Baixe o material de estudo
Você sabe o que é Briefing? Basicamente ele é um documento onde constam as principais informações sobre um projeto, geralmente de Comunicação, Design e Marketing, mas também pode ser usado por outras áreas. O intuito é fornecer o essencial de dados sobre um projeto para contextualizar as partes interessadas e envolvidas.
Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!
Acompanhe o artigo para saber mis ou navegue pelo índice:
O que é briefing?
O briefing é um resumo de um projeto a ser desenvolvido em determinado setor. Muito utilizado em áreas criativas e de comunicação, hoje esse tipo de ferramenta é muito comum também em setores da tecnologia, gestão e jurídicas.
O objetivo do documento é reunir o essencial sobre prazos, datas, entregas, tarefas, metas e objetivos sobre alguma novidade na intituição. Segundo Neil Patel, um dos principais profissionais de Marketing do mundo, o briefing pode ser entendido como:
um conjunto de ações e estratégias que são passadas para um grupo de pessoas para que certo problema possa ser resolvido.
O que significa briefing?
Em tradução livre, “Briefing” vem do inglês e significa “Instruções, Resumo”.
Qual é o objetivo do briefing?
O principal objetivo do Briefing é resumir e instruir as pessoas envolvidas em um projeto sobre o mesmo. Ou seja, quando uma nova atividade será desenvolvida ou lançada por um grupo ou setor, o briefing serve para que todos possam se situar sobre essa novidade ou demanda de maneira uniforme.
É muito comum que ele seja utilizado em projetos onde será desenvolvida uma identidade visual de uma marca ou também na hora de passar informações para a imprensa sobre um novo produto, por exemplo.
Quais as características do briefing?
As principais características do Briefing são:
- Clareza;
- Objetividade;
- Foco no que realmente importa;
- Linguagem simples;
- Organização do documento;
- Legibilidade.
Quais são os tipos de briefing?
O briefing em si busca resumir um projeto e ele pode aparecer em diferentes formatos. Veja:
- Campanhas de marketing;
- Notas para a imprensa;
- Criações visuais;
- Desenvolvimento de notícias;
- Elaboração de materiais gratuitos;
- Protótipos de projetos de tecnologia e muito mais!
Onde aplicar o briefing?
O briefing pode ser aplicado em:
- Divulgação de produtos ou serviços;
- Lançamentos de novos programas sociais;
- Início de um novo projeto (design, tecnologia, gestão…);
- Desenvolvimento de projetos sociais;
- Informativos e comunicações internas;
- Anúncio de promoções e campanhas, entre outros.
Como fazer um briefing?
Confira alguns detalhes sobre como fazer um briefing:
Quais tópicos o briefing deve contemplar?
Os principais tópicos que um briefing deve contemplar são:
- Descrição do projeto;
- Contextualização sobre o projeto;
- Datas importantes;
- Atividades planejadas;
- Resultados esperados;
- Pessoas envolvidas;
- Orçamento;
- e outras informações que forem relevantes de acordo com o setor.
Quais são os erros comuns ao fazer um briefing?
Os principais erros ao fazer um briefing são:
- Falta de informação;
- Informações erradas;
- Divulgação de informações que não deveriam ser divulgadas.
Qual é o profissional responsável por desenvolver o briefing com o cliente?
Depende da instituição e da área onde o briefing está sendo desenvolvido. É comum que o profissional responsável por desenvolver o Briefing possa ser alguém envolvido no projeto desde o início, como acontece no caso de serviços criativos. Já na comunicação, geralmente é um assessor designado para isso, com formação específica para esse elaboração desse tipo de documento.
Porque o briefing é importante?
Como podemos observar, o briefing é importante para garantir que as pessoas estejam alinhadas em um primeiro contato sobre um projeto. A ideia é que tudo se desenvolva de forma mais específica, conforme a função e cargo de cada um.
Todavia, o papel do documento é justamente garantir que todos se entendam, independente das suas atividades individuais. Ou seja, além de informar, ele também busca integrar equipes e melhorar o diálogo entre diferentes setores.
Por fim, é notável também o papel do briefing na melhora operacional. Com esse tipo de documento em mãos, fica mais fácil saber o que priorizar na hora de desenvolver as tarefas, o que torna a operação mais eficiente e ágil.
Vem pra Gran Faculdade!
A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas.
Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação.
Veja algumas de nossas conquistas:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:
Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online