Baixe o material de estudo
Atenção, concurseiros! Saiu o Edital Polícia Penal BA! Conforme o documento, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia visa o provimento imediato de 287 vagas para Agente Penitenciário (que agora é considerado Policial Penal).
O concurso é uma excelente oportunidade para quem deseja entrar na carreira policial. Por isso, o professor Érico Palazzo promoveu uma análise completa do edital, com diversas dicas para você, concurseiro, de como passar!
clique aqui e saiba tudo sobre o Concurso Polícia Penal BA
Navegue pelo índice do Concurso Polícia Penal BA usando o índice e saiba mais:
Análise do Edital Polícia Penal BA
O professor de Direito Penal, Érico Palazzo, promoveu uma live esclarecendo todas as dúvidas em relação ao certame e trouxe dicas valiosas que darão vantagem aos candidatos que acompanharem o vídeo.
Qual lei devo dar mais atenção?
Para o cargo de Policial Penal, independente do estado, é preciso dar muita atenção à Lei 7.210/1984. Trata da Lei de Execução Penal (LEP). Esta é, sem dúvidas, a mais importante das leis que caem nos editais.
Qual o perfil da banca organizadora?
A banca organizadora do concurso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O perfil da instituição é aplicar questões que cobrem a fiel letra da lei, em formado de estudo de caso, deixando um pouco de de lado jurisprudências e as doutrinas.
Portanto, é preciso conhecer a lei e não apenas decorá-la.
Para compreender o perfil da FGV, os candidatos devem responder muitas questões. Por isso, o Gran Questões está disponível, de forma gratuita, para você, concurseiro, usar sem moderação. Clique aqui e confira!
Quais são as etapas do concurso?
O Edital Polícia Penal BA informa que haverá apenas 02 etapas, sendo a Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a Prova Dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório.
Mas atenção! Essas não são as únicas fases do concurso. Elas serão aplicadas apenas pela FGV. As demais etapas, como Teste de Aptidão Física e Exames Médicos, Exames Psicológicos, Investigação Social e Curso de Formação serão realizadas pela própria SEAPE BA.
Quais disciplinas devo dar mais atenção?
Língua Portuguesa:
Interpretação de Texto é, sem dúvidas, o ponto mais importante a ser explorado pela banca organizadora. Mas não deixe a gramática de lado. Para interpretar bem um texto é preciso dominar a gramática também.
Legislação Estatual:
É preciso dar bastante atenção a leitura das leis 7.209/1997 e 12.247/210. Em relação as leis 6.677/1994 e 12.209/2011 a recomendação é estudar por videoaula.
Promoção de Igualdade Racial e de Gênero:
É importante dar foco na CF/88, no cap. XXIII “Do Negro”, na Lei 12.288/2010, na Lei Federal 7.716/1989, na Lei Federal 9.459/1997, no Decreto Federal n°65.810/1969 e no Decreto Federal nº 4.377/2002. Demais assuntos também são explorados nas matérias de direito.
Outra dica é marcar os artigos mais prováveis de serem cobrados na prova. Por isso, fazer questões sobre os referidos assuntos da banca organizadora é divisor de águas.
Para as demais disciplinas, é preciso trabalhar tudo o que foi cobrado no edital. No entanto, o curso pós-edital do Gran para o Concurso Polícia Penal BA auxiliará o candidato, encurtando o caminho até a aplicação das provas.
No curso, os professores do Gran auxiliaram os candidatos sobre quais são os artigos com mais ou menos chances de caírem nas provas.
Veja na íntegra a análise de edital do Professor Érico Palazzo:
Eventos do Edital Polícia Penal BA
Concurso Polícia Penal BA: Análise Objetiva do Edital
13/06, às 09h
Concurso Polícia Penal BA: Plano de Estudos Pós-Edital
13/06, às 19h
Resumo do Edital Polícia Penal BA
Fonte: Gran Cursos Online