A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), banca organizadora, divulgou o número de inscritos para o concurso da Prefeitura de São Paulo para fiscal de posturas. Ao todo, 12.880 pessoas se inscreveram para disputar 175 vagas. Portanto, chega-se à concorrência: são cerca de 74 candidatos por vaga.
A Prefeitura de São Paulo publicou o edital do certame em 23 de junho no Diário Oficial da cidade. A 175 vagas ofertadas são distribuídas da seguinte maneira: 131 para ampla concorrência; 35 para candidatos negros; e 9 para pessoas com deficiência. Porém, a Vunesp só divulgou, até o momento, o número total de inscritos no geral.
Vale lembrar que, na ausência de candidatos classificados/habilitados no exame médico específico como portadores de deficiência ou de pessoas negras ou afrodescendentes, os cargos reservados serão revertidos para os de ampla concorrência e preenchidas pelos demais candidatos aprovados, de acordo com a ordem de classificação.
+Maioria das vagas de emprego com carteira assinada está nas micro e pequenas empresas
Sobre o cargo de fiscal de posturas
O cargo de fiscal de posturas, antigamente conhecido como agente vistor, pagará aos aprovados salário inicial de R$ 8 mil para cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. A função pode ser desempenhada por quem tem idade mínima de 18 anos completos e nível superior em qualquer formação.
O fiscal de posturas municipais tem entre suas atribuições desempenhar atividades de orientação e fiscalização das normas como o Código de Edificações, o Zoneamento; o Abastecimento e as Posturas Municipais. A carreira de agente vistor passou a ser chamada de fiscal de posturas municipais em 18 de fevereiro deste ano, quando o prefeito Ricardo Nunes sancionou a lei 17.913.
De acordo com essa legislação, a bonificação de desempenho de fiscalização, que será concedido ao servidor de acordo com o atendimento das metas, tem valor médio definido em R$ 6.500. Esse valor poderá ser pago semestralmente, a partir do segundo ano após ingresso na carreira.
Os servidores também poderão ter direito a benefícios, compatíveis com a remuneração por subsídios, como:
- gratificações por tarefas especiais e pela prestação de serviços de controladoria;
- auxílio acidentário;
- salário família;
- hora suplementar;
- auxílio transporte;
- auxílio refeição; e
- auxílio desempenho.
+Vai prestar concurso público da Defensoria ou do MP? STF emite importante decisão
Saiba mais sobre o concurso da Prefeitura de São Paulo
A inscrição, foi recebida pelo site Vunesp entre 31 de maio e 6 de julho. As provas estão marcadas para o dia 27 de agosto e serão divididas em duas etapas. A primeira, com quatro horas de duração, será de 80 questões:
- 10 de língua portuguesa;
- 10 de unidades de medidas e raciocínio lógico quantitativo;
- 15 de noções de Direito;
- 24 sobre legislação municipal;
- 7 sobre características do município; e
- 14 sobre ferramentas aplicadas ao trabalho.
A segunda será dissertativa, também com quatro horas de duração. Nesta avaliação o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo e analisar um estudo de caso, no qual serão verificados seus conhecimentos, considerando capacidade de leitura, interpretação e escrita.
+++O JC concursos disponibiliza mais informações na página do concurso Prefeitura de São Paulo para fiscal de posturas.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques
Sobre Vunesp
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
SociedadeBrasil