Apostilas em PDF – o que é e qual a importância?

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Se você quer se destacar no trabalho ou nos estudos, falar outro idioma pode ser importante. Nesse sentido, fazer uma prova de proficiência pode ser uma forma de validar esse conhecimento.

O exame é uma forma de certificar que uma pessoa domina as habilidades de comunicação e compreensão em outra língua. Mas para que serve? Como funciona? Acompanhe o artigo para descobrir ou navegue pelo indice:

O que é prova de proficiência?

Segundo o dicionário, proficiência é:

Capacidade para realizar algo, dominar certo assunto e ter aptidão em determinada área do conhecimento: tinha proficiência em alemão.

Dessa forma, uma prova de proficiência é um tipo de teste para comprovar que uma pessoa domina um determinado assunto. Em geral, esse tipo de teste é aplicado para mensurar habilidades técnicas, que profissionalmente são conhecidas como hard skills. (hard skills).

Em geral, uma prova de proficiência é procurada por quem estuda idiomas estrangeiros. Ou seja, quando uma pessoa precisa comprovar que domina habilidades de comunicação e compreensão de uma língua estrangeira.

Para que serve a prova de proficiência?

Uma prova de proficiência serve para diversos objetivos, tudo depende do que a pessoa busca:

Fazer intercâmbio

Com uma prova de proficiência você vai poder fazer um intercâmbio com mais qualidade e aprofundamento. Ter um certificado de domínio de uma língua estrangeira pode te ajudar a conquistar novas oportunidades enquanto estiver fora.

Se destacar no trabalho

Quem busca se destacar no trabalho ou ajudar em um processo de internacionalização de um negócio, pode ser um diferencial fazer uma prova de proficiência para certificar o seu domínio em outro idioma.

Trabalhar fora do país

Já quem busca trabalhar fora do país também vai encontrar mais facilidade se tiver feito uma prova de proficiência. Empresas costumam buscar uma forma de comprovar que o candidato estará apto a função e na comunicação com os colegas de trabalho.

Morar fora

Apesar de existirem muitos aventureiros por aí, pessoas que buscam se mudar de país com certeza vão ter mais flexibilidade e passar mais credibilidade se fizerem uma prova de proficiência. Essa é uma atitude que, inclusive, pode contribuir em processos de dupla cidadania.

Como é a prova de proficiência?

Em geral, qualquer tipo de prova de proficiência busca avaliar quatro habilidades de um candidato. O objetivo é certificar que a pessoa consegue compreender e se comunicar em outro idioma em diversas situações e contextos:

  • Escrita
  • Redação
  • Audição
  • Oralização

Nesse sentido, ao longo do estudo de outro idioma, é preciso desenvolver e estar atento a essas habilidades. Na hora de fazer uma prova de proficiência elas são as principais formas de avaliação.

Quais provas de proficiência existem?

Existem diversos tipos de prova de proficiência, tudo depende do seu objetivo e do idioma que você está estudando.

Inglês

O segundo idioma mais comum das pessoas é o inglês. Ele é considerado uma língua universal e fazer um teste de proficiência em inglês pode ser um diferencial:

  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language) significa “teste de inglês como idioma estrangeiro” em tradução livre. É a mais famosa e tradicional prova de proficiência desse idioma, válida em diversas instituições pelo mundo.
  • TOEIC (Test of English for International Communication) significa algo como “teste de inglês para comunicação internacional”. O objetivo desta prova de proficiência busca avaliar o desempenho do candidato em situações cotidianas, de forma um pouco mais aplicada que o TOEFL.
  • IELTS ( International English Language Testing System) pode ser traduzido livremente como Teste Sistêmico Internacional de Língua Inglesa. Essa prova de proficiência também é uma das principais no mundo.
  • O Certificado de Cambridge é outra prova de proficiência muito conhecida e também leva em conta os níveis A, B e C de proficiência, mas tem algumas particularidades como não ter validade, tem provas específicas para crianças e adolescentes e certificações específicas para professores, negócios e outros.

Espanhol

No caso do Espanhol, os principais tipos de prova de proficiência são:

  • O DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), uma prova de proficiência organizada pelo Instituto Cervantes em conjunto com o Ministério da Educação espanhol.
  • O Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (SIELE), outra prova de proficiência que também é realizada pelo Instituto Cervantes, mas aqui em parceria com a Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM) e a Universidade de Salamanca (USAL). Esse é um dos primeiros tipos de teste de proficiência em espanhol desenvolvidos na américa latina.
  • O DIE (Diploma Internacional de Espanhol), mais um tipo de prova de proficiência em espanhol. Muito versátil e aceito em diversas instituições de acordo com o objetivo do candidato e das diretrizes da organização.

Francês

Já para quem tem se dedicado ao francês, existem algumas provas de proficiência:

  • O DELF/DALF são dois dos principais tipos de teste de proficiência em francês onde o candidato é avaliado em cada nível com pontuações entre 50 e 100 pontos. É preciso atenção aos conteúdos de cada tipo de proficiência em francês.
  • O TFI (Test de Français Internacional) é outra prova de proficiência em francês bastante conhecida. Aqui é preciso que o candidato tenha feito um curso na área ou até mesmo uma graduação na área, pois a prova é de alto nível.
  • O TEF (Test d’Evaluation de Français), Teste de Avaliação de Francês em tradução livre, foi criado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris. É uma prova de proficiência de referência internacional e voltado especialmente para quem busca trabalhar com comércio e relações internacionais.
  • O TCF (Test de Connaissance du Français), em tradução livre seria ”Teste de Conhecimento do Francês” é uma prova de proficiência baseada em questões do Ministério da Educação Francês e dedicado a pessoas que não são nativas do francês, mas desejam um certificado de proficiência em francês mais simples, porém oficial do idioma.

