Baixe o material de estudo
Nascido na zona rural de um pequeno município do Norte de Minas Gerais, Andrey Soares e seus dois irmãos foram criados pela mãe que, sempre muito batalhadora, mudou-se com eles para Montes Claros/MG, buscando melhores condições de vida para a família.
Inspirado na luta dela, desde muito jovem, Andrey Soares começou a sonhar com a estabilidade financeira.
E, apesar de todas as dificuldades do caminho, passando até mesmo pela mudança de área de atuação que precisou fazer por conta de uma lesão, com muita fé e força de vontade, ele hoje exerce não apenas o cargo dos sonhos, como também auxilia concurseiros e concurseiras de todo o Brasil a conquistarem as suas próprias mudanças de vida, por meio da aprovação!
Nosso entrevistado de hoje na série “Conheça o seu Professor”, Andrey Soares compartilhou um pouco mais sobre a sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Confira!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Para Andrey Soares, tornar-se Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil não estava inicialmente nos planos.
De fato, a sua primeira grande paixão foi a carreira policial. Andrey Soares chegou a se tornar Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais e buscou a aprovação no Concurso da Polícia Federal.
No entanto, enquanto se preparava para o TAF, sofreu uma grave lesão nos músculos dos ombros, fato que ocasionou a necessidade de mudança de carreira.
Pensando em sua graduação em Ciências Contábeis, Andrey Soares optou então pela carreira fiscal, mas, a princípio, ele não sabia que se encontraria tanto na nova área.
No entanto, foi exatamente isso que aconteceu. Hoje, Andrey Soares trabalha exercendo funções de gestão estratégica no órgão, tendo conquistado a estabilidade financeira e a realização profissional.
Em suas aulas, Andrey Soares sempre traz riqueza de conteúdo, além de direcionamento e dicas que o auxiliaram em suas próprias jornadas de aprovação.
Confira abaixo a entrevista que realizamos com o professor na íntegra!
Questões pessoais – Professor Andrey Soares
O professor Andrey Soares compartilhou como a família foi sempre uma das maiores motivações para buscar a estabilidade.
Tendo se casado aos 23 anos, ele se tornou pai na mesma época: “Desde então, a minha maior inspiração foram meus filhos. Neles, buscava (e busco) forças para superar as dificuldades.”
Conheça abaixo mais curiosidades sobre o professor Andrey Soares!
1. Qual é a sua naturalidade?
Montes Claros/MG.
2. Quantos anos você tem?
42 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Ler, ficar com a família, assistir séries e filmes.
4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!
Estudei para concursos da Polícia Federal; passei, mas fui reprovado nos testes físicos por não saber nadar. Ao final, ainda tive lesões nos ombros que me impediram de continuar com esse objetivo.
Então, optei por mudar da área policial (à época, era Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais) para a área fiscal, na qual alcancei a realização profissional.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Andrey Soares
Formado em Ciências Contábeis, o professor Andrey Soares já possui duas especializações e tem planos de cursar Direito no futuro, além de realizar um Mestrado.
Como professor, ele já atua há 6 anos, compartilhando os seus conhecimentos com concurseiros e concurseiras de todo o país!
Confira abaixo mais detalhes sobre a jornada acadêmica e profissional de Andrey Soares!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Sou Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, exercendo atualmente funções de gestão estratégica no órgão.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Sou bacharel em Ciências Contábeis e sempre tive forte identificação com disciplinas que envolvem a descoberta do que está oculto. Isso, inicialmente, me levou à área policial investigativa.
Com obstáculos envolvendo limitações físicas (lesões nos músculos dos ombros), voltei para a área de formação acadêmica, já tendo atuado por mais de 3 anos em auditoria fiscal de tributos federais.
3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com duas pós-graduações: uma em Direito e Processo Tributário e outra em Direito Tributário e Auditoria Fiscal.
Pretendo cursar Direito ainda, como forma de complementar a formação, além de realizar, pelo menos, um mestrado.
4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Certamente a mudança da área policial para a fiscal.
Quando estava cursando a graduação e fazendo alguns estágios, decidi, por influência do meu irmão (ele tinha sido aprovado recentemente em concurso da Polícia Militar de Minas Gerais) e do tio (já era policia militar), prestar concursos da mesma área.
Fui aprovado, simultaneamente, nos dois concursos: Soldado da Polícia Militar de Minas e Investigador da Polícia Civil de Minas.
Estava propenso a ir para a PMMG, mas Deus quis que fosse para a PCMG, por ter sido reprovado no teste psicotécnico da PM.
No primeiro ano como policial civil, eu me identifiquei com a atividade, e decidir seguir na área. Em seguida, veio a aprovação para Escrivão da PF.
Porém, não me preparei da forma ideal, deixando a preparação física em segundo plano.
Entre o resultado das provas escritas e o teste físico, apenas um mês separou os dias. Como não sabia nadar, fiz um “intensivão”, mas isso acabou acelerando um processo de desgaste dos músculos dos ombros.
