Terminam às 17 horas de hoje, dia 18 de julho, as inscrições para o concurso do MP MG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais) para a carreira de promotor de justiça substituto. O certame oferece 75 vagas, sendo 52 destinadas à lista de ampla concorrência, oito reservadas às pessoas com deficiência e 15 aos negros.
Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior completo em direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso de bacharelado em direito, a ser considerada após a obtenção do respectivo grau. O subsídio inicial é de R$ 32.228,69, em valores brutos.
A inscrição preliminar deve ser realizada exclusivamente pela internet, através do site da Gestão de Concursos da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br), banca organizadora do processo de seleção.
Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 322, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 19 de julho, observado o horário de funcionamento do banco.
Saiba mais sobre a prática de atividade jurídica
Como prática de atividade jurídica, serão considerados:
- o efetivo exercício de advocacia, inclusive voluntária, com a participação anual mínima em 5 (cinco) atos privativos de advogado (Lei n.º 8.906, de 4 de julho de 1994), em causas ou questões distintas;
- o exercício de cargo, emprego, estágio de pós-graduação ou função, inclusive de magistério superior, que exija a utilização preponderante de conhecimentos jurídicos;
- o exercício de função de conciliador em tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais, assim como o exercício de mediação ou de arbitragem na composição de litígios, pelo período mínimo de 16 horas mensais, durante 1 (um) ano; e
- o exercício, por bacharel em Direito, de serviço voluntário em órgãos públicos que exija a prática reiterada de atos que demandem a utilização preponderante de conhecimentos jurídicos, pelo período mínimo de 16 (dezesseis) horas mensais e durante 1 (um) ano.
Etapas do concurso do MP MG
O concurso do MP MG será constituído de cinco fases, especificadas abaixo:
- prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
- provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
- exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;
- provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; e
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A prova objetiva contará com 80 questões, sendo 20 para cada um dos quatro grupos temáticos:
- GRUPO TEMÁTICO I: Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário e Teoria Geral do Ministério Público;
- GRUPO TEMÁTICO II: Direito Penal e Criminologia e Direito Processual Penal;
- GRUPO TEMÁTICO III: Direito Civil e Direito Processual Civil; e
- GRUPO TEMÁTICO IV: Direito Material Coletivo (difusos, coletivos e individuais homogêneos) e Direito Processual Coletivo.
O exame será aplicado na cidade de Belo Horizonte/MG na data prevista de 20 de agosto de 2023, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do MP MG.
* Notícia útil para o Estado de Minas Gerais. Confira mais informações sobre a região aqui.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursos publicosconcursos abertosconcursos mg (minas gerais)provas anteriores