Baixe o material de estudo
O concurso CGE SP segue em andamento e as inscrições serão abertas no dia 15 de setembro de 2025. A Controladoria Geral do Estado de São Paulo – SP está ofertando um total de 200 vagas para o cargo de Auditor Estadual de Controle em diversas especialidades.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a organizadora e as provas serão aplicadas em dezembro deste ano.
Saber as etapas de um concurso antes da investidura no cargo ajuda o candidato a se preparar melhor, organizar os estudos e aumentar as chances de aprovação.
VEJA AQUI todas as informações sobre o concurso CGE SP
Navegue pelo índice e conheça os detalhes:
Concurso CGE SP: etapas de prova
O concurso da CGE SP contará com provas objetiva e discursiva, previstas para o dia 14 de dezembro de 2025, em São Paulo. No período da manhã, das 8h às 12h30, será aplicado o Módulo I da prova objetiva junto com uma questão discursiva. Já no período da tarde, das 15h30 às 20h, ocorrerá o Módulo II da prova objetiva e mais uma questão discursiva.
Acompanhe o detalhamento de cada uma das provas a seguir:
Prova objetiva
A Prova Objetiva terá 120 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas e apenas uma correta. A aplicação será dividida em dois módulos: no turno da manhã, os candidatos farão o Módulo I (comum a todos os cargos), com 60 questões sobre disciplinas gerais; já no turno da tarde será aplicado o Módulo II (específico de cada especialidade), também com 60 questões.
A distribuição das questões por área será a seguinte:
Especialidade Auditoria
- Manhã (Módulo I): Língua Portuguesa (12 questões), Inglês (8 questões), Fundamentos de Auditoria Governamental (12 questões), Direito Constitucional (8 questões), Direito Administrativo (8 questões), Administração Pública e Políticas Públicas (6 questões), Legislação Institucional e Integridade (6 questões).
- Tarde (Módulo II): Auditoria Governamental e Controle Interno (20 questões), Administração Financeira e Orçamentária (20 questões), Avaliação de Políticas Públicas (12 questões), Contabilidade Pública (8 questões).
Especialidade Tecnologia da Informação
- Manhã (Módulo I): mesmas disciplinas comuns (60 questões).
- Tarde (Módulo II): Segurança da Informação (15 questões), Banco de Dados (15 questões), Ciência de Dados (10 questões), Desenvolvimento de Sistemas (10 questões), Infraestrutura Tecnológica (10 questões).
Especialidade Correição e Combate à Corrupção
- Manhã (Módulo I): mesmas disciplinas comuns (60 questões).
- Tarde (Módulo II): Direito Administrativo Sancionador (20 questões), Direito Civil/Processual Civil (16 questões), Direito Penal/Processual Penal (16 questões), Direito Empresarial (8 questões).
Especialidade Obras e Concessões
- Manhã (Módulo I): mesmas disciplinas comuns (60 questões).
- Tarde (Módulo II): Engenharia Civil (20 questões), Obras e Concessões (15 questões), Auditoria Governamental e Controle Interno (15 questões), Avaliação de Políticas Públicas (10 questões).
Especialidade Contabilidade Pública e Finanças
- Manhã (Módulo I): mesmas disciplinas comuns (60 questões).
- Tarde (Módulo II): Contabilidade Aplicada ao Setor Público (20 questões), Auditoria Governamental e Controle Interno (14 questões), Análise de Demonstrações Financeiras (8 questões), Estatística (6 questões), Administração Financeira e Orçamentária (6 questões), Avaliação de Políticas Públicas (6 questões).
A pontuação da prova será organizada da seguinte maneira:
- Questões do Módulo I: 1 ponto cada (máximo 60 pontos).
- Questões do Módulo II: 1,5 ponto cada (máximo 90 pontos).
- Total da Prova Objetiva: até 150 pontos.
Atenção! Os candidatos deverão alcançar pelo menos 50% da pontuação em cada um dos módulos para a aprovação.
Prova discursiva
O edital CGE SP esclarece que a correção das provas discursivas será feita apenas para os candidatos atingirem a nota mínima exigida na Prova Objetiva e que estiverem classificados até três vezes o número de vagas disponíveis, considerando também os empates na última posição.
A Prova Discursiva terá 2 questões, cada uma valendo 60 pontos, totalizando 120 pontos. Para ser aprovado, o candidato precisa obter no mínimo 60 pontos.
Na correção, serão avaliados a precisão das respostas, o domínio do tema, além da clareza, fluência e coerência do texto. As respostas deverão ter entre 30 e 60 linhas.
Resumo do concurso CGE SP
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online

