
- História da química, filosofia e epistemologia da ciência e sua relação com o ensino de química;
- Projetos e propostas curriculares, políticas públicas e suas implicações para o ensino de química;
- O lúdico no ensino de química;
- Enfoque Ciência, Tecnologia e Socidade (CTS) no ensino de química;
- Tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas educativas;
- Ensino de química na diversidade e interculturalidade;
- Educação especial, educação inclusiva, cultura surda e libras; e
- Educação em espaços não escolares e divulgação científica.
Pedagogia
Para as pessoas com formação na área de Pedagogia o CNU Professores avaliará os candidatos na parte de conhecimentos específicos com os seguintes temas:
- Antropologia da educação;
- Trabalho e educação;
- Fundamentos metodológicos específicos do ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física;
- Corpo, movimento e ludicidade;
- Alfabetização e letramento;
- Letramento literário;
- Políticas de educação infantil;
- Criança e infância (conceitos e características);
- Ensino, currículo e práticas interdisciplinares;
- Atuação de pedagogos em espaços não escolares;
- Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança na educação infantil e nos anos iniciais;
- Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes, de jovens, de adultos e de idosos;
- Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, de jovens, de adultos e de idosos;
- Práticas de atendimento educacional especializado;
- Educação do/no campo e movimentos sociais;
- Pedagogia como ciência da prática educativa;
- Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades no processo de escolarização;
- Práticas de ensino na educação infantil;
- Políticas e práticas de avaliação; e
- Organização, planejamento e gestão da educação.
Prova discursiva
A prova discursiva será composta de uma questão discursiva que avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa. A prova discursiva compreenderá os temas inseridos na Formação Geral Docente.
A questão discursiva deverá ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, dentro do limite máximo de 30 linhas.
CNU Professores: cronograma
Confira abaixo as principais datas do edital PND:
Atividade | Data |
Solicitação isenção da taxa | de 30/06 a 04/07/25 |
Resultado dos pedidos de isenção | 07/07/25 |
Inscrições | de 14/07 a 25/07/25 |
Último dia para pagamento da taxa de inscrição | 31/07/25 |
Solicitação de atendimento especializado | de 14/07 a 25/07/25 |
Provas | 26/10/25 |
Gabarito preliminar | 28/10/25 |
Período de recursos ao gabarito preliminar | 28/10 a 29/10/25 |
Resultado dos recursos ao gabarito | 10/11/25 |
Divulgação do gabarito da discursiva | 11/11/25 |
Recurso da discursiva | 25/11 a 26/11/25 |
Resultado final PND | 10/12/25 |
Como funciona a Prova Nacional Docente?
A Prova Nacional Docente (PND), mais conhecida como CNU Professores, é uma iniciativa do MEC que integra o programa Mais Professores para o Brasil, que visa a contratação de professores para as redes federal, estadual e municipal de ensino.
Algumas secretarias de educação das redes municipal e estadual, além das instituições federais de ensino, aderiram à PND e poderão contratar professores por meio de concurso público próprio, mas que utilizará a nota dos candidatos que realizarem a prova do CNU Professores.
A inscrição na PND não dispensa a necessidade de inscrição posterior nos concursos ou seleções de interesse dos participantes, as quais serão conduzidas pelos entes federativos.
As regras para usar os resultados da PND em concursos e seleções serão definidas pelos organizadores.
Resumo do CNU Professores
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Fonte: Gran Cursos Online