Apostilas em PDF – o que é e como fazer? Vale a pena?

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Ao longo da faculdade, algumas experiências complementares podem enriquecer tanto sua vida profissional quanto seu desenvolvimento pessoal e a graduação sanduíche é uma dessas possibilidades.

Por isso, a seguir vamos entender o que é e como fazer graduação sanduíche!

O que é graduação sanduíche?

Graduação sanduíche é, basicamente, um tipo de intercâmbio em que o(a) estudante pode cursar por um ou dois semestres em outra instituição no Brasil ou no exterior.

Em síntese, é preciso que já tenha cursado uma parte do curso e que volte à instituição de origem para concluir o curso. Cada instituição de ensino (tanto a de origem quanto a de destino) possui regras, requisitos e demandas específicas para a graduação sanduíche.

Para algumas, é possível, inclusive, fazer aulas de outros cursos, além das possibilidades de desenvolvimento de pesquisa e atividades de extensão.

O termo graduação sanduíche era muito comum na época do programa Ciência Sem Fronteiras, que acabou em 2017 e oferecia bolsas de estudos para esse tipo de intercâmbio, especialmente voltados para pesquisa, em outros países.

Independentemente de ser nacional ou internacional, essa experiência é extremamente significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo vantagens como:

  • Desenvolvimento de novas habilidades técnicas e interpessoais;
  • Imersão em culturas diferentes, mesmo que a nível nacional;
  • Networking com muitas pessoas diferentes, o que abre um leque profissional maior para sua atuação profissional;
  • No caso de intercâmbios internacionais, aprofundamento do conhecimento de um novo idioma e da cultural local;
  • Destaque no seu currículo, etc.

Como fazer graduação sanduíche?

Atualmente, diversas instituições públicas e privadas possuem essa possibilidade. Para fazer graduação sanduíche você precisa primeiro ver se sua instituição de ensino atual possui essa possibilidade e o que você precisará fazer para se candidatar.

Depois disso, você precisará escolher a instituição de destino que seja compatível e também atender as regras para se candidatar. Caso seja internacional, é importante destacar que você precisará comprovar domínio do idioma de destino por meio de uma prova de proficiência.

Além disso, é fundamental incluir um bom planejamento financeiro e de autogestão para tudo que está incluso nessa jornada.

Não é um processo tão simples, mas se você tem um objetivo bem definido, é possível! Confira a seguir, um relato de quem vivenciou a graduação sanduíche nacionalmente para se inspirar.

Na prática, vale a pena?

Nosso produtor de conteúdo, Hugo Oliveira, se formou em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mas fez graduação sanduíche de um semestre no curso de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo ele, “o processo foi bem simples e menos burocrático do que uma seleção internacional, mas foi tão trabalhoso quanto no sentido de buscar informações sobre o curso, programas das disciplinas e áreas de pesquisa”.

Para escolher a instituição, ele conta que seguiu o passo a passo de:

  • Pesquisar a nota do curso e da faculdade no MEC;
  • Conversar com orientadora e professores sobre quais instituições eles achavam interessante fazer essa interlocução;
  • Conversar com amigos e familiares e pesquisar a logística dos possíveis locais de destino: como era a cidade? Custo de vida? Transporte? Esse tipo de coisa.

Eu lembro que depois de pesquisar bastante e receber a resposta da UnB, já mapeei projetos, professores e disciplinas que eu queria me aproximar.

Já tinha meus interesses de pesquisa, mas a minha ideia era aproveitar e dialogar ao máximo com a maior quantidade de pessoas que eu conseguisse.

Então, procurei disciplinas que não tinha na minha faculdade, mas que eu conseguiria aproveitar na grade de alguma forma; fui monitor de disciplina; participei de projetos de pesquisa, inclusive depois que encerrei o vínculo com a faculdade; participei de vários eventos acadêmicos; publiquei artigos e recebi prêmios de pesquisa durante esse período.

Tenho contato com colegas e professores até hoje. Foi uma experiência muito legal, mas que exigiu muito planejamento financeiro também. Não recebi bolsa, então tive que arcar com os custos da mudança por conta própria.

Mas valeu super a pena para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional!

Bolsa de graduação sanduíche no exterior: como funciona?

O programa do Governo Federal que selecionava estudantes para bolsa de graduação sanduíche no exterior era o Ciências sem Fronteiras, que teve fim em 2017. Mas atualmente, é possível conseguir bolsas para graduação sanduíche em algumas instituições nacionais e internacionais (apesar das vagas não serem mais tão comuns).

Além disso, algumas empresas possuem programas de bolsas de estudos para universitários que queiram realizar intercâmbios nacional ou internacionalmente, tanto pelo idioma, quanto para carreiras.

Para isso, pesquise de forma específica, converse com professores e coordenadores do seu curso para ver quais as possibilidades para você, no Brasil e no mundo.

Doutorado sanduíche

De forma bem resumida, o doutorado é uma pós-graduação stricto-sensu voltada para o aprofundamento de um tema de estudo.

Tanto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao MEC, quanto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), desenvolvem programas para doutorado sanduíche em outros países.

Nesse caso, é possível, inclusive, conseguir bolsas de estudo para doutorado sanduíche como forma de estimular a pesquisa, mas as regras são bem mais específicas do que para graduação.

Como citar graduação sanduíche no currículo?

Você pode incluir graduação sanduíche no currículo no campo de formação/escolaridade, sinalizando que fez o curso em instituição X com intercâmbio semestral/anual na instituição Y. Outra opção, é incluir na área de cursos ou informações complementares.

Vale lembrar que, para cada vaga, é bacana personalizar seu currículo e incluir as informações mais alinhadas com seu objetivo profissional e a vaga para a qual está se candidatando.

Aqui no blog você encontra diversas dicas para se inserir no mercado de trabalho e sobre como fazer um bom currículo.

A graduação sanduíche é uma excelente forma de desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, vale a pena conferir se ela é uma possibilidade para você!


Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – o que é e como fazer? Vale a pena?



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile