Baixe o material de estudo
Fala, meus consagrados! Beleza?
Vamos estudar o processo de criação de um objeto em programação orientada a objetos: declaração da variável-objeto, instanciação da classe e inicialização dos dados do objeto. Esses três passos garantem que o objeto seja criado de forma estruturada e funcional no programa. Vamos destrinchar e entender cada fase neste artigo.
A declaração da variável-objeto é a etapa de definição da variável-objeto para referenciar um novo objeto. Neste momento não se pode utilizar o objeto, pois o objeto ainda não foi criado.
A primeira etapa na criação de um objeto é a declaração da variável-objeto. Aqui, define-se a referência que será usada para acessar o objeto. Na maioria das linguagens orientadas a objetos, como Java, C++ ou C#, a declaração de uma variável-objeto especifica o tipo da classe e o nome da variável. Por exemplo, em Java:
Classe variavelObjeto;
Nesse caso, variavelObjeto é uma referência do tipo Classe. Importante destacar que, até esse ponto, a variável apenas foi declarada e ainda não aponta para um objeto real na memória. Qualquer tentativa de acessar o objeto nesse momento resultaria em erro, pois ele ainda não foi instanciado.
A segunda etapa é a instanciação da classe, que é o momento em que a memória é alocada para o objeto. Para isso, utiliza-se o operador apropriado da linguagem, como o new em Java e C#. O operador new instancia uma classe:
- Usando um dos seus construtores;
- Alocando memória para um novo objeto; e
- Retornando uma referência para a memória.
Continuando com o exemplo anterior, a instanciação seria realizada assim:
variavelObjeto = new Classe(“Kal-El”);
Aqui, o operador new cria um objeto da Classe e aloca o espaço de memória correspondente. A referência variavelObjeto agora aponta para essa área de memória, permitindo que o objeto seja manipulado.
Uma variável-objeto não é o mesmo que um objeto, mas é uma referência de um objeto e pode:
- Ser inicializada com um objeto recém-criado:
Classe variavelObjeto = new Classe(“Kal-El”);
- Referenciar um objeto já criado anteriormente:
Classe variavelObjeto1 = new Classe(“Kal-El”);
Classe variavelObjeto2 = variavelObjeto1;
A inicialização dos dados do objeto é a etapa de inicialização do novo objeto através de um construtor. Depois que o objeto foi instanciado, ele precisa ser inicializado. Nesta fase, os atributos do objeto são configurados para garantir que ele esteja pronto para uso. A inicialização geralmente ocorre por meio do construtor da classe, que pode receber parâmetros para definir os valores iniciais dos atributos.
Vamos destrinchar o tópico “referenciar um objeto já criado anteriormente”. Para isso, vamos usar o mesmo código de exemplo:
Classe variavelObjeto1 = new Classe(“Kal-El”);
Classe variavelObjeto2 = variavelObjeto1;
Na primeira linha, existe a criação de objeto, utilizando o construtor da classe que aceita um parâmetro String. O parâmetro “Kal-El” é passado para este construtor, para inicializar um atributo dentro do objeto (como um nome, por exemplo).
A variável-objeto variavelObjeto1 é uma variável que serve como uma referência ao objeto criado. Em Java, quando se cria um objeto com new, o resultado é uma referência ao objeto, não o próprio objeto. Esta referência é armazenada na variável-objeto variavelObjeto1. Isso significa que variavelObjeto1 não contém os dados do objeto em si, mas aponta para onde esses dados estão na memória.
Na segunda linha, não há criação de um novo objeto. Em vez disso, há uma cópia da referência armazenada em variavelObjeto1 para a nova variável-objeto variavelObjeto2. Após essa operação, tanto variavelObjeto1 quanto variavelObjeto2 referenciam (apontam para) o mesmo objeto na memória. Isso significa que quaisquer alterações feitas ao objeto através de variavelObjeto1 serão refletidas quando acessado por variavelObjeto2, e vice-versa, pois ambas as variáveis referem-se ao mesmo objeto.
Esse comportamento sublinha uma característica essencial da programação orientada a objetos em Java: a atribuição entre variáveis-objeto apenas copia a referência ao objeto, não o próprio objeto. Isso pode ter implicações significativas no controle de acesso e na manipulação do estado do objeto, especialmente em programas mais complexos onde múltiplas referências a um objeto são utilizadas. Entender esse conceito é fundamental para gerenciar corretamente a memória e o estado do objeto em Java.
Espero que tenham gostado!
Forte abraço e até a próxima jornada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSOS 2025
CONCURSOS ABERTOS
QUESTÕES DE CONCURSOS
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online