Apostilas em PDF – Conheça o seu Professor: Leonardo Vasconcelos!

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Para Leonardo Vasconcelos, ser professor e ingressar na carreira militar eram vocações e objetivos com os quais sonhava desde criança.

Dessa forma, logo que foi possível, ele iniciou o seu caminho nas duas trajetórias, tornando-se professor aos 17 anos e militar aos 19.

No entanto, até que pudesse dizer estar realizado profissionalmente, foi preciso que o professor Leonardo Vasconcelos vencesse uma série de desafios: reprovações em provas de concursos, rotinas de conciliações, distância da família, dentre outros.

Sem nunca desanimar, ele conquistou o cargo que exerce hoje no Exército Brasileiro, é referência no mundo da docência, auxiliando milhares de concurseiros e concurseiras de todo o país a tornarem os seus sonhos uma realidade e conseguiu construir a sua família, sendo pai de duas filhas.

Neste conteúdo, o professor Leonardo Vasconcelos compartilhou mais detalhes sobre a sua incrível trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Venha conferir!

Logo do WhatsApp
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

De acordo com o professor Leonardo Vasconcelos, é importante sempre manter os sonhos vivos e esforçar-se para torná-los uma realidade.

Ele, afinal de contas, é um exemplo que com muito esforço e dedicação, os seus sonhos podem se concretizar!

Tendo não apenas uma ampla experiência como concurseiro, Leonardo Vasconcelos também tem um grande amor pelos estudos, até hoje!

Sempre em busca de atualização e aprofundamento, ele traz para as suas aulas toda a relevância teórica e necessária para aprimorar ao máximo o conhecimento dos seus alunos.

Então, já sabe: se vai estudar informática e TI para concursos, as aulas do professor Leonardo Vasconcelos são uma excelente escolha!

Abaixo, confira a entrevista detalhada realizada com o professor!

Questões pessoais – Professor Leonardo Vasconcelos

Você sabia que o professor Leonardo Vasconcelos participou de uma missão de paz pela ONU no Haiti em 2009?

Conheça mais curiosidades abaixo!

1. Qual é a sua naturalidade?

Sou carioca. Nasci no Rio de Janeiro/RJ, onde morei até 2006, quando tinha 24 anos. Então, fui transferido para Campinas/SP, onde morei até 2011, quando consegui minha transferência de volta para o RJ. Permaneci lá até 2021, ano em que fui transferido para Brasília, onde moro desde então.

2. Quantos anos você tem?

Tenho 42 anos. Faço aniversário no dia 1º de Dezembro e nasci no ano de 1982.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Adoro ver filmes, andar de bicicleta, praticar esportes radicais e atirar. Gosto muito de ouvir músicas em shows, mas, em casa, prefiro um filme.

Quer saber uma curiosidade? Você vai me encontrar em lugares mais comuns, como em uma feira tomando um caldo de cana e comendo um pastel.

4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!

Sempre falo que gosto ensinar desde pequeno! Tanto que, aos 17 anos, era professor e uma das minhas primeiras turmas foi de um grupo de jovens com mais de 65 anos, com o objetivo de ensinar a usar o computador. Isso mesmo! Foi a minha melhor turma, com a qual mantenho amizade até hoje!

Questões sobre trabalho e estudos – Professor Leonardo Vasconcelos

Além da formação em Tecnologia da Informática pela UNICAMP, o professor Leonardo Vasconcelos é Bacharel em Engenharia Civil pela UNESA e tem Licenciatura em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo IFES.

Além disso, o professor ainda concluiu duas pós-graduações e, atualmente, realiza uma pós-graduação em Defesa Cibernética, está estudando idiomas (espanhol e inglês) e fazendo cursos na área de Inteligência Artificial.

Ufa! Deu pra perceber que o professor Leonardo Vasconcelos é mesmo apaixonado por conhecimento, não é mesmo?

Na seção abaixo, ele contou um pouco mais sobre as suas experiências acadêmicas e profissionais!

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Desde pequeno, eu sonhava em ser militar. Por conta disso, aos 19 anos, fui servir na Força Aérea.

Em 2005, passei no concurso para a Polícia Militar do Rio de Janeiro e ingressei no Curso de Formação de Soldados da PMERJ. Fiquei alguns dias e, depois, saí para entrar no Exército Brasileiro, onde estou até hoje.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Apesar de ter passado em outros concursos públicos, como os do IBGE, para Professor de Duque de Caxias e para Professor do Colégio Militar, meu coração ainda bate forte pelo Exército Brasileiro, onde tive a oportunidade de estudar e crescer dentro da Força.

3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Eu amo estudar, sempre estou me aperfeiçoando ou fazendo cursos.

Sou Formado em Tecnologia da Informática pela UNICAMP, Bacharel em Engenharia Civil pela UNESA e tenho Licenciatura em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo IFES.

Fiz duas pós-graduações, uma em “Mídias para Educação” e a outra em “Docência na Educação Profissional e Tecnológica”.

Mais algumas curiosidades: estou realizando uma pós em Defesa Cibernética, estudando idiomas (espanhol e inglês) e fazendo cursos na área de Inteligência Artificial. Penso que conhecimento nunca é demais!

4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

O maior desafio na minha carreira foi a distância da família.

Quando fui morar em Campinas, estava noivo e, no primeiro momento, combinei com minha noiva que iria começar a trabalhar em Campinas e logo montaria uma casa para morarmos juntos. Entretanto, a vida lá era lá era muito cara. Então, combinamos de juntar o dinheiro de um ano de salário e, depois disso, montara nossa casa.

Neste período eu viajava todo final de semana, dirigindo 500km de Campinas até o Rio e mais 500 Km do Rio para Campinas. Quando conseguimos juntar o dinheiro para nos casarmos e morar juntos, ela passou no concurso do Município do Rio de Janeiro e aí foram longos quase 6 anos de viagens.

Um outro desafio foi eu ter tido a oportunidade de participar de uma missão de paz pela ONU no Haiti em 2009. No entanto, o maior problema, além da distância, foi ter acontecido um terremoto que matou mais de 250 mil pessoas e eu estava lá. Pude ajudar muitas pessoas.

5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Acho que nunca devemos parar de ter sonhos. Penso que ainda estou no Exército, pois me permitiu estudar e crescer profissionalmente.

Trabalho na área de Segurança da Informação dentro do Exército Brasileiro. Sei que nem sempre trabalhamos com o que gostamos, mas digo: eu amo lecionar.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Nunca desistir dos meus sonhos, mesmo que precise reiniciar. Continuar a estudar e fazer o melhor para sempre melhorar.

7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Até hoje eu me acho meio autodidata quando gosto do assunto. Se eu disser que fiz a faculdade de Engenharia Civil sem ter mais de 100 páginas escritas no caderno você acreditaria?! Pois é! Amo números e lógica.

8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Eu sempre fui bom nas matérias de exatas e péssimo em História e Geografia. Com o tempo, aprendi um método de estudo que me fez melhorar: estudar mais o que tenho dificuldade com exercícios como serão cobrados em provas, Este é o segredo!

9. Você tem alguma mania nos estudos?

Eu só consigo estudar com barulho de uma televisão, mesmo que não esteja passando nada!

10. Como você se tornou professor(a)?.

Eu comecei a lecionar para concurso público em 2006, com um convite de um professor da faculdade.

Em 2012, quando retornei para o RJ, encontrei um amigo na cantina do quartel que dava aula de matemática para concursos e perguntei a ele se ele podia me indicar.

Recomecei em um projeto social para pessoas em vulnerabilidade dentro de uma. Tive sorte: um dos primeiros concursos foi o DEPEN RJ e tive muitos aprovados.

Com isso, outros amigos professores me indicaram para diversos cursos e tive a oportunidade de fazer diversas matérias para grandes canais e trabalhar em um dos maiores cursos presenciais do RJ.

Quando fui morar em Brasília, o meu sonho era trabalhar para o Gran e aqui estou, podendo ajudar a diversos alunos nossos a conquistarem seus sonhos.

11. Há quanto tempo você dá aulas?

Comecei a lecionar aos 17 anos e estou com 42, então lá se vão 25 anos. Sempre tento renovar e inovar pra entregar ao meu aluno o melhor para ele.

12. O que você mais gosta em ser professor?

O melhor é o reconhecimento que fiz parte da vida do aluno e que pude ajudá-lo no seu crescimento. Eu me dedico ao máximo para estarmos juntos, pois juntos somos mais fortes.

13. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Informática e TI.

14. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Cada dia é um dia! Se naquele dia não está disposto a fazer questões, ouça áudio. Não quer ouvir? Leia. Não quer ler? Arrume uma maneira de colocar seu objetivo como principal. E, se um dia falhar, faça o dobro para recuperar.

15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Vim de um família humilde, na qual meus pais se separaram quando eu tinha 12 anos. Tive que cuidar de minha irmã que tinha 7 anos enquanto minha mãe trabalhava.

Quando consegui um bom emprego, a distância me separava de minha atual esposa, na época, noiva.

Mas nada disso me fez desistir de sonhar e querer mais. Hoje vivo com minha esposa e duas filhas e tento sempre dar o melhor exemplo e conselho para elas se tornarem ainda melhores.

16. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?

Se pudesse voltar no tempo eu diria ao Leonardo de 14 anos: não desista da sua primeira prova, pois ficou faltando 1 questão.

Sim, eu fiz a prova da EPCAR e estava em 2º colocado do concurso. No entanto, fui desclassificado por 1 questão em inglês. Isso quase me fez desistir da carreira militar com que tanto sonhava.

Às vezes não será na primeira tentativa, nem na segunda. No entanto, quando você aprender a maneira correta de estudar, a sua maneira correta de estudar, tudo vai dar certo!

Em 2004 fiz 10 provas e passei em 9: só não passei na que eu queria, rsrs! Mas Deus sabe o que faz.

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Leonardo Vasconcelos participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!

Comece a estudar com o Gran!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!

Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Conheça o seu Professor: Leonardo Vasconcelos!



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile