Baixe o material de estudo
Em breve, a tão esperada prova para o cargo de Investigador do Concurso Polícia Civil MG será aplicada! No próximo domingo, 26 de janeiro de 2025, será a hora de colocar em prática todo o conhecimento absorvido nos últimos meses.
A Polícia Civil de Minas Gerais oferta 255 vagas de nível superior para os cargos de Investigador, Delegado, Médico Legista e Perito Criminal, com remunerações iniciais entre R$ 5.332,62 e R$ 14.931,31.
O concurso está sendo organizado pela FGV e, ao todo, foram 74.697 inscritos. Os locais de prova já estão disponíveis no site da banca!
Pensando em ajudar você a se preparar para as provas, nossos professores especialistas elaboraram, de acordo com o conteúdo programático, dicas do que poderá ser objeto de cobrança na prova de Investigador.
Continue lendo e confira ou baixe as dicas e boa prova!
Faça o download das dicas para o Concurso Polícia Civil MG aqui!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
1. Direito Constitucional – Gustavo Brígido
No estudo da Organização do Estado, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis.
2. Informática Básica – Fabrício Melo
Dica 1. O CSV é um formato de arquivo texto que armazena os dados de forma tabelada. Os valores são separados por um delimitador que, por padrão do formato, é a vírgula, mas no sistema pode ser configurado para um outro delimitador, conforme a necessidade.
Dica 2. Versalete são caracteres maiúsculos com as mesmas dimensões de caracteres minúsculos.
Dica 3. Caracteres curingas no Word:
* – corresponde a qualquer número de caracteres. Você pode usar o asterisco (*) em qualquer lugar de uma cadeia de caracteres;
? – corresponde a uma única letra do alfabeto em uma posição específica.
Dica 1. O uso de drogas não foi descriminalizado no país, nem o de maconha legalizado.
Dica 2. As medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha independem de ação penal, tipificação do crime, ocorrência policial ou inquérito.
Dica 3. Ocultar arma de fogo de uso permitido, ainda que na residência, configura porte de arma de fogo.
4. Lei Orgânica da PCMG – Vandré Silvano
Nível: a posição do servidor no escalonamento VERTICAL dentro da mesma carreira/grau; e, a posição do servidor no escalonamento HORIZONTAL no mesmo nível de determinada carreira. Durante a licença por saúde, o policial não pode exercer outra atividade remunerada.
5. Direito Administrativo – Gustavo Scatolino
Em caso de inobservância do seu dever específico de proteção previsto no art. 5º, inciso XLIX, da Constituição Federal, o Estado é responsável pela morte de detento.
6. Direitos Humanos – Alice Rocha
Art. 5º, § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
Tratados aprovados com quórum de emenda constitucional:
- Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo (2007);
- Tratado de Marraqueche – facilita o acesso a obras publicadas a pessoas com deficiência visual (2013);
- Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância (2013).
7. Direito Penal – Geral – Érico Palazzo
O Código Penal adota a teoria da atividade, no que concerne ao tempo do crime, e a teoria da ubiquidade (ou mista), em relação ao lugar do crime.
8. Direito Processual Penal – Érico Palazzo
Muita atenção! De acordo com o STF, a competência do juiz das garantias cessa com o oferecimento da denúncia. Logo, o juiz da instrução é quem deve decidir pelo recebimento ou pela rejeição da denúncia.
9. Direito Penal – Especial – Felipe Leal
Com a entrada em vigor da Lei n. 14.994/2024, o crime de feminicídio tornou-se autônomo (art. 121-A), com pena de reclusão de 20 (vinte) a 40 (quarenta) anos, considerando-se que há razões da condição do sexo feminino quando o crime envolve não apenas violência doméstica e familiar, como também o menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
10. Criminologia – Mariana Barreiras
A classificação dos criminosos é típica do positivismo. As principais categorias de criminosos, segundo os autores, são as seguintes:
- Lombroso: nato, louco, ocasional e passional;
- Ferri: nato, louco, ocasional, passional e habitual;
- Garofalo: assassino, violento, ímprobo e lascivo.
11. Gramática – Elias Santana
Sempre comece a prova pelo reconhecimento das questões (gramática e texto) e resolvendo, primeiro, as de gramática. Essa banca adora assunto como adjuntos e complementos nominais. Para tanto, lembre-se de observar se há termo ligado a substantivo, se o substantivo é concreto ou abstrato e se a semântica é de agente ou paciente. Faça o reconhecimento de voz passiva (lembre-se: apassivar significa transformar o objeto direto em sujeito paciente).
Mais uma dica: quando a banca pedir uma oração reduzida, o verbo deve estar no infinitivo, particípio ou gerúndio; se o pedido for por uma oração desenvolvida, o verbo deverá estar conjugado.
12. Texto – Elias Santana
Muitas questões de texto da FGV versam sobre relações de causa e consequência. Nunca se esqueça de que causa e consequência precisam ser fatos (e não hipóteses ou condições). Além disso, a causa necessariamente deve ocorrer antes da consequência. Em questões sobre pressupostos e subentendidos, tome bastante cuidado: você deve inferir aquilo que não está dito no texto, mas está nas entrelinhas, SEM FAZER EXTRAPOLAÇÕES baseadas no que você pensa acerca do que está lendo. Tendo esses dois pontos de atenção, você já consegue fazer muito numa prova da FGV.
13. Medicina Legal – Francisco Helmer
Enforcamento é a constrição do pescoço por um laço acionado passivamente pelo peso do corpo da vítima. No estrangulamento, o laço é acionado ativamente por uma força externa. A esganadura é a ação das mãos do agressor. Sobre a causa jurídica, o enforcamento com suspensão incompleta (pés tocando o solo) pode ser suicida. Já a esganadura, é SEMPRE homicida.
14. Raciocínio Lógico-Matemático – Sérgio Carvalho
Atenção: para negar o conectivo OU, negam-se as duas partes da Disjunção, e troca-se o conectivo OU pelo conectivo E.
15. Noções de Estatísticas – Sérgio Carvalho
Cuidado com a pegadinha “número de RG ou de CPF”. Embora sejam valores numéricos, não indicam quantidade, sendo, portanto, variáveis qualitativas.
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online