Baixe o material de estudo
Para quem trabalha ou estuda durante a semana, é muito comum que os dias de folga coincidam com o famoso fim de semana. Geralmente associados ao período de descanso, os sábados e domingos podem ser grandes aliados da sua preparação para concursos públicos se você seguir algumas dicas de como estudar no final de semana de maneira otimizada.
Então, se ainda está organizando seus planos para começar a estudar ou se estudar no final de semana é sempre um desafio maior para você, acompanhe o conteúdo para conferir algumas dicas de como tornar o processo mais simples e equilibrado!
Estudar no final de semana: 7 dicas para obter resultados otimizados
Quem já é concurseiro há algum tempo já sabe que todo o disponível para estudar sempre parece pouco para todos os conteúdos que precisam ser vistos. Diante dessa questão, os finais de semana (que geralmente são os dias de folga), aparecem como uma solução e como um suplício para muitos concurseiros.
Porque, por mais que se tenha mais tempo, nem sempre é fácil dizer não aos compromissos ou vencer a procrastinação em um dia supostamente reservado ao descanso das atividades da semana. Então, o que fazer? As dicas de como estudar no final de semana buscam levar esses elementos em consideração!
PS: mesmo que você trabalhe em escala e seus dias de folga nem sempre coincidam com os sábados e domingos, as dicas de como estudar no final de semana abaixo podem ser aplicadas nos dias de folga em que você pretende estudar!
1. Dicas para estudar no final de semana: tenha um planejamento
Uma das dicas mais importantes para quem quer obter melhores resultados ao estudar no final de semana é ter um bom planejamento de estudos.
Afinal de contas, ele deverá levar em conta a seleção para a qual você pretende se preparar, o momento e as cobranças esperadas do edital, assim como as suas dificuldades individuais e pontos fortes de conteúdo.
Um ponto importante do seu planejamento é que também deve ser realista: isto é, incluir metas e estudos apenas nos horários e períodos de tempo que você poderá efetivamente cumprir. Por exemplo: se você planejar estudar 8 horas por dia, mas precisar passar o dia todo fora de casa por conta do trabalho e só voltar à noite, pode ser praticamente impossível cumprir essa meta se você não sacrificar o seu tempo de sono.
Assim, na etapa de planejamento, é importante definir quanto tempo disponível você geralmente tem em cada dia, incluindo os finais de semana. Veja aqui o passo a passo de como montar um cronograma de estudos!
Em planejamentos de estudos, estudar no final de semana geralmente costuma incluir mais atividades de revisão, simulados, estudos práticos ou uma oportunidade de efetivamente avançar mais na matéria. A definição do “propósito” desses dias pode ser feita por você semanalmente, de acordo com a análise de como foi a sua rotina de estudos durante a semana.
Estudar no final de semana X compromissos (festas, celebrações, datas especiais)
Quando falamos de estudar no final de semana, outro ponto importante a considerar são os compromissos familiares e sociais que com certeza surgirão durante a sua preparação.
A boa notícia, nesse caso, é que você não precisará necessariamente rejeitar todos os convites assim que começar a estudar. A chave, nesse caso, está no equilíbrio e, novamente, no planejamento. É claro que não é aconselhável ir a festas em todos os finais de semana. Contudo, atender a alguns compromissos sociais ao longo do mês pode até ajudar você a relaxar e conseguir um desempenho melhor nos estudos.
Para que essa equação funcione, planeje, com o máximo de antecedência possível, quais serão os dias em que você pretende comparecer a um compromisso. A partir daí, caso você não consiga estudar nesses dias, será possível avaliar em qual outro dia será possível compensar as horas ou o que poderá ser feito, em questão de metas, para não atrasar o seu planejamento.
É claro que também deve ser levado em consideração o momento do edital para o qual você está se preparando: se falta, por exemplo, um mês para a sua prova, a recomendação é deixar as festas para depois. Afinal de contas, na reta final, cada minuto conta.
Novamente, caso seja um compromisso que você não pode faltar, organize-se, diminua ao máximo os danos e continue apostando na consistência! É o que diz, por exemplo, o professor Alexandre Mesquita sobre a organização para concursos públicos.
2. Dicas para estudar no final de semana: defina uma hora para começar e para terminar
Só porque você tem mais tempo para estudar no final de semana não significa que você precisa fazer isso do momento em que acordar até o momento que for dormir.
De fato, metas tão ambiciosas e sem definição dessa forma, podem acabar sendo uma das principais razões pelas quais a procrastinação costuma vir com tanta força quando você pensa em estudar no final de semana. De acordo com a GranXpert Priscila Lacerda:
“As pessoas procrastinam porque sentem que têm muito a fazer e não sabem por onde começar. Para resolver esse problema, é importante estabelecer metas e prazos realistas. Isso significa dividir grandes projetos em tarefas menores e mais gerenciáveis e definir prazos específicos para cada uma delas.”
Logo, ao definir um prazo de início e de finalização dos seus estudos, você diminui também a ansiedade envolvida no processo. Com uma atividade mais delimitada, fica mais simples visualizá-la e cumpri-la. E, caso você consiga estudar mais do que o estabelecido, isso virá como um lucro!
Leia mais sobre como combater a procrastinação nos estudos para concursos!
Estudar no final de semana: como estabelecer o horário de começar e finalizar?
Estudar é um hábito e, como tal, deve-se evitar fazer mudanças tão bruscas de um dia para o outro, já que isso pode prejudicar a sua constância. Basta fazer um paralelo com atividades físicas: se você está acostumado a levantar x, mas se aumentar a carga, de um dia para outro, para 6x, seu corpo muito provavelmente vai reagir negativamente à mudança e você terá dores musculares ou um grande cansaço no dia seguinte.