Outros idiomas

Além desses idiomas, existem outras provas de proficiência para línguas estrangeiras um pouco menos comuns:

Italiano

No caso do italiano, existem dois tipos de prova de proficiência que seguem o quadro de referência europeu. Muitos brasileiros que buscam dupla cidadania fazem esse teste para aplicação. Ambas são muito reconhecidas e aceitas em diversas instituições. São elas:

  • CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Strangiera), prova de proficiência aplicada pela Università per Stranieri di Siena e costuma acontecer em junho e dezembro.
  • CELI (Certificado di Conoscenza della Lingua Italiana) é outra prova de proficiência, dessa vez organizada pela Università per Stranieri di Periugia. A única diferença é que o nível de avaliação mais avançado é um pouco diferente.

Alemão

No Brasil, essa prova de proficiência é o Goethe-Zertifikat é organizada pelo Goethe Institut. Um pouco diferente do tradicional, o candidato é avaliado em 11 níveis. No mais, é preciso levar em conta a nota do candidato e o estabelecido pela instituição educacional ou empresa de interesse.

Japonês

Aqui, a prova de proficiência é o JLPT e o candidato é avaliado de acordo com o número de ideogramas que o candidato domina. Os níveis variam de N5 à N1 e podem ser feitos através do Centro Brasileiro de Língua Japonesa.

Mandarim

Como é um idioma oriental, essa prova de proficiência é avaliada de forma diferente do mais tradicional. O exame é o HSK e o candidato é avaliado de acordo com a quantidade de vocabulário que a pessoa domina. No Brasil, quem organiza a prova é o Instituto Confúcio.

Quais são os níveis de proficiência?

Segundo o Centro de Línguas da Universidade Federal Fluminense:

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR na sigla em inglês) é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas.

Dessa forma, os principais níveis de proficiência são:

  • Nível A1 (Básico): quando o candidato consegue expressar algumas ideias imediatas, se apresentar e estabelecer relações e conexões básicas.
  • Nível A2 (Iniciante): nesse nível de proficiência o candidato consegue trocar informações simples e curtas, que não exijam grandes desenvolvimentos.
  • Nível B1 (Intermediário): nessa fase, a pessoa já tem um certo grau de independência e comunicação um pouco mais aprofundada.
  • Nível B2 (Independente): aqui o candidato já consegue se comunicar sozinho com nativos, têm uma compreensão boa e sabe se virar bem.
  • Nível C1 (Avançado): nesse nível de proficiência a pessoa já se vira bem sozinha, compreende textos e consegue se expressar de forma abstrata e desenvolver ideias mais complexas.
  • Nível C2 (Proficiente): o candidato já tem domínio completo do idioma. Ele conversa com facilidade e naturalidade, é um dos níveis mais altos de qualquer prova de proficiência em inglês.

Como fazer prova de proficiência?

Para fazer uma prova de proficiência é preciso, antes de mais nada, escolher um idioma para estudar. Afinal, não faz sentido fazer uma prova de certificação se você não domina nenhum conhecimento de uma língua estrangeira.

Em seguida, é preciso estudar. Quase nenhuma prova de proficiência exige algum tipo de formação ou comprovação de ter estudado o idioma antes. Ou seja, se você fez algum curso ou estudou por conta própria, vai poder fazer o exame.

Depois disso, é preciso verificar os valores e o calendário de provas. Cada instituição responsável pela aplicação da prova de proficiência dos idiomas informa em seus respectivos sites. Quando sentir firmeza e dominar os conhecimentos necessários para tirar uma certificação, faça a prova.

Qual o mínimo da prova de proficiência?

Em geral, não existe um mínimo para ser aprovado em uma prova de proficiência. As avaliações medem o seu nível de conhecimento sobre uma língua estrangeira e, por isso, não tem como estabelecer uma nota mínima, mas sim o quanto você domina de um determinado idioma.

Existe prova de proficiência em português?

Sim! Existe uma prova de proficiência para pessoas estrangeiras que buscam uma certificação em português, tanto no Brasil, como em Portugal:

Celpe Bras

No Brasil, a prova de proficiência é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O teste é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior através do Inep e do Ministério da Educação.

A avaliação do exame leva em conta as mesmas habilidades que os outros tipos de exame e os níveis de proficiência são:

  • Intermediário: domínio parcial da língua portuguesa.
  • Intermediário Superior: domínio parcial do português quando há menos interferência da língua nativa no vocabulário do candidato.
  • Avançado: domínio amplo do português brasileiro.
  • Avançado Superior: domínio amplo do português do Brasil, também com menos interferência de tópicos relacionados ao vocabulário nativo.

EPE

O EPE (Ensino Português no Estrangeiro) é uma prova de proficiência de responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência e do Instituto Camões. O exame leva em conta o Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE).

A prova também avalia os candidatos de acordo com os níveis entre A1 e C1 e as mesmas habilidades comuns a qualquer prova de proficiência: Compreensão Oral, Leitura, Escrita e Expressão Oral. O exame é realizado 3 vezes ao ano, de acordo com cada país, mas sempre ao fim de um semestre letivo.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – o que é e qual a importância?



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile