Baixe o material de estudo
“Eu não posso parar, esse é o meu sonho”. Com esta frase, a professora Daliane Silvério foi capaz de se motivar depois de uma das reprovações mais duras da sua vida: a reprovação no Concurso Senado de 2008.
A partir daquele momento, foram muitos períodos de estudo e dedicação até que, em 2012, ela pôde presenciar o seu sonho transformar-se realidade com a conquista do cargo de Arquivista do Senado Federal, que exerce até hoje.
Posteriormente, por meio de um processo seletivo interno, ela também se tornou Diretora da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação.
De 16 anos para cá, quando deu início à sua carreira também nas salas de aula, Daliane Silvério vêm auxiliando alunos e concurseiros de todo o Brasil a tornarem os seus próprios sonhos uma realidade!
Na entrevista de hoje do “Conheça o Seu Professor”, conheça mais detalhes sobre a jornada pessoal, acadêmica e profissional da professora!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Natural do interior de Goiás, Daliane Silvério e a família se mudaram para Brasília quando ela ainda era bebê. Na nova cidade, os seus pais esperavam conquistar uma vida melhor para ela e para o irmão.
Desde sempre investindo muito no futuro dos filhos, buscaram oferecer a melhor educação, acreditando que aquele seria o caminho para a mudança efetiva de vida.
De fato, Daliane Silvério recorda-se como a avó ressaltava a importância do estudo para ela e para o irmão.
Dessa forma, ela sempre foi uma aluna muito esforçada, ingressando de primeira na Universidade de Brasília para o curso de Arquivologia.
Nesta graduação, Daliane Silvério encontrou-se imediatamente e, depois de conquistar o seu diploma, começou a sonhar com o cargo público.
Com o sonho de ser aprovada no Senado, ela realizou uma série de outras provas, dentre as quais conquistou aprovações e reprovações.
De fato, a aprovação no cargo dos sonhos não foi de primeira. Daliane Silvério prestou o certame pela primeira vez em 2008, mas foi reprovada por uma questão de Língua Inglesa.
Nunca desistindo, contudo, apesar de todas as dificuldades e desafios do caminho, em 2012 ela realizou o certame novamente e dessa vez foi aprovada!
Com toda a sua experiência, tanto como concurseira, como profissional da área de Arquivologia e como professora, Daline Silvério ministra aulas com muita didática, leveza e relevância, auxiliando alunos e alunas de todo o Brasil!
Confira a entrevista completa realizada com a professora!
Questões pessoais – Professora Daliane Silvério
Além de exercer o cargo público e ministrar aulas, outra grande paixão da professora Daliane Silvério é o trabalho voluntário.
Em virtude dessa vocação, ela atua em uma instituição de amparo a dependentes químicos.
Já tendo realizado o curso de Psicanálise, ela compartilha que o próximo objetivo é a graduação em Psicologia, para poder melhor auxiliar as pessoas por meio da ação voluntária.
Conheça abaixo mais curiosidades sobre a professora!
1. Qual é a sua naturalidade?
Ceres/GO.
2. Quantos anos você tem?
41 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Gosto de dançar, inclusive já fiz aulas de dança do ventre. Gosto de livros relacionados ao comportamento humano. Leio muito sobre cura interior.
Adoro música! Pra dançar forró/sertanejo; pra relaxar, músicas católicas. Além da paixão por Arquivologia, tenho muita sede de conhecimento sobre comportamento humano.
Em virtude disso, cursei Psicanálise e pretendo cursar Psicologia. Não para mudar de profissão, mas para atuar voluntariamente cuidando das pessoas carentes.
Já sou voluntária em uma instituição que trata, gratuitamente, de dependentes químicos, mas minha atuação não é na área da saúde.
Sendo assim, a Psicologia e a Psicanálise vão me permitir ajudar ainda mais as pessoas e suas famílias que passam por essa instituição
4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!
Depois de uma aula, eu sempre retorno pra casa leve, cheia de energia e muito feliz! Em casa, todos notam e comentam sobre como me faz bem ministrar aulas!
Questões sobre trabalho e estudos – Professora Daliane Silvério
Graduada em Arquivologia pela UnB, a professora Daliane Silvério está em constante crescimento acadêmico, já tendo finalizado 3 especializações.
Além disso, atualmente ela realiza o curso de Gestão Pública na Gran Faculdade.
Confira abaixo mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional do professor!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Sou Arquivista do Senado Federal. Há 6 anos, exerço a função de Diretora da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
A minha profissão me escolheu! Sou extremamente realizada!
3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou Graduada em Arquivologia pela UnB. Tenho especializações em Gestão Eletrônica de Documentos, Biblioteconomia e Psicanálise Contemporânea. Atualmente, curso Gestão Pública no Gran.
4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Como sempre fiz 2 estágios durante o dia e a graduação à noite, só pude iniciar os estudos para concurso quando me formei. Perto de formar, tive muito medo de ficar sem trabalho.
No entanto, consegui pegar um projeto e nele fiquei até ser nomeada no primeiro concurso que fui aprovada.
Atualmente, meu trabalho é desafiador: gerencio cerca de 200 pessoas e 8 grandes áreas diferentes.
Isso exige bastante de mim, pois termino uma reunião de um assunto (ex: LGPD) e, na sequência, a próxima reunião é sobre outro tema totalmente diferente (Arquivo ou tradução, ou museu, etc…).
5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Sim! Ser Arquivista do Senado Federal foi e continua sendo a maior e melhor sensação, no âmbito profissional!
Não tem como descrever o sentimento! Sou muito feliz! No trabalho sinto alegria e orgulho do que é feito, estou sempre disposta e cheia de vontade de contribuir com a instituição.
6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Focar no motivo pelo qual eu queria tanto ser servidora: cuidar dos meus pais, para que tivessem “uma velhice” sem ter que continuar trabalhando pesado.
7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Português, Direito Constitucional e Informática.
8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Direito Administrativo
9. Você tem alguma mania durante os estudos?
Criar frases engraçadas para não esquecer o conteúdo
10. Como você se tornou professor(a)?
Em 2008, tive que ministrar aula em um cursinho para ajudar meu irmão, que já era professo. Ele tinha marcado 2 aulas em instituições diferentes, no mesmo dia, na véspera de um certame. Fui apenas porque era meu irmão que precisava de mim.
Ao final da aula, os alunos gostaram e o cursinho me convidou para continuar ministrando aulas. De lá pra cá, eu nunca parei. Eu me descobri nessa profissão.
11. Há quanto tempo você dá aulas?
16 anos.
12. O que você mais gosta em ser professor?
Saber que faço diferença na vida das pessoas, que meu conhecimento é capaz de transformar a realidade de muitos, como a minha foi transformada.
13. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Arquivologia.
14. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Pensava no futuro que queria dar aos meus pais.
15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Quando me tornei servidora, propus ao meu irmão (que já era servidor) que faríamos ao menos uma viagem por ano com nossos pais. Assim fizemos e ainda fazemos.
Meus pais viajaram de avião e conheceram a praia! Foi demais! Levei mamãe para conhecer Miami Beach (sonho dela) e também a Disney (papai não quis ir).
Compramos uma casa para nossos pais num bairro bem seguro e valorizado, saindo de uma cidade satélite que já não nos dava tanta segurança. Nessa casa tem até piscina e sauna.
Construí minha casa do jeito que eu queria. Fiz viagens para o exterior, conhecendo lugares que sonhava conhecer. Posso dar às minhas filhas melhores condições de vida que eu tive.
16. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?
Acredite em você! Estudar, mas não acreditar no seu potencial, não te fará alcançar seus sonhos! Acredite e não se compare! Cada um tem sua história.
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Daliane Silvério participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!
Comece a estudar com o Gran!
Quer conhecer ainda mais sobre a história da professora Daliane Silvério? Confira abaixo a entrevista em vídeo!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!
Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online