Então, caso você tenha o costume de estudar 4 horas diárias durante a semana, uma boa ideia pode ser aumentar essa meta, inicialmente, para 6 horas aos finais de semana.
Caso você ainda esteja se acostumando com os estudos e não esteja se preparando para um edital publicado ou em estado avançado de realização, também é possível se programar para estudar a mesma quantidade que você estuda durante a semana e, conforme vai adquirindo prática, aumentar esse tempo.
Seja qual for o caso, estabelecer acordos com você mesmo costuma ser uma boa saída para quem sente dificuldade de estudar no final de semana por conta da procrastinação.
3. Dicas para estudar no final de semana: considere reservar um dos dias para resolver simulados
Resolver simulados é uma importante tática de estudos que pode ajudar você a praticar seus conhecimentos e também a ter uma noção de quão efetivas estão sendo as suas rotinas de preparação. Também permite treinar o tempo de resolução de questões e identificar dúvidas.
Por ser uma atividade que demanda bastante tempo (geralmente a resolução de uma prova completa não costuma ficar abaixo de 2 horas), a maioria dos concurseiros prefere não realizá-la nas rotinas de estudos de segunda a sexta-feira. Afinal, a preferência costuma estar em avançar no conteúdo.
Assim, reservar um dos dias ao estudar no final de semana para resolver simulados, pode ser uma boa ideia. Muita gente escolhe o domingo por ser o término da semana que passou e o começo da nova. Assim, não apenas resolvem a avaliação em formato de simulado, como também avaliam os resultados e fazem eventuais modificações no planejamento de estudos da semana de acordo com os resultados.
Se, por exemplo, você notou que está com muitas dúvidas em Raciocínio Lógico ao finalizar o simulado, pode ser uma boa ideia aumentar as rotinas de estudos para a disciplina na próxima semana. E assim por diante.
Estudar no final de semana: onde encontrar simulados para complementar a sua preparação?
Se você está em busca de simulados para complementar a sua preparação, aqui no Gran você encontra 3 diferentes modalidades. São elas:
- Simulados gratuitos semanais, geralmente aplicados aos domingos;
- Acervo de simulados com avaliação automática de desempenho e contabilização de tempo (Gran Questões);
- PDFs com questões e gabarito (materiais gratuitos).
Saiba como acessar cada uma dessas modalidades!
4. Dicas para estudar no final de semana: faça pausas
Diversos estudos já mostraram que manter-se continuamente concentrado em uma única atividade é algo que demanda bastante do cérebro. Afinal, nossa inclinação natural é dividir essa atenção com os estímulos do ambiente. E quando a capacidade de se concentrar do cérebro é excedida? Bem, daí você começa a ficar mais disperso e tudo parece te distrair.
Nossa atenção, afinal de contas, funciona em ciclos. E, a maneira mais rápida e efetiva de “reiniciar” o ciclo de atenção, é fazendo pausas, de acordo com as dicas de estudos do GranXpert Fernando Mesquita.
Essas pausas não precisam ser longas: apenas incluir de dez a quinze minutos entre as diferentes matérias, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Uma recomendação para quem estuda por ciclo de estudos é fazer sessões de até 1h30, levando em consideração o tempo médio total de concentração.
É claro que isso vai depender de cada caso. Dito isso, a recomendação é não exceder 2h30 por sessão de estudo.
Ainda de acordo com o GranXpert Fernando Mesquita, uma boa tática para incluir pausas maiores ao estudar no final de semana, é distribuir esses estudos em blocos ao longo do dia. Ou seja: se funcionar para você, talvez seja mais produtivo estudar 2 horas de manhã, 2 horas de tarde e 2 horas de noite do que estudar 6 horas em um único período.
Afinal de contas, pausas maiores favorecem o descanso do cérebro e aumentam ainda mais o seu potencial de concentração.
5. Dicas para estudar no final de semana: afaste-se das distrações
Você já ouviu a máxima: “o que os olhos não veem, o coração não sente?” Pois é! Ela vai servir nessa dica para estudar melhor no final de semana.
Na prática, isso significa deixar o celular longe do seu alcance ou silenciar todas as notificações de aplicativos de mensagens e redes sociais. Assim, você não ficará tentado a desviar a sua atenção durante o período de estudos.
Caso seja difícil estudar na sua casa por conta do barulho, considere comprar fones de ouvido, abafadores de som, estudar com músicas instrumentais ou até mesmo ir a bibliotecas públicas, se possível.
6. Dicas para estudar no final de semana: defina metas para o seu dia
Metas podem ajudar você a se manter mais motivado na hora de estudar no final de semana. Você pode definir, por exemplo, definir um número de questões para resolver ao longo do final de semana ou ler um determinado número de páginas. Seja quais forem as metas estabelecidas, lembre-se sempre de mantê-las num nível realista que seja capaz de motivá-lo, ok?
7. Dicas para estudar no final de semana: reserve um tempo para descansar
Seja ou não no final de semana, o tempo de folga também deve ser usado para descansar, especialmente se você tem uma rotina geralmente cheia. Por isso, depois de concluir as suas metas de estudos do dia, permita-se dedicar-se a uma atividade que você goste, sem culpa.
Afinal de contas, manter o equilíbrio também pode ajudar (e muito!) os seus estudos para concursos públicos! Ao garantir um momento de descanso no seu final de semana, você muito provavelmente acordará mais motivado na segunda-feira!
Estudar no final de semana e outras dicas de preparação: videoaula
Ao longo do conteúdo, você descobriu que estudar no final de semana não precisa ser um sacrifício! Dessa forma, é possível utilizar esses dias a seu favor ao longo da sua preparação. Confira abaixo mais dicas de estudos com o professor Alexandre Meirelles!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSOS ABERTOS
CONCURSOS 2023
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online