Baixe o material de estudo
Quando começou a estudar para concursos públicos, Marcos Henrique estava no final da adolescência, tinha acabado de receber a notícia de que se tornaria pai, trabalhava de segunda a segunda numa loja de R$ 1,99, dava aulas e fazia diárias de limpeza para complementar a renda.
Apesar da rotina extremamente ocupada, ele sabia que o estudo era o caminho capaz de mudar a sua vida para sempre: e assim ele seguiu! A primeira aprovação veio aos 18 anos e foi para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
Desde então, Marcos Henrique não parou mais, conquistando a aprovação no Banco do Brasil e, recentemente, no Concurso do Senado Federal como Analista de Processos Legislativos.
Além das conquistas no mundo dos concursos públicos, Marcos Henrique também fez história como professor, já totalizando mais de 20 anos em salas de aula!
Tornando os seus sonhos realidade por meio de muito esforço e dedicação, Marcos Henrique hoje auxilia concurseiros de todo o Brasil a fazerem o mesmo!
Conversamos com o professor Marcos Henrique para conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Venha conferir!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Conhecido carinhosamente pelos alunos como professor Marquinhos, Marcos Henrique sempre traz muito alto astral e motivação para as suas aulas, refletindo o seu amor e vocação pela carreira do magistério.
Aqui no Gran, Marcos Henrique leciona aulas de Direito Constitucional, além de atuar também como mentor para concursos públicos por meio do GranXperts!
Confira a entrevista na íntegra abaixo!
Questões pessoais – Professor Marcos Henrique
Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Areal: foram muitos os locais onde Marcos Henrique e a sua família residiram ao longo da sua infância.
Sempre muito trabalhadores, mas de origens humildes, os pais de Marcos Henrique recordam como chegaram a morar em uma casa de 35m², com 5 pessoas e divisórias entre os cômodos de cortinas.
Contudo, em entrevista, eles também recordam como Marcos Henrique foi, desde cedo, uma criança muito determinada e inteligente.
Muito ligado à família e um pai dedicado, o professor Marcos Henrique, em seus momentos livres, aprecia muito o tempo de qualidade com seus entes queridos.
Ficou curioso para conhecer mais curiosidades sobre ele? Descubra abaixo!
1. Qual é a sua naturalidade?
Nasci, cresci e vivo em Brasília. A maior parte da minha vida foi na periferia. Apenas após me casar, aos 27 anos, que consegui morar em “um bairro” (uma cidade satélite) melhor.
2. Quantos anos você tem?
37.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Gosto muito de fazer churrasco, treinar crossfit e ficar com tempo livre, batendo papo com amigos e com a minha filha. Com o passar do tempo, passei a dar valor ao tempo de qualidade. Pode ser em um parque, um restaurante, uma festa. A companhia me preenche.
4. Compartilhe uma curiosidade aleatória sobre você
Uma curiosidade sobre mim: meu presente de aniversário do meu pai, quando fiz 8 anos, foi uma caixinha de engraxate. Mas esse não foi meu primeiro ofício, pois, antes disso, eu já fazia uns bicos como cobrador de um ônibus que meu pai dirigia. Detalhe: era um ônibus pirata.
Além disso, já fui empacotador de mercado, diarista, fui pai solo aos 19. Formei-me, no ensino médio, em escola pública. Por isso que eu sempre digo aos meus alunos: “Se eu passei no Senado, qualquer um(a) passa.”
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Marcos Henrique
A primeira aprovação do professor Marcos Henrique chegou aos 18 anos, sucedida pela aprovação no Banco do Brasil, oportunidade que trouxe condições para que pudesse estruturar melhor a sua vida.
Por lá Marcos Henrique seguiu por 15 anos até que seu próximo sonho surgiu: ser servidor do Legislativo.
Começando a sonhar com essa conquista em 2005, Marcos Henrique dedicou-se, atravessando momentos desafiadores, de cansaço e provação.
No entanto, a sonhada recompensa chegou e, com a sua nomeação no Senado Federal prevista, Marcos Henrique pode dizer com todo o orgulho do mundo: Deu certo!
Saiba mais sobre detalhes sobre a sua trajetória profissional!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Fui aprovado em alguns concursos. Fui do Banco do Brasil por mais de 15 anos. Lá, fui Escriturário, Caixa, Gerente. Cheguei a Analista Sênior. Pedi demissão, mesmo antes da minha nomeação no Senado Federal, para realizar um sonho decenário: morar fora do Brasil.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Esse sonho surgiu em 2005. Quando saiu o concurso da Câmara dos Deputados, um amigo meu à época, que tinha sido aprovado no MPU, na PRF e no TCU, disse que a Câmara era muito para ele.
Isso me chamou muito a atenção, pois nunca achei que algo não fosse para mim. Ali nasceu o sonho de ser servidor do Legislativo.
Apenas em 2023, consegui minha aprovação para Analista de Processo Legislativo do Senado Federal. Ao longo da jornada, eu olhava para trás e não me permitia desistir desse meu sonho.
3. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Ainda não trabalho, pois minha nomeação está prevista para outubro de 2024 e estou escrevendo este texto em maio do mesmo ano.
Até minha nomeação, morarei com minha família no Canadá, já que, certo da minha nomeação, pedi demissão do Banco do Brasil para a realização desse sonho, que só está sendo possível por causa da aprovação.
4. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Saber minha deficiências e trabalhar nelas. Para descobri-las, fazia exercícios à exaustão (+ de 20.000). Para preenchê-las, revisava, fazia mapas mentais e montava um material de revisão semanal. Água mole, pedra dura. Uma hora aquele Regimento Interno do Senado entra na cabeça.
5. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Depois de ser aluno da UNB em dois diferentes momentos, fazer 8 cursos em 9 faculdades distintas, consegui terminar a minha primeira, na área de Administração, online.
Depois disso, fiz pós-graduações em Direito Legislativo, Constitucional e Administrativo. Iniciei um mestrado pela Câmara dos Deputados, mas teve que ser interrompido para realizar o sonho da aprovação no Legislativo.
6. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Senta que lá vem história:
- Meu afastamento da minha filha adolescente: esta foi a minha maior dor ao longo da jornada. Talvez tenha sido, também, meu maior combustível.
- No ano do concurso, meu pai passou meses em UTI e internações de hospitais, amputou 7 dedos dos pés, um a um. .
Vou listar apenas esses principais, para a história não ficar triste.
7. Como você se tornou professor?
Sou professor desde o meu ensino médio, quando eu dava aulas para substituir os professores da rede pública que faltavam.
Minha esposa foi minha colega de sala e minha aluna no ensino médio. De lá para cá, passei a gostar cada vez mais da sala de aula.
8. Há quanto tempo você dá aulas?
Há mais de 20 anos, contando as substituições dos professores no ensino médio.
9. O que você mais gosta em ser professor?
Saber que eu posso transformar a realidade das pessoas por meio da educação. Meu pai tem a quarta série. Minha mãe se aposentou em um trabalho na Embrapa de nível fundamental.
Não fossem os estudos, eu seria ninguém. Meu maior prazer é saber que posso ajudar outras pessoas a mudarem de vida.
10. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Direito Constitucional. Também sou mentor para concursos.
11. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Direito Administrativo, sem sombra de dúvidas.
12. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Direito Constitucional, Português e Raciocínio Lógico.
13. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?
Explicar para mim mesmo, gesticulando. Quando percebo que há alguém me olhando, quando estou falando comigo mesmo, fico com vergonha.
14. O que você faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Olhava para a minha conta bancária e para todos os sonhos que eu pregava na minha baia de estudos.
15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Ver o meu nome no Diário Oficial. Dá vontade de gritar para o mundo: Deu certo!
16. Qual dica você daria para si mesmo quando começou?
Vai com medo mesmo! Não recomece. Continue de onde parou mesmo. Não deixe sua insegurança, tampouco sua arrogância, te afastar do seu objetivo. Tenha humildade para se manter bom no que já sabe e para estudar aquilo que não sabe.
Conheça mais sobre o Professor Marcos Henrique: entrevista em vídeo
Venha conhecer ainda mais sobre o professor Marcos Henrique no depoimento em vídeo abaixo!
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Marcos Henrique participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!
Conheça o GranXperts!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Concursos Abertos
Concursos 2024
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Telegram
Fonte: Gran Cursos Online