Autorizado em junho, o concurso MME (Ministério de Minas e Energia) acaba de ter seu edital publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 1º de setembro. O documento traz a oferta de 30 vagas imediatas no cargo de Administrador, que pode ser disputado por candidatos formados em Administração.
Além do curso superior, também é requisito ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar em gozo dos direitos políticos; homens devem estar em dia com as obrigações militares; estar com a situação eleitoral regular; ter, pelo menos, 18 anos na data da posse; bem como ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
Entre as funções do Administrador estão realizar atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análise e projetos sobre administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.
Os aprovados para o posto vão receber remuneração inicial de R$ 5.488,70 para cumprir jornada de trabalho de 40 horas por semana. A contratação será regida pelo regime estatutário, próprio dos servidores públicos, que garante estabilidade após o período probatório.
Inscrições online
O Cebraspe, antiga Cespe, é a banca organizadora responsável pela execução do concurso MME e recebe inscrições em seu site a partir do dia 8 de setembro. Os interessados terão apenas até o dia 29 deste mês para efetuar a candidatura, ao custo de R$ 76, valor da taxa de participação.
Quem é membro de família de baixa renda e está inscrito no CadÚnico, assim como doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da SaúdeHaverá isenção total do valor da taxa de inscrição, tem direito a pedir a isenção do pagamento da taxa, nos termos especificados no edital de abertura.
Em caso de dúvidas, o candidato poderá obter informações referentes ao concurso federal pela Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, por meio do telefone (61) 3448-0100. O canal não serve para saber locais de realização do exame.
Prova do concurso público
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva, agendada para o dia 19 de novembro de 2023. O exame terá duração máxima de 3h30, período no qual deverão ser respondidas 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, que vão abranger as seguintes disciplinas:
Conhecimentos gerais
- língua portuguesa
- raciocínio lógico quantitativo
- legislação e ética na administração pública
Conhecimentos do cargo
- noções de direito administrativo
- administração geral
- administração de recursos materiais
- administração pública
O último concurso do MME ocorreu há dez anos, em 2013, quando foram oferecidas 17 vagas, para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, também foi o Cebraspe.
+++Acompanhe o andamento do certame na página do concurso MME.
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos abertosconcursos federaisconcursos 2023