Apostilas em PDF – o que é, para que serve e como aprender?

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Trabalhar com Inbound Marketing ou Outbound Marketing é uma realidade para muitas empresas e instituições, já que essas áreas e técnicas podem auxiliar na conversão e na fidelização de clientes. 

Por isso, a seguir, entenda melhor o que é e como aprender Inbound Marketing para desenvolver sua carreira ou seus negócios com isso. Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

  1. O que é Inbound Marketing?
  2. Exemplos de Inbound Marketing
  3. Para que serve Inbound Marketing?
  4. Diferença entre Inbound e Outbound Marketing
  5. Funil de Inbound Marketing
  6. Como funciona o Inbound Marketing na prática?
  7. O que faz um analista de Inbound Marketing?
  8. Como se tornar analista de Inbound Marketing? 
  9. Faça sua graduação em Marketing EAD com a Gran Faculdade!

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O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um termo que pode ser traduzido como “Marketing de Entrada” e é amplamente utilizado em agências e setores da área.  

Basicamente, o Inbound Marketing é uma linha de abordagem estratégica para fomentar o relacionamento com públicos-alvos de uma marca. 

Ele funciona entregando conteúdo de qualidade e relevância que agrega valor e atrai a atenção dos públicos de interesse da marca: clientes, funcionários, investidores, etc..

Ou seja, o objetivo não é necessariamente uma venda, mas sim atrair a atenção e interesse das pessoas para conhecer mais sobre um assunto, um produto, um serviço, etc. 

Assim, você pode ajudar os clientes a identificarem problemas cotidianos e oferecer soluções, por exemplo. 

Exemplos de Inbound Marketing

Alguns exemplos de Inbound Marketing para que você entenda melhor como ele funciona são:

  • Blogs com conteúdo educativo (como este);
  • Vídeos tutoriais;
  • E-books gratuitos;
  • Infográficos;
  • Modelos e templates;
  • Podcasts;
  • Conteúdos explicativos em redes sociais, entre outros.

Para que serve Inbound Marketing?

Basicamente, o Inbound Marketing tem funções essenciais de atrair, engajar, converter e encantar clientes. 

Com isso, esses clientes não são apenas consumidores