A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) lançou um alerta contundente sobre os riscos associados ao uso de anabolizantes de forma indiscriminada. O produto também é conhecido como testosterona e pode causar sérios danos à saúde.
O comunicado da SBEM surge em meio a uma preocupação crescente com a disseminação do uso descontrolado dessas substâncias no Brasil, transformando-se em um grave problema de saúde pública. Recentemente, a Polícia Federal (PF) realizou operações para apreender substâncias usadas na fabricação de anabolizantes, destacando a gravidade do problema.
A SBEM enfatizou que os efeitos colaterais do uso de anabolizantes afetam tanto homens quanto mulheres e podem incluir as 13 condições a seguir listadas:
- acne
- perda de cabelo
- distúrbios hepáticos
- tumores no fígado
- explosões de raiva
- comportamento agressivo
- paranoia
- alucinações
- psicoses
- coágulos sanguíneos
- retenção de líquidos
- aumento da pressão arterial
- risco de contrair doenças transmissíveis
+Mulher careca? Conheça a Alopecia Areata, doença que gera queda de cabelo em mulheres
Risco maior para mulheres
O Dr. Renato Redorat, membro da SBEM e coordenador de Endocrinopatias da Associação Brasileira de Medicina e Saúde Sexual, alertou que os danos à saúde causados pelo uso de anabolizantes e hormônios não supervisionado podem não ser imediatamente aparentes.
Ele enfatizou que, mesmo que os efeitos adversos não ocorram imediatamente, o uso excessivo de anabolizantes pode levar a problemas de saúde graves, como alterações cerebrais, comportamentais, agressividade e infertilidade.
O Dr. Redorat também salientou que o uso de testosterona sem prescrição médica pode ter impactos ainda mais significativos nas mulheres, que atualmente representam mais da metade dos usuários no Brasil.
“Há malefícios mesmo quando usados por homens. Imagine nas mulheres, que atualmente constituem a maioria dos usuários. Essas consequências podem ser mais prejudiciais do que elas imaginam. Quando prescrevemos reposição hormonal em mulheres trans, sabemos que o uso de testosterona, mesmo em doses fisiológicas, não trará os benefícios esperados, devido à base biológica feminina”, explicou o médico.
+Família de vítima de bala perdida deve receber indenização e pensão vitalícia
Ministério da saúde faz alerta
O Ministério da Saúde também listou uma série de efeitos adversos associados ao uso indevido de anabolizantes, incluindo:
- tremores
- acne grave
- aumento da pressão arterial
- tumores no fígado e pâncreas
- aumento da agressividade
- redução da quantidade de esperma
- calvície
- crescimento irreversível das mamas
- impotência sexual
Polícia Federal combate venda ilegal de anabolizantes
Na última quinta-feira, 28 de setembro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Minotauro, que visava desmantelar um esquema de venda ilegal de anabolizantes. Durante a operação, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará.
As investigações realizadas pela PF em São José dos Campos apontaram que diversas encomendas da Holanda e da China continham testosterona em forma de pasta, utilizada na fabricação clandestina de anabolizantes.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil