Baixe o material de estudo
A comunicação organizacional é um conjunto de técnicas que visam o diálogo entre instituições. colaboradores, mercado, fornecedores e outros interessados e relacionados a um mesmo negócio. Tudo isso com o foco em fortalecer e entregar uma boa imagem institucional, com valores positivos fortes e sempre prezando pela transparência.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
O que é comunicação organizacional?
A comunicação organizacional é um conjunto de técnicas e ferramentas que busquem fortalecer a imagem institucional de uma organização. Essa área busca criar uma imagem positiva para o mercado, clientes, colaboradores, investidores e demais interessados.
Ou seja, quando vemos uma organização e já sabemos os sentimentos e características que remetem aquela instituição, isso significa que sua comunicação organizacional é bem desenvolvida. São atividades que envolvem relações públicas, clima e cultura organizacional, comunicação administrativa, entre outras.
Quando surgiu a comunicação organizacional?
A comunicação organizacional surge durante a Revolução Industrial, no sexulo 18. O objetivo ali era manter os trabalhadores unidos na reivindicação de seus direitos, bem como informá-los sobre rotinas de trabalho. Com o tempo isso foi se aperfeiçoando e se transformando até o modelo como conhecemos hoje.
Qual o conceito de comunicação organizacional?
Segundo a filósofa Karina Kunsch:
O processo comunicativo que ocorre no âmbito organizacional onde se realizam as relações entre o sistema macro (estrutura social) e o sistema micro (organização) é condicionado a uma série de fatores ou variáveis. Esses fatores podem ser representados, por exemplo, pelos contextos sociais, políticos e econômicos, pelas culturas, visões de mundo dos integrantes em confluência com a cultura organizacional vigente, onde são compartilhados comportamentos e universos cognitivos diferentes
Quais são os 5 objetivos da comunicação organizacional?
Os 5 objetivos da comunicação organizacional são:
- Transparência;
- Objetividade;
- Clareza;
- Valores positivos;
- Engajamento e Integração.
Comunicação organizacional o que faz?
Algumas funções da comunicação organizacional são:
- Integração com a cultura organizacional, incluindo sua missão, visão e valores;
- Harmonização de expectativas;
- Coesão dos esforços;
- Conscientização sobre a função de cada colaborador;
- Reforço da cultura corporativa;
- Desmistificação de rumores e informações falsas;
- Incentivo a comportamentos positivos e benéficos para a organização;
- Produção de resultados financeiros favoráveis;
- Maior engajamento.
Quais são as 4 formas de comunicação organizacional?
As 4 formas de comunicação organizacional são:
- Institucional: aqui o objetivo é compartilhar questões relacionadas a identidade da empresa como um todo e para todos colaboradores, clientes, investidores e demais;
- Mercadológica: o foco aqui é em informações de valor para o mercado, desenvolvimento e estratégia de negócio;
- Administrativa: aqui referem-se mensagens operacionais;
- Interna: mensagens que sejam relacionadas a pessoas que estejam dentro da empresa, especialmente colaboradores.
Quais são as barreiras da comunicação organizacional?
Os principais desafios da comunicação organizacional são:
- Excessos de reuniões;
- Falta de atenção na troca de informações;
- Falta de clareza na comunicação;
- Definição dos canais de comunicação.
Qual a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?
A diferença entre comunicação organizacional e empresarial está na sua abrangência. Enquanto a comunicação organizacional visa um campo mais amplo relacionado a imagem de uma empresa, a comunicação empresarial é mais específica e envolve a troca de informações entre negócios.
Qual a importância da comunicação organizacional?
Em suma, como podemos ver, a comunicação organizacional é fundamental para a construção e fortalecimento de uma imagem positiva de um negócio. Ou seja, o foco aqui é trabalhar a forma como o negócio se comunica e como é vista entre clientes, colaboradores, fornecedores e outros envolvidos com a instituição;
Desse modo, a comunicação organizacional é fundamental para garantir a transparência, objetividade na comunicação, fortalecimento da marca e também do trabalho em equipe. Tudo isso para potencializar vendas através da imagem positiva e contribuir para uma perspectiva boa para as estratégicas de negócio.
Conheça os cursos de pós-graduação do Gran!
Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.
São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!
Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:
Vem pra Gran Faculdade!
A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.
Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:
Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online