Apesar das fisioterapias, o problema se agravou a ponto de indicação de cirurgia. Aí veio a decisão de alterar o plano.
No início, tinha medo de não me encontrar na nova área, mas estava enganado. Hoje, eu me sinto plenamente realizado profissionalmente.
É importante registrar que tudo teve início em uma escola pública da rede estadual de ensino. Do antigo pré-primário ao terceiro ano do segundo grau, estudei na mesma escola.
Recentemente fiz uma visita e fui recebido como exemplo para os demais alunos: um momento bem marcante e gratificante.
5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Sim, plenamente.
A Receita Federal proporciona aos seus servidores uma variedade de atividades, de forma que não há como a pessoa não se enquadrar em alguma com a qual se identifica.
São atividades das mais variadas formas de execução, desde as mais finalísticas (auditoria fiscal de tributos internos, arrecadação e cobrança, atendimento ao público), passando por áreas meio (gestão, comunicação, relações institucionais, cidadania fiscal, programação e logística, TI etc.), até chegarmos em atividades específicas (guia de cães de faro, piloto de aeronaves) e até policiais (vigilância e repressão a ilícitos aduaneiros).
Além do mais, trata-se de um órgão de excelência, sendo referência no serviço público do Brasil e até no exterior.
6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Foco, fé e força. Muita disciplina e resiliência. Acreditar que as dificuldades poderiam adiar, mas jamais me impedir de alcançar meus sonhos.
Tinha meus horários e dias de estudo muito bem definidos e procurava segui-los à risca. Até hoje tenho meu “caderninho” bem guardado com essas anotações. É uma relíquia.
Sabia que o que me separava do meu objetivo era apenas o tempo. Além disso, sempre procurei os melhores materiais de estudo para minha preparação.
7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Sempre tive facilidade com Língua Portuguesa, foi a minha disciplina favorita desde que comecei a estudar, ainda criança.
Gosto de escrever. Sou apaixonado por ler, estar atualizado. Isso ajudou bastante na minha preparação.
Ao lado dela, claro, áreas da minha formação, notadamente Contabilidade Geral e Avançada e Auditoria.
8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Raciocínio Lógico.
9. Você tem alguma mania durante os estudos?
Ouvir músicas. Gosto do estilo sertanejo.
10. Como você se tornou professor(a)?
Um colega, também Auditor Fiscal da RFB, já muito conceituado no mercado, me convidou a fazer parte de um projeto voltado para concursos públicos. Dizia que eu tinha perfil para lecionar. E assim eu comecei, há cerca de 6 (seis) anos.
Acredito que essa proximidade com outros que também têm sonhos de poder contribuir nesse processo tão difícil pelo qual cada um tem que passar, é uma inspiração diária para nós, professores, ex-concurseiros.
11. Há quanto tempo você dá aulas?
Há cerca de 6 (seis) anos.
12. O que você mais gosta em ser professor?
Contribuir para a mudança de vida, para melhor, por meio da educação. Isso aconteceu comigo e quero compartilhar com o máximo de pessoas possível.
13. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Auditoria Contábil, Auditoria Fiscal Tributária e Perícia Contábil.
14. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Pensar no que a vitória representará para você e para as pessoas que ama, que dependem de você.
Fui pai aos 23 anos, quando também me casei. Naquele momento, ainda estava lutando pela vida, pela estabilidade. Estava fazendo a academia da PCMG.
Desde então, a minha maior inspiração foram meus filhos. Neles, buscava (e busco) forças para superar as dificuldades.
15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Fiquei órfão de pai com 1 ano de idade. À época, morava na zona rural de um município do Norte de Minas. Minha mãe, sozinha, veio para a “cidade grande”, Montes Claros/MG, lutar para criar seus 3 filhos (eu e dois irmãos).
Tudo foi muito difícil, mas jamais duvidei de que, um dia, alcançaria uma vida financeiramente estável. Por estudar em escola pública, onde o ensino muitas vezes não é tão qualificado, as barreiras foram grandes, mas não intransponíveis.
Com muita fé e força de vontade, consegui superar esses desafios e, hoje, consigo fazer do meu cargo e da minha função um instrumento de transformação social.
Por meio da docência no Gran, consigo alcançar ainda mais pessoas, mostrando que a educação é, sim, o caminho mais importante para quem quer mudar de vida.
16. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?
Antes de começar a estudar, busque dicas com quem já passou pelo processo de preparação para concursos públicos.
Leia livros de quem estudou o assunto, dando recomendações para acelerar o processo e, assim, evitar falhas.
Escolher materiais de melhor qualidade, o que também tenderá a encolher o tempo de preparação: o Gran oferece tudo isso.
É um prazer fazer parte de uma equipe tão qualificada, que se dedica arduamente para oferecer aos seus alunos o que há de melhor de produtos educacionais.
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Andrey Soares participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!
Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Fonte: Gran Cursos Online