Baixe o material de estudo
O concurso MP RS Promotor está com a comissão formada. O ato foi publicado no dia 31 de julho de 2023.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul pode lançar edital ainda neste ano, caso queira.
Em relação à seleção anterior, o resultado final e a homologação ocorreram em 21 de março de 2023. O documento indica 48 aprovados, sendo 47 da listagem geral e um para listagem de pessoa negra/parda. Não houve aprovado para listagem de pessoa com deficiência.
Navegue pela matéria utilizando o índice e saiba sobre o concurso MP RS Promotor:
Nova Assinatura Ilimitada Vitalícia + BÔNUS SECRETO
Você está sabendo? A única plataforma ilimitada de verdade agora vai além. Quer saber mais? Junte-se a nós no dia 14/08, às 9h49, para o GRANDE LANÇAMENTO AO VIVO da ASSINATURA ILIMITADA VITALÍCIA 🚀
E não para por aí! Além do maior desconto no dia, você vai ter uma surpresa com o nosso BÔNUS SECRETO! Inscreva-se abaixo 👇 e fique por dentro de tudo!
Concurso MP RS Promotor: situação atual
Histórico da seleção 50ª edição
Histórico da seleção 49ª edição
Concurso MP RS Promotor: remuneração e benefícios
O edital do MP RS para o cargo de Promotor de Justiça oferta uma remuneração inicial de R$ 25.851,96.
Confira a tabela de remuneração do Ministério Público do MP RS, conforme o Portal da Transparência.
Concurso MP RS Promotor: inscrições
Para participar do concurso os interessados tiveram que realizar as inscrições entre os dias 07 de janeiro a 09 de fevereiro de 2020, no site https://www.mprs.mp.br/concursos/membro/3365/.
A taxa de inscrição estava no valor de R$ 272,71.
Concurso MP RS Promotor: cargos e vagas
As vagas ofertadas no novo edital contemplam a carreira de Promotor de Justiça em entrância inicial.
Ao todo, são 15 vagas mais formação de cadastro de reserva.
Concurso MP RS Promotor: carreira
Veja abaixo as exigências e as atividades a desempenhar.
Requisitos
Para investidura no cargo de Promotor do concurso MP RS, o candidato deverá possuir os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro;
- Ser bacharel em Direito;
- Estar no gozo dos direitos políticos e quite com o serviço militar;
- Ter boa conduta social e não registrar antecedentes de natureza criminal ou cível incompatíveis com o exercício das funções ministeriais;
- Gozar de saúde física e mental;
- Possuir, no mínimo, 3 anos de atividade jurídica;
Principais atribuições
- Oficiar nos mandados de segurança, na ação popular constitucional e nas demais causas em que deva intervir o Ministério Público;
- Promover a execução da pena de multa ou de fianças criminais, quebradas ou perdidas;
- Recorrer das decisões proferidas na Vara de Menores e oficiar nos recursos interpostos por outrem;
- Visitar fábricas, oficinas, empresas, estabelecimentos comerciais e agrícolas para verificar se neles trabalham menores e em que condições;
- Inspecionar estabelecimentos de preservação e reforma, ou qualquer outro de administração pública ou privada, onde se encontrarem recolhidos menores, promovendo as medidas convenientes à sua proteção;
- Acompanhar a execução das sentenças proferidas em processos especiais, requerendo as medidas que entender necessárias, bem como acompanhar a execução das sentenças referentes à declaração de situação irregular;
- Providenciar na admissão de menores desamparados em orfanatos, abrigos ou estabelecimentos similares, subvencionados pelos cofres do Estado;
- Emitir parecer nas habilitações para casamento, justificações, dispensas de proclamas e nas separações e divórcio consensuais;
- Designar pessoa idônea para oficiar nos procedimentos de habilitação de casamento civil, instaurados, na Comarca, fora da cidade-sede, mediante autorização do Procurador-Geral;
- Opor os impedimentos da lei à celebração do matrimônio, entre outras.
Todas as atribuições estão descritas na Lei Orgânica do Ministério Público Estadual (Lei Estadual n.7.669/1982).
Concurso MP RS Promotor: etapas de prova
O certame do Ministério Público do RS será composto de três fases, sendo elas:
- fase preliminar,
- fase intermediária e
- fase final.
Prova objetiva
A prova objetiva do concurso foi composta de 100 questões objetivas, sendo 70 questões de conhecimentos Jurídicos e 30 de Língua Portuguesa.
