Apostilas em PDF – Fases da criação de um objeto

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Vamos estudar o processo de criação de um objeto em programação orientada a objetos: declaração da variável-objeto, instanciação da classe e inicialização dos dados do objeto. Esses três passos garantem que o objeto seja criado de forma estruturada e funcional no programa. Vamos destrinchar e entender cada fase neste artigo.

Figura 1: Fases da criação de um objeto.

A declaração da variável-objeto é a etapa de definição da variável-objeto para referenciar um novo objeto. Neste momento não se pode utilizar o objeto, pois o objeto ainda não foi criado.

A primeira etapa na criação de um objeto é a declaração da variável-objeto. Aqui, define-se a referência que será usada para acessar o objeto. Na maioria das linguagens orientadas a objetos, como Java, C++ ou C#, a declaração de uma variável-objeto especifica o tipo da classe e o nome da variável. Por exemplo, em Java:

Classe variavelObjeto;

Nesse caso, variavelObjeto é uma referência do tipo Classe. Importante destacar que, até esse ponto, a variável apenas foi declarada e ainda não aponta para um objeto real na memória. Qualquer tentativa de acessar o objeto nesse momento resultaria em erro, pois ele ainda não foi instanciado.

Figura 2: Fases da criação de um objeto.

A segunda etapa é a instanciação da classe, que é o momento em que a memória é alocada para o objeto. Para isso, utiliza-se o operador apropriado da linguagem, como o new em Java e C#. O operador new instancia uma classe:

  • Usando um dos seus construtores;
  • Alocando memória para um novo objeto; e
  • Retornando uma referência para a memória.

Continuando com o exemplo anterior, a instanciação seria realizada assim:

variavelObjeto = new Classe(“Kal-El”);

Aqui, o operador new cria um objeto da Classe e aloca o espaço de memória correspondente. A referência variavelObjeto agora aponta para essa área de memória, permitindo que o objeto seja manipulado.

Uma variável-objeto não é o mesmo que um objeto, mas é uma referência de um objeto e pode:

  • Ser inicializada com um objeto recém-criado:
    • Classe variavelObjeto = new Classe(“Kal-El”);
  • Referenciar um objeto já criado anteriormente:
    • Classe variavelObjeto1 = new Classe(“Kal-El”);
    • Classe variavelObjeto2 = variavelObjeto1;

A inicialização dos dados do objeto é a etapa de inicialização do novo objeto através de um construtor. Depois que o objeto foi instanciado, ele precisa ser inicializado. Nesta fase, os atributos do objeto são configurados para garantir que ele esteja pronto para uso. A inicialização geralmente ocorre por meio do construtor da classe, que pode receber parâmetros para definir os valores iniciais dos atributos. 

Vamos destrinchar o tópico “referenciar um objeto já criado anteriormente”. Para isso, vamos usar o mesmo código de exemplo:

Classe variavelObjeto1 = new Classe(“Kal-El”);

Classe variavelObjeto2 = variavelObjeto1;

Na primeira linha, existe a criação de objeto, utilizando o construtor da classe que aceita um parâmetro String. O parâmetro “Kal-El” é passado para este construtor, para inicializar um atributo dentro do objeto (como um nome, por exemplo).

A variável-objeto variavelObjeto1 é uma variável que serve como uma referência ao objeto criado. Em Java, quando se cria um objeto com new, o resultado é uma referência ao objeto, não o próprio objeto. Esta referência é armazenada na variável-objeto variavelObjeto1. Isso significa que variavelObjeto1 não contém os dados do objeto em si, mas aponta para onde esses dados estão na memória.

Figura 3: Variáveis-objeto apontando para o mesmo objeto.

Na segunda linha, não há criação de um novo objeto. Em vez disso, há uma cópia da referência armazenada em variavelObjeto1 para a nova variável-objeto variavelObjeto2. Após essa operação, tanto variavelObjeto1 quanto variavelObjeto2 referenciam (apontam para) o mesmo objeto na memória. Isso significa que quaisquer alterações feitas ao objeto através de variavelObjeto1 serão refletidas quando acessado por variavelObjeto2, e vice-versa, pois ambas as variáveis referem-se ao mesmo objeto.

Esse comportamento sublinha uma característica essencial da programação orientada a objetos em Java: a atribuição entre variáveis-objeto apenas copia a referência ao objeto, não o próprio objeto. Isso pode ter implicações significativas no controle de acesso e na manipulação do estado do objeto, especialmente em programas mais complexos onde múltiplas referências a um objeto são utilizadas. Entender esse conceito é fundamental para gerenciar corretamente a memória e o estado do objeto em Java.

Espero que tenham gostado! 

Forte abraço e até a próxima jornada!


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Fonte: Gran Cursos Online

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