Baixe o material de estudo
O início do mês e do ano é um ótimo momento para estudar e organizar suas finanças pessoais. Mas com tantas notícias sobre finanças pessoais e cada pessoa dando dicas diferentes, fica difícil saber o que colocar em prática mesmo. Não é?
Por isso, reunimos neste artigo tudo para facilitar sua gestão. Seja para organizar as contas e sair do vermelho, seja para investir nos seus sonhos e objetivos para o ano ou qualquer outro motivo, confira a seguir dicas de aplicativos, livros e ferramentas para ter um maior controle de finanças pessoais.
Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:
- Qual é a importância das finanças pessoais?
- Como organizar as finanças pessoais?
- 3 livros sobre finanças pessoais
- Qual o melhor app de finanças pessoais?
- Curso de finanças pessoais: quando fazer?
- Planilha de finanças pessoais
- Aproveite as vantagens da Gran Faculdade!
Outras notícias em destaque:
Qual é a importância das finanças pessoais?
Ter uma boa gestão das finanças pessoais é fundamental para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Afinal, com organização financeira é possível identificar para onde vai seu dinheiro e distribuir melhor sua renda para conquistar seus objetivos. Isso tanto de maneira individual, quanto com casais e famílias.
A gestão de finanças pessoais pode colaborar para que a pessoa possa:
- Quitar contas e sair do vermelho;
- Ter dinheiro para atividades de lazer e hobbies;
- Identificar gastos desnecessários;
- Investir em sonhos, objetivos e metas;
- Ter mais estabilidade para lidar de maneira mais tranquila com imprevistos como acidentes, problemas de saúde, falecimento familiar, etc.
Para isso, buscar dicas, cursos, técnicas e conteúdos sobre educação financeira e controle de finanças pessoais é uma boa ideia. Principalmente no início do ano, quando costumamos planejar novos objetivos.
Como organizar as finanças pessoais?
Sim, agora você já sabe sobre a importância das finanças pessoais, mas como organizar as suas?
Há diversas técnicas, ferramentas, aplicativos, livros, podcasts, etc. voltados para a educação financeira. Além de cursos para entender desde o básico até o conhecimento técnico voltado para quem deseja atuar profissionalmente na área.
Por isso, o primeiro passo para iniciar a organização das suas finanças é identificar seu perfil e como está sua saúde financeira no momento. Você recebe o suficiente para pagar as contas todo mês? Se planeja de vez em quando? Gasta mais do que ganha e não sai do vermelho? Está investindo sem saber no quê?
Depois desse início, comece a desenhar melhor sua situação financeira atual e onde quer chegar:
- Liste todas as suas entradas financeiras e categorias: salário, benefícios (transporte, alimentação, refeição, auxílio combustível, etc.), pensão, pagamentos pontuais ou extras;
- Depois disso, faça o mesmo com todas as contas e gastos mensais separando por categorias essenciais, como moradia, alimentação, saúde, transporte e educação, e não essenciais;
- Faça uma média dos últimos 6 meses a 1 ano para ter uma ideia da sua estabilidade nesse perfil: será que em todo mês de janeiro você se endivida? Mas nos outros meses sobra algum valor que possa ser direcionado para cobrir esse mês de maior gasto?
- Desenhe também quais as suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso vai te ajudar a entender quanto do seu orçamento deve ser destinado para gastos essenciais e como você pode separar o restante do valor com gastos não essenciais e objetivos de vida.
Para planejamentos de casal ou família, é válido que todas as pessoas façam sua gestão de finanças pessoais tanto de forma individual quanto de forma conjunta. Dessa forma, é possível realizar objetivos pessoais e de família.
Depois do conhecimento básico, você pode se aprofundar com novos conteúdos e até consultorias financeiras (no banco ou externas) para identificar quais os investimentos mais adequados para seu orçamento e planos.
Nesse caso, cuidado com golpes e gurus da internet. Busque profissionais devidamente qualificados para te auxiliar.
3 livros sobre finanças pessoais
Como vimos, apesar de ser um processo simples, organizar o orçamento e planos envolve diversas etapas e envolve muita organização. Por isso, pode acabar sendo difícil e neste tópico e nos tópicos a seguir veremos livros, aplicativos e cursos que podem te ajudar.
Entre os livros, alguns que podem te ajudar no início da gestão financeira são:
- “Como organizar sua vida financeira”, Gustavo Cerbasi (2015);
- “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, Nathalia Arcuri (edição atualizada – 2020);
- “Orçamento sem falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro”, Nath Finanças (2021).
Além disso, Gustavo Cerbasi, Nathalia Arcuri e Nath Finanças são pessoas que desenvolvem muitos conteúdos ricos em suas redes sociais e plataformas digitais ensinando sobre educação financeira.
Por isso, se você prefere esse formato, vale a pena conferir esses perfis.
Qual o melhor app de finanças pessoais?
Como estamos com o celular o tempo todo, nada melhor que usar aplicativos e ferramentas digitais para melhorar a organização e gestão financeira, não é?
Por isso, vale a pena avaliar qual o melhor app de finanças pessoais. No entanto, essa questão não é tão simples, já que há pessoas de diferentes perfis e conhecimentos sobre o tema.
Então, confira alguns aplicativos de finanças pessoais (disponíveis para Android e IOS) para baixar, testar e avaliar qual o que você gosta mais:
- Organizze;
- Mobills;
- Wisecash.
Cada aplicativo possui funcionalidades específicas e versões gratuitas e pagas para diferentes serviços. Geralmente, as funções gratuitas incluem:
- Registros de receitas e despesas;
- Categorização das entradas e saídas;
- Caso faça a sincronização com sua conta: monitoramento de saldo e extrato;
- Avisos para pagamentos de contas;
- Relatórios (na maioria das vezes esse recurso é pago).
Esses recursos são muito bons, pois você pode reunir informações de diversos bancos, cartões e contas em um único lugar. O que ajuda muito no controle de finanças pessoais.
Curso de finanças pessoais: quando fazer?
Finanças pessoais é um tema importante para todas as pessoas, mas algumas gostam e tem habilidade para isso. Por isso, se você se interessa pela área pode buscar um curso para se qualificar.
Dessa forma, além de ter maior conhecimento técnico para sua gestão de finanças pessoais, você pode até trabalhar profissionalmente para outras pessoas ou empresas (neste caso, com finanças corporativas).
Planilha de finanças pessoais
Outra boa opção para ajudar você a ter controle financeiro é colocar seus gastos e receitas em uma planilha de finanças pessoais. Caso não tenha muita afinidade com planilhas, você pode buscar por um modelo pronto online.
Caso use um modelo, você pode adaptar linhas e colunas de acordo com o que faz mais sentido para a sua realidade.
- Pense nas suas categorias para entradas e saídas financeiras;
- Aproveite as automatizações de soma e subtração das planilhas, assim fica mais fácil do que fazer as contas manualmente;
- Caso não consiga, use os modelos para se inspirar e criar uma tabela ou lista em um caderno ou no celular.
Aproveite as vantagens da Gran Faculdade!
Se você quer se qualificar para trabalhar com gestão de finanças pessoais, a Gran Faculdade conta com cursos EAD de Gestão Financeira, Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas.
Por outro lado, se você quer organizar suas finanças pessoais para realizar o sonho do diploma de nível superior, a Gran Faculdade pode te ajudar com:
- Mensalidades acessíveis que cabem no seu bolso;
- Cupons de desconto com valores fixos ao longo de todo o curso;
- Cursos de graduação e pós-graduação 100% EAD com calendários flexíveis que se adaptam totalmente à sua rotina.
Dessa forma, você estuda de onde estiver, de acordo com seu tempo e rotina.
Tudo isso sem abrir mão da qualidade, afinal, a Gran Faculdade é uma instituição reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação.
Confira nossos cursos, aproveite os descontos no site, faça sua matrícula e comece hoje mesmo sua graduação com o Gran.
Nossos cursos
Dessa forma, você conquista seu diploma e aproveita oportunidades de emprego com melhores remunerações no setor público ou privado e mantém uma maior estabilidade para suas finanças pessoais!
Fonte: Gran Cursos Online