Apostilas em PDF – BNCC (Base Nacional Comum Curricular): o que é? Entenda!

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A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, é um dos principais documentos que buscam direcionar a educação nacional em diversos níveis.

Desse modo, se você se interessa pelo campo da educação e da pedagogia, é importante conhecer sobre o tema e como ele influencia em diversos campos que dialogam com a comunidade escolar.

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O que é BNCC?

A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, é o principal documento usado como parâmetro para o desenvolvimento dos currículos escolares da educação básica.

A BNCC está prevista desde a constituição de 1988, no artigo 210. Todavia, sua regulamentação se deu apenas em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional.

Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

Desse modo, o objetivo da BNCC é guiar o desenvolvimento da educação brasileira em diferentes níveis formativos. Ou seja, é a partir dela que devem ser pensadas as iniciativas pedagógicas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio nacional.

O que significa BNCC?

BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular, um dos principais documentos normativos da educação básica. Ou seja, ele determina uma série de orientações e práticas a serem desenvolvidas ao longo das diversas fases de aprendizado.

Segundo o Governo Federal:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Quando foi criada a BNCC?

A BNCC está prevista na constituição desde 1988, mas só foi oficialmente desenvolvida e regulamentada em 1996 através da Lei de Diretrizes e Bases, a Lei nº 9.394/1996.

Para que serve a BNCC?

A BNCC serve para uniformizar o ensino no Brasil. Dessa forma, o objetivo do documento é estabelecer diretrizes que trabalhem competência, habilidades e conhecimentos comuns a todos os estudantes durante a vida escolar.

Qual o objetivo da BNCC?

Segundo o próprio documento da BNCC, seu principal objetivo é reconhecer:

que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.

Além disso, dentro os objetivos específicos encontram-se:

  • Promover um ensino contextualizado à realidade local da unidade escolar;
  • Promover uma organização interdisciplinar, fortalecendo a interação entre toda a comunidade escolar;
  • Incentivar a diversidade nas metodologias pedagógicas;
  • Engajar os alunos nos processos de ensino e aprendizagem;
  • Aplicar avaliações de acordo com o contexto escolar local buscando melhorar e adequar os processos de aprendizagem e desempenho;
  • Produzir materiais de orientação para os docentes e outros profissionais envolvidos no processo educacional;
  • Fazer a manutenção de processos de aprendizagem e gestão escolar.

BNCC

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Implementação da BNCC nas escolas

No site da BNCC é possível encontrar uma série de materiais de apoio para elaboração de atividades conforme o planejado. Além disso, segundo o Governo Federal:

O MEC criou, para cada rede pública de ensino estadual em articulação com redes municipais, o Programa “Pró-BNCC”, com equipes que apoiarão o processo de (re) elaboração dos currículos e de implementação da BNCC.

BNCC educação infantil

O foco da BNCC na educação infantil é educar e cuidar. Ou seja, as práticas na fase inicial escolar da pessoa envolvem o acolhimento enquanto parte do processo educativo. Além disso, essa etapa escolar também envolve brincadeiras e as primeiras interações com outras crianças.

A BNCC estabelece 6 campos de experiência:

  1. Convivência e interação com outros indivíduos;
  2. Brincar de diferentes maneiras e com diferentes utensílios;
  3. Participar e engajar em atividades da comunidade escolar;
  4. Explorar atividades, sons, objetos, entre outros;
  5. Expressar e comunicar sensações e sentimentos;
  6. Autoconhecimento e formação da identidade.

BNCC ensino fundamental

Segundo a BNCC, o ensino fundamental é uma das etapas mais importantes da formação individual e educacional de uma pessoa. Veja:

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros

Dessa forma, é importante pensar componentes curriculares da BNCC que envolvam a articulação com os temas da educação infantil e a sistematização do conhecimento, relacionamento, ampliação do aprendizado, desafios de maior complexidade e principalmente fortalecer a autonomia.

BNCC ensino médio

Já no ensino médio, a BNCC busca incentivar atividades que coloquem o aluno como protagonista. Ou seja, nos anos finais da escola, é preciso garantir que o estudante se entenda como pessoa, domine conhecimentos formais e também informais aplicados à vida, ao mundo e ao seu contexto social.

A LDB estabelece que o ensino médio deve ser um momento para:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina

Desse modo, a BNCC complementa que as habilidades a serem desenvolvidas no ensino médio devem envolver:

  • Consolidação e aprofundamento do conhecimento;
  • Preparação para o trabalho e cidadania;
  • Fortalecimento da identidade individual e humana;
  • Compreensão de conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • Domínio de conhecimentos formais que envolvem Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Tipos de avaliação segundo a BNCC

É possível aplicar na BNCC alguns tipos de avaliações comuns ao ambiente escolar. Todavia, cabe ressaltar que o documento não estabelece métodos de avaliação, mas apenas algumas diretrizes:

  • Avaliação diagnóstica: ao fim ou ao início de uma etapa de aprendizado, com o objetivo de revisar um determinado conteúdo.
  • Avaliação formativa: utilizada ao longo de todo o processo de ensino, buscando identificar na prática as lacunas de aprendizagem e corrigindo.
  • Avaliação somativa: realizada ao fim de uma etapa educacional, buscando classificar os alunos e definir seu encaminhamento para as próximas fases.

Como avaliar o aluno de acordo com a BNCC?

Em geral, a BNCC estabelece que o aluno deve ser avaliado de acordo com o seu contexto social em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, é importante que o docente responsável saiba levar em conta questões locais da unidade escolar.

Competências gerais da BNCC

Em resumo, as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular são:

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital;
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade;
  3. Valorizar a produção e diversidade cultural;
  4. Usar diferentes linguagens para compartilhar informações (verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital);
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
  6. Promoção do exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos;
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional;
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação;
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

A importância da BNCC

A BNCC é fundamental para a padronização e adequação do ensino e aprendizagem de maneira nacional. O documento visa estimular e nortear práticas que levem em conta realidades sociais locais e regionais, ao mesmo tempo em que unifica o currículo escolar.

Ou seja, busca-se desenvolver diversas habilidades semelhantes entre os estudantes, mas sempre levando em conta a realidade de cada um. É uma forma de personalizar o ensino, incentivando boas práticas e valorizando a identidade pessoal de cada um e a diversidade cultural.

Além disso, a BNCC busca também a unidade e colaboração entre os entes federativos. Dessa forma, busca-se valorizar a diversidade regional e cultural, ao mesmo tempo que se incentiva a troca de experiências educacionais.

Como trabalhar com a BNCC?

Se você busca atuar na área da educação e tem interesse na BNCC, é importante possuir um curso de graduação na área. Aqui na Gran Faculdade, por exemplo, você pode optar pelos cursos de Processos Escolares ou Pedagogia.

Todavia, essa formação terá um caráter mais geral e é importante se especializar de forma mais específica. Você pode fazer isso através da pós-graduação.

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Fonte: Gran Cursos Online

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