Confira o conteúdo programático:
- Língua Portuguesa
- Direito Constitucional
- Direito Financeiro
- Direito Tributário
- Direito Institucional do Ministério Público
- Direito da Criança e do Adolescente
- Direito Civil
- Direito do Consumidor
- Direito de Empresa
- Direito Processual Civil
- Direito Urbanístico
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Ambiental
- Direito Administrativo
- Direito Municipal
- Direito Eleitoral
- Direito do Idoso
- Direito da Pessoa com Deficiência
Prova Discursiva
Após aprovado na prova objetiva o candidato foi convocado para realizar as provas discursivas, de caráter eliminatório, composta de 4 questões discursivas que correspondem a aos grupos temáticos, que são eles:
- Grupo temático I – Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Direito Municipal, Direito Financeiro, Direito Tributário e Direito Urbanístico.
- Grupo temático II – Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Empresa, Direito Registral e Direito Processual Civil.
- Grupo temático III – Direito Penal e Direito Processual Penal.
- Grupo temático IV – Direito Institucional do Ministério Público, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Eleitoral, Direito do Idoso e Direito das Pessoas com Deficiência.
Prova Oral
Os candidatos foram submetidos a uma prova oral, de caráter eliminatório. Os convocados tiveram 15 minutos para realizar uma arguição de Conhecimentos Jurídicos referente ao conteúdo programático.
Foi aplicado também a prova de tribuna, que teve duração de 15 minutos para o candidato discorrer sobre temas de Direito Penal. A avaliação compreendeu critérios e percentuais, como:
- Comportamento (10%);
- Tempo de Prova (10%);
- Dotes Oratórios (15%);
- Clareza na Exposição (30%) e
- Conhecimentos Jurídicos (35%).
Prova de Títulos
Após a divulgação do resultado definitivos os candidatos foram submetidos à avaliação de títulos, onde tiveram que apresentar documentos que comprovem formação acadêmica, experiências e cursos.
Concurso MP RS Promotor: Último edital
O último certame realizado pelo órgão foi em 2016 e teve validade de 2 anos e foram ofertadas 15 vagas imediatas mais cadastro reserva. A prova foi dividida em três etapas, com caráter eliminatório e classificatório.
Etapas da prova do último concurso
O último certame foi realizado em três fases, sendo elas:
- Fase preliminar;
- Fase intermediária;
- Fase final.
As etapas da prova do último concurso para promotor foi dividida da seguinte forma:
– Fase preliminar – prova preambular: com caráter classificatório e eliminatório, a prova objetiva contou com 100 questões objetivas, sendo 70 de conhecimento jurídico e 30 de língua portuguesa.
– Fase intermediária – provas discursivas: de caráter eliminatório, foi dividida em quatro grupos temáticos, composta de até 4 questões, com conteúdos de Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Administrativo, Direito Municipal, Direito Financeiro e Direito Tributário, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Empresa, Direito Registral, Direito Processual Civil e Direito Urbanístico, Direito Penal e Direito Processual Penal, Direito Institucional do Ministério Público, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Eleitoral,
Direito do Idoso e Direito das Pessoas com Deficiência.
– Fase inscrição definitiva – entrega de documentos: com caráter eliminatório, os candidatos precisaram apresentar documentos comprobatórios para ingresso à carreira do Ministério Público, exames de saúde física e mental e foram submetidos a uma entrevista, individualmente, por membro do Conselho Superior do Ministério Público, sobre sua vida pregressa e conduta social e moral.
– Fase final – provas orais: os candidatos tiveram que passar por provas orais de até 15minutos, de caráter eliminatório, que foram registradas em gravação de áudio e vídeo.
– Fase final – prova de tribuna: os candidatos tiveram 15 minutos para falar de temas de Direito Penal, cujo o ponto foi sorteado publicamente e com a presença do candidato. A avaliação compreendeu os seguintes critérios comportamento, tempo de prova, dotes oratórios, clareza na exposição e conhecimentos jurídicos. A prova era de caráter eliminatório e foi realizada em uma sessão pública.
– Fase final – prova de títulos: após o resultado definitivo da Prova de Tribuna, os candidatos foram convocados para apresentação de títulos, que era apenas de caráter classificatória.
Concurso MP RS Promotor: materiais gratuitos
Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva e conheça:
- E-books,
- Apostilas,
- Guias de estudos,
- Editais verticalizados e muito mais!
Curso Gratuito para Magistratura e Ministério Público Estaduais
O curso é composto, em síntese, por disciplinas importantes, presentes na grande maioria dessa área (se não todos). Assine-o agora mesmo, sem nenhum custo, e comece a estudar ainda hoje! 📚⚖️
Clique aqui e conheça o curso para Tribunais e MPs
Depoimento de aprovado na carreira
Inspire-se com a história de vida.
Resumo concurso
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
CONCURSOS ABERTOS
CONCURSOS 2023
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online