Baixe o material de estudo
Você sabe como comprovar experiência profissional em um concurso? Isso é fundamental na prova de títulos, uma fase muito conhecida pelos concurseiros como uma maneira de garantir pontuação adicional e passar na frente da concorrência.
Essa etapa é popular em concursos da área jurídica (magistratura e Ministério Público). Todavia, a avaliação de títulos só tem se tornado mais frequente nos mais diversos tipos de concurso público. Por isso é importante saber como comprovar experiência profissional em um concurso.
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo indice:
O que é comprovante de experiência profissional?
O comprovante de experiência profissional (ou declaração de experiência profissional) é um documento que confirma que você teve experiência exercendo determinada função. Ou seja, é o que atesta sua prática com habilidades técnicas em alguma área.
Esse tipo de documento serve como comprovação de experiência profissional tanto para concursos públicos, como também para um cargo em empresa privada ou como autônomo. O objetivo é garantir que você saiba o que está fazendo.
Afinal, caso uma instituição ou cliente queira confirmar o seu domínio em determinada atividade profissional, você tem como comprovar experiência profissional em um concurso público, empresa privada ou para um cliente.
Como comprovar experiência profissional em um concurso?
Dentre os títulos aceitos, os mais comuns são: diplomas de pós-graduação Stricto e Lato-sensu e comprovação profissional formal.
Com isso, diplomas e certificados de pós-graduação, contrato de trabalho ou vínculo empregatício formal via CLT são as formas mais tradicionais de como comprovar experiência profissional em um concurso.
Como é pontuada a prova de títulos?
A prova de títulos é uma etapa avaliativa classificatória geralmente cobrada em concursos de nível superior. A ideia é levar em conta a sua experiência profissional que estiver alinhada ao cargo que você busca concorrer.
Ou seja, se você já trabalhou em um cargo de gestão e está concorrendo a um cargo de gestão, pode ser que essa experiência profissional te classifique melhor em relação a candidatos que não tenham tido a mesma vivência de trabalho. Em geral, a pontuação depende de acordo com o tipo de concurso que você vai prestar.
Atualmente, boa parte dos títulos aceitos necessita da conclusão do ensino superior para ser obtida e você precisa comprovar com o seu diploma de conclusão. Contudo, alguns concursos do nível médio já apresentaram prova de títulos voltada principalmente para a comprovação de experiência profissional.
Em geral, o comprovante de experiência profissional pode valer entre 0,5 e 4 pontos a depender do concurso e do tipo de experiência considerada: cursos de especialização, mestrado e doutorado, trabalho formal, práticas autônomas e outros.
Veja abaixo como é feita a distribuição de pontos de experiência profissional no caso do Concurso PF Delegado 2021:
Alínea | Título | Valor de cada título |
Valor Máximo dos títulos |
---|---|---|---|
D | Exercício no cargo de Delegado de Polícia | 0,40 por ano completo sem sobreposição de tempo |
2,00 |
E | Exercício em cargo público de natureza policial, exceto o da alínea D, nas instituições: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Penal e Forças Armadas). |
0,30 por ano completo, sem sobreposição de tempo |
1,50 |
Quais são os documentos válidos?
Além de saber o valor de cada título, também é importante procurar no edital a maneira como tais títulos serão considerados. Confira alguns documentos válidos como declaração de experiência profissional profissional:
Declaração do Empregador
Dentre os documentos válidos para comprovar experiência profissional em um concurso está a Declaração do Empregador. Confira as especificações do edital da Polícia Federal de 2021:
“15.11.3 Para receber a pontuação relativa ao exercício de atividade profissional descrita nas alíneas D e E, o candidato deverá entregar declaração/certidão de tempo de serviço, emitida pelo setor de recursos humanos da instituição, que informe o período (com início e fim, até a data da expedição da declaração), atestando o cargo/emprego/função, a espécie do serviço de nível superior realizado e a descrição das atividades desenvolvidas.”
Para que seja válida, a declaração deve especificar os dados do trabalhador e listar todas as funções que ele desempenhou na empresa, com as devidas datas de início e término de cada atribuição.
Geralmente, é exigido que a declaração de experiência profissional profissional desse tipo seja redigido em papel timbrado da empresa e expedido pelo setor de Recursos Humanos (RH) da empresa.
A Declaração do Empregador pode se aplicar tanto para trabalhadores da iniciativa privada quanto pública, informais ou não. Afinal, não está necessariamente atrelada à apresentação de registro em Carteira de Trabalho (CLT).
Carteira de Trabalho (CLT)
Outra forma simples e fácil de como comprovar experiência profissional em um concurso público é por meio do registro em Carteira de Trabalho (CLT).
Nesse caso, é preciso que conste na cópia da Carteira de Trabalho as informações claras a respeito da identificação do candidato. Ou seja, dados pessoais e informações de períodos de começo e término de cada função, promoções e das empresas em que foi empregado e histórico de salários.
Diploma de graduação
Em alguns casos também pode ser requisitado o diploma de graduação. Apesar de não ser capaz de oferecer pontuação adicional na Prova de Títulos, ele pode oferecer informações adicionais acerca do histórico de atuação profissional do trabalhador.
Assim, caso a experiência de trabalho requisitada seja condicionada ao diploma de graduação e tenha sido exercida antes da conclusão do curso, provavelmente não será considerada. Dessa forma, estágios, de modo geral, não são considerados na contagem de experiência profissional.
Diploma ou certificado de pós-graduação
Por fim, outra forma tradicional e simples de como comprovar experiência profissional em um concurso é com diplomas e certificações de pós-graduação reconhecidos pelo MEC.
Em geral, elas são consideradas na maioria dos concursos públicos para cessão de pontos adicionais, assim como a experiência profissional. Por isso, se você vai prestar um concurso que apresente prova de títulos e não tem nenhum título para apresentar, considere conquistar uma especialização com a Gran Faculdade!
Todos os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC, válidos em todo Brasil e 100% online! Além disso, com o Gran você pode conquistar o seu diploma de pós-graduação em 6 meses ao mesmo tempo que se prepara para o seu concurso dos sonhos ou para o mercado de trabalho.
Como comprovar prática jurídica?
Para alguns cargos do âmbito jurídico a comprovação de experiência profissional pode não entrar apenas como elegível para pontuação pela Prova de Títulos e sim ser considerada para Prática Jurídica. A Prática Jurídica é um pré-requisito para a participação de alguns concursos específicos como:
- Magistratura Federal;
- Membros de Ministério Público (Promotor de Justiça, Procurador da República, Procurador do Trabalho e Promotor de Justiça Militar);
- Delegado Federal;
- Defensor Público da União;
- Advogado Geral da União (Procurador da Fazenda Nacional, Advogado da União e Procurador da Fazenda Federal).
Para estes concursos públicos a exigência pode ser de 2 a 3 anos de comprovação de atividade jurídica. Dependendo do órgão, cargo e edital, como dito anteriormente, a comprovação de atividade jurídica é obrigatória.
As formas de comprovação de Prática Jurídica são muito similares às formas de comprovação de experiência profissional e também devem estar especificadas no edital.
Confira o resumo do professor Aragonê Fernandes sobre Prática Jurídica e requisitos obrigatórios para os principais cargos da esfera jurídica:
Leia mais sobre Prática Jurídica em Concursos Públicos
Como enviar os documentos?
Ao consultar o edital você encontra todas as orientações sobre como comprovar experiência profissional em um concurso, o método de envio e prazo para entregar os documentos da prova de títulos e comprovação de atividade jurídica. Por isso, leia as especificações do edital com cuidado.
Devido à pandemia do coronavírus, muitas bancas avaliadoras passaram a escolher soluções digitais para o envio de títulos, como upload em sites oficiais. Sempre que possível vá a um cartório e autentique seus títulos, antes de digitalizar ou enviar. Dessa forma, você garante maior segurança no reconhecimento e validação dos seus documentos.
Também não vale deixar a comprovação para última hora! Assim que o edital for publicado, providencie e separe os documentos necessários e deixe-os prontos para serem enviados. Dessa forma, você se protege contra esquecimentos e garante sua pontuação adicional (ou até mesmo obrigatória) para o certame.
Outros tipos de comprovação de experiência profissional
Além de saber como comprovar experiência profissional em um concurso, é importante saber confirmar sua prática profissional também para outros tipos de oportunidades. Por isso, confira outros tipos de declaração de experiência profissional para funções que não envolvem fazer um concurso público.
Como comprovar experiência profissional autônomo?
Muitas empresas e instituições aceitam algum tipo de declaração de experiência profissional autônoma dos candidatos. Isso é muito comum em cargos que envolvem criatividade, como Design, por exemplo. Dessa forma, quando falamos sobre como comprovar experiência profissional autônomo você pode:
- Ter um portfólio reunindo seus principais trabalhos;
- Solicitar uma declaração de prestação de serviços junto ao seu cliente;
- Reunir projetos e trabalhos da faculdade ou curso;
Como comprovar experiência profissional em processo seletivo?
Já na hora de como comprovar experiência profissional em processo seletivo pode depender. Além das opções mencionadas anteriormente, dependendo do cargo você também pode:
- Enviar certificados de cursos livres ou de extensão;
- Enviar declarações de estágio ou monitoria;
- Solicitar a professores uma carta de recomendação;
- Comprovar prática com pesquisa e eventos acadêmicos.
Comprovação de experiência profissional CLT
Por fim, como vimos anteriormente, a forma mais comum de declaração de experiência profissional é através da CLT.
Dessa forma, é preciso que o seu empregador tenha assinado a sua Carteira de Trabalho, onde deve constar os registros relacionados a sua atividade profissional naquela empresa. Assim, basta enviar uma cópia do documento constando esses dados.
Vem pra Gran Faculdade!
O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online