Acesse o Material – Saiba quais são os requisitos e atribuições!

Baixe a apostila – Saiba quais são os requisitos e atribuições!




Excelentes notícias, concurseiros! O Ministério Públio da União divulgou uma portaria que define quais são os requisitos e as atribuições dos cargos que serão ofertados no novo concurso MPU. Além disso, a banca organizadora do certame já foi contratada. Se interessou? Venha saber todos os detalhes!

Concurso MPU define as atribuições e requisitos dos cargos

O concurso MPU tem avançado rapidamente nas etapas de divulgação do edital!

Hoje, dia 26 de novembro, uma nova portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Essa portaria estabelece os requisitos e atribuições, além de eliminar cargos do ministério.

De acordo com o documento mencionado, nele são estabelecidas as responsabilidades compartilhadas dos cargos de técnico e analista do MPU, além de serem fornecidos os critérios para ingresso nessas carreiras.

Todas as especialidades exigem a conclusão do ensino superior. Para a função de policial institucional, além da graduação, é necessário que os candidatos possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “D” ou “E”.

Essa atualização nas exigências de escolaridade entrou em vigor em dezembro de 2023, após o Congresso Nacional derrubar o veto presidencial.

A portaria também resultou na extinção de alguns cargos no quadro de servidores do MPU, incluindo especialidades relacionadas ao apoio técnico-administrativo em educação e várias funções no setor de saúde.

Confira a portaria!

Atribuições dos cargos do concurso MPU

Confira quais são as atribuições comuns dos cargos de técnico e analista do concurso MPU:

Analista do Ministério Público da União

  • assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências;
  • realizar avaliações e vistorias;
  • realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente;
  • acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais;
  • realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados;
  • elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres;
  • elaborar minutas de atos administrativos e normativos;
  • propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação;
  • atuar em atividades, planos, programas, projetos e convênios promovendo a inovação e o aprimoramento das tarefas;
  • atuar na gestão de contratos quando formalmente designado;
  • participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, seja de forma presencial ou online;
  • participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação;
  • promover a gestão estratégica de atividades, processos, iniciativas e projetos sob sua responsabilidade, de forma a contribuir com o alcance das metas e dos objetivos institucionais;
  • observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação;
  • atender presencialmente ou em computadores, telefones ou outros aplicativos estabelecidos, ao público externo ou interno, contemplando aqueles que desejam se comunicar utilizando chat institucional, link institucional de videochamada, correio eletrônico institucional, ligações ou mensagens telefônicas;
  • realizar tratamento de dados e informações, inclusive de natureza pessoal, sensível ou sigilosa, em meio físico ou digital;
  • prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos;
  • orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação;
  • contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho;
  • orientar e supervisionar estagiários e aprendizes;
  • inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos;
  • observar e zelar pelo cumprimento dos prazos;
  • realizar tarefas de expediente;
  • realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos;
  • manter e controlar o arquivo setorial; e
  • executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.

Técnico do Ministério Público da União

  • auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências;
  • elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres;
  • elaborar minutas de atos administrativos e normativos;
  • atuar em atividades, planos, programas, projetos e convênios promovendo a inovação e o aprimoramento das tarefas;
  • atuar na gestão de contratos quando formalmente designado;
  • realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados;
  • participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, seja de forma presencial ou online;
  • promover a gestão estratégica de atividades, processos, iniciativas e projetos sob sua responsabilidade, de forma a contribuir com o alcance das metas e dos objetivos institucionais;
  • observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação;
  • atender presencialmente ou em computadores, telefones ou outros aplicativos estabelecidos, ao público externo ou interno, contemplando aqueles que desejam se comunicar utilizando chat institucional, link institucional de videochamada, correio eletrônico institucional, ligações ou mensagens telefônicas;
  • prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos;
  • realizar tratamento de dados e informações, inclusive de natureza pessoal, sensível ou sigilosa, em meio físico ou digital;
  • orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação;
  • contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho;
  • orientar e supervisionar estagiários e aprendizes;
  • inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos;
  • observar e zelar pelo cumprimento dos prazos;
  • realizar tarefas de expediente;
  • realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos;
  • manter e controlar o arquivo setorial; e
  • executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.

Salienta-se a importância de destacar que tais alterações e divulgações de dados sobre o concurso MPU podem indicar que a publicação do edital está próxima, uma vez que a empresa responsável pela organização do certame já foi contratada!

Portaria divulga os requisitos e atribuições do novo concurso MPU!
Portaria divulga os requisitos e atribuições do novo concurso MPU!

Banca organizadora do concurso MPU foi contratada

A banca organizadora do concurso MPU já foi contratada desde o dia 18 de outubro, quando foi publicado o extrato do contrato no Diário Oficial.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi oficializada como responsável pela organização do certame.

Apesar de o contrato estipular que o edital seria publicado ainda no mês de outubro, isso não ocorreu até o momento.

A previsão é que a publicação do edital aconteça em breve, com a realização das provas ocorrendo no prazo máximo de 60 dias após sua divulgação.

Saiba quais cargos serão ofertados no concurso MPU

De acordo com dados recebidos, o concurso para o MPU disponibilizará oportunidades para todas as áreas de atuação dos cargos de Técnicos e Analistas, de nível superior. Confira:

Técnico

  • Administração;
  • Controle Interno;
  • Edificação;
  • Enfermagem;
  • Laboratório;
  • Orçamento;
  • Saúde;
  • Saúde Bucal;
  • Segurança Institucional e Transporte (atualmente Polícia Institucional do MPU);
  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Analista

  • Arquivologia;
  • Atuarial;
  • Biblioteconomia;
  • Cardiologia;
  • Clínica Médica;
  • Comunicação Social;
  • Dermatologia;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Direito;
  • Educação;
  • Endocrinologia;
  • Enfermagem;
  • Estatística;
  • Farmácia/Bioquímica;
  • Gestão Pública;
  • Ginecologia;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Oftalmologia;
  • Pediatria;
  • Perito em Antropologia;
  • Perito em Arqueologia;
  • Perito em Arquitetura;
  • Perito em Biologia;
  • Perito em Contabilidade;
  • Perito em Economia;
  • Perito em Engenharias;
  • Perito em Geografia;
  • Perito em Geologia;
  • Perito em Medicina do Trabalho;
  • Perito em Oceanografia;
  • Perito em Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Planejamento e Orçamento;
  • Psicologia;
  • Psiquiatria;
  • Serviço Social;
  • Suporte e Infraestrutura.

Se interessou pelo concurso MPU? Confira todos os detalhes!

Fonte: Apostilas Opção

Acesse o conteúdo completo – Saiba quais são os requisitos e atribuições!



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile