Apostilas em PDF – Ariadne Branco, assessora no TCDF!

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Profundamente apaixonada pela ciência, a professora Ariadne Branco concluiu Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestrado em Biologia Celular e Doutorado em Bioética, além de um Curso de Aperfeiçoamento em Edição Gênica.

Com seu vasto conhecimento na área, disciplina e dedicação aos seus objetivos, Ariadne Branco também conquistou aprovações em concursos públicos, exercendo o cargo de Assessora no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), no qual atua como apoio a processos relacionados à sua área de formação.

Já no mundo da docência, Ariadne Branco identificou-se, desde o início da sua jornada na área de Ciências Biológicas, com a possibilidade de transmitir conhecimentos — vocação que, eventualmente, resultaria em seu ingresso na equipe de professores do Gran!

Hoje, além de exercer o seu cargo público e servir à sociedade, Ariadne Branco auxilia, diariamente, concurseiros e concurseiras de todo o país que lutam para conquistar o cargo público dos sonhos!

Em entrevista exclusiva para a equipe de Conteúdo & SEO, ela compartilhou conosco mais detalhes sobre a sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Siga a leitura e confira!

Logo do WhatsApp
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Você sabia que, antes de conquistar o cargo público e se tornar professora do Gran, Ariadne Branco também passou pelas dificuldades da grande maioria dos concurseiros?

Pois é! Logo que terminou o mestrado, ela compartilhou como, ao decidir-se por mudar-se de novo para a casa da sua mãe e dedicar-se aos estudos para concursos, duvidou de si mesma, triste diante das dificuldades financeiras com as quais não podia auxiliar no momento.

No entanto, apostando na constância e dedicação nos estudos, ela venceu esse período! Hoje, contando com estabilidade como servidora pública, busca mais oportunidades de trabalhar com a ciência e realizar, ainda mais plenamente, os seus objetivos.

Professora de disciplinas da área de Biologia aqui no Gran, Ariadne Branco é capaz de trazer não apenas toda a relevância teórica necessária para instruir os alunos, como também o conhecimento prático como concurseira, obtido em sua trajetória pessoal.

Confira, abaixo, a entrevista realizada com a professora, na íntegra!

Questões pessoais – Professora Ariadne Branco

Para a professora Ariadne Branco, a religião e a fé sempre foram essenciais, auxiliando-a a manter-se focada e disciplinada, mesmo nos períodos mais difíceis.

Conheça, abaixo, mais curiosidades sobre a professora!

1. Qual é a sua naturalidade?

Nasci em Uberaba (MG) e, embora tenha me mudado bastante ao longo da vida, minhas raízes mineiras são muito fortes. Carrego com orgulho o sotaque e, claro, o amor incondicional pela culinária mineira.

Atualmente, moro em Brasília, uma cidade que aprendi a amar e pela qual sou imensamente grata. Foi aqui que realizei grandes sonhos e tive oportunidades incríveis, como me tornar professora no Gran.

2. Quantos anos você tem?

34 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Tenho alguns hobbies que equilibram minha rotina.

A atividade física é uma paixão diária, e a corrida, em particular, se tornou meu principal hobby – um momento que dedico para me conectar com Deus.

Gosto de leituras científicas, mas a leitura bíblica está sempre presente.

Musicalmente, sou bem eclética. Meu estilo principal é o gospel, que me acompanha no dia a dia, mas também gosto do pop rock de bandas icônicas como U2, Coldplay, The Cranberries e Radiohead.

Meu sabor de sorvete favorito é uma combinação surpreendente: chocolate branco, laranja e canela. Descobri essa combinação em uma viagem aos Alpes Suíços, e ela se tornou minha memória afetiva favorita em forma de sorvete.

4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!

Acho que a minha curiosidade favorita é que eu falo francês e italiano. Essa ‘habilidade’ veio de uma das melhores fases da minha vida, quando morei em Gênova (Itália) e Nice (França). Viver lá foi um presente de Deus e um verdadeiro divisor de águas.

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Ariadne Branco

Além do seu amplo conhecimento acadêmico, a professora Ariadne Branco já possui cinco anos de experiência como docente na área dos concursos públicos, auxiliando na aprovação de diversos alunos e alunas!

Confira, abaixo, mais detalhes da sua trajetória acadêmica e profissional!

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Sou servidora pública, atuando hoje como assessora no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), para o qual fui cedida pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Minhas funções envolvem o apoio a processos em áreas relacionadas à minha formação.

Paralelamente, dedico-me à mentoria para concursos públicos, orientando e apoiando candidatos em sua jornada de preparação e na busca por uma transformação de vida.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Minha trajetória profissional é, sem dúvida, um reflexo do meu amor profundo pela ciência.

Desde cedo, fui cativada pela complexidade e beleza da vida em todas as suas formas, uma fascinação que sempre me conectou a algo maior.

É nesse universo de descobertas e compreensão que encontrei minha principal fonte de inspiração. Além da minha paixão científica, ter uma profissão que me permitisse servir ao próximo sempre foi um propósito em minha vida.

3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Minha formação inclui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, complementados por um Mestrado em Biologia Celular, que incluiu um intercâmbio com estágio na Itália e período de estudos na França.

Aprofundei meus conhecimentos com um Doutorado em Bioética e Curso de Aperfeiçoamento em Edição Gênica.

Recentemente, em 2025, decidi encarar um novo desafio profissional, prestando concurso para pesquisadora da Embrapa.

Com grata surpresa, fui aprovada e sigo avançando nas próximas etapas do processo seletivo, entregando o resultado final nas mãos de Deus.

4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

O período de maior desafio para mim ocorreu logo após a conclusão do meu Mestrado. Optei por abrir mão da carreira acadêmica e retornar para a casa da minha mãe com o objetivo de me dedicar aos estudos para concursos públicos.

Essa foi, sem dúvida, a fase mais sombria da minha vida profissional. Enfrentei dúvidas diárias sobre a minha escolha, especialmente ao ver minha família em dificuldades financeiras e me sentir impotente para ajudá-los.

Eu me senti um fracasso. Foi um teste de resiliência e fé, que me fortaleceu para as conquistas que viriam.

5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Atualmente, sinto-me grata por estar no cargo que Deus me presenteou para o momento. É uma posição que valorizo e na qual busco desempenhar meu melhor.

No entanto, com a formação acadêmica que me foi possível alcançar, sinto que ainda há um vasto potencial a ser explorado na área científica.

Tenho um forte desejo de utilizar ainda mais profundamente esse conhecimento e contribuir de forma mais significativa para o avanço da ciência. É essa busca por novos horizontes e o anseio de aplicar minha paixão e expertise que me motivam a continuar a jornada.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Disciplina e constância.

7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Biologia celular, que foi o foco do meu mestrado.

8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Estatística. Eu nem estudava, já considerava que ia deixar em branco.

9. Como você se tornou professor(a)?

A docência sempre fez parte da minha formação acadêmica. Desde o início da minha jornada em Ciências Biológicas, a transmissão do conhecimento esteve presente, seja em trabalhos em grupo, apresentações ou na própria vivência universitária.

No entanto, foi como docente para concursos no Gran que realmente me encontrei. Essa oportunidade surgiu através da generosa indicação do Professor Laércio Carneiro, a quem sou eternamente grata por ter me aberto essa porta.

Descobri na docência para concursos uma paixão e um propósito que me realizam profundamente. Amo fazer parte do Gran e contribuir para a transformação da vida dos meus alunos.

10. Há quanto tempo você dá aulas?

Embora eu tenha tido uma breve experiência dando aulas em escola, não me identifiquei com o ambiente de sala de aula tradicional devido a questões como a indisciplina e a falta de interesse dos alunos.

Há 5 anos, dedico-me exclusivamente a preparar alunos para concurso, uma área na qual tenho mais identificação.

11. O que você mais gosta em ser professor?

Poder participar ativamente da preparação de pessoas que buscam mudar de vida através da aprovação é incrivelmente gratificante. Poder auxiliar na realização de sonhos e testemunhar a transformação que isso gera é o que realmente me motiva e me faz sentir realizada profissionalmente.

12. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Conteúdos gerais de Biologia: Biologia Celular, Histologia, Ecologia, Genética, Genética Forense, Fisiologia… Entre outros!

13. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Orar. Pedir constantemente fé para Deus, pois ela é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Minha vida é uma coleção de pequenos e grandes milagres e lembrar deles também me ajudava quando a motivação falhava.

14. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Terminar de construir a casa da minha mãe. Faltam linhas aqui para descrever essa que foi uma conquista de gerações.

15. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?

O cargo dos seus sonhos é uma semente que Deus plantou em você como um sinal de que você é capaz. E, assim como uma semente precisa ser cuidada para crescer, os sonhos precisam de fé, perseverança e ação para se tornarem realidade. Acredita!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Ariadne Branco participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!

Comece a estudar com o Gran!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!

Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Ariadne Branco, assessora no TCDF!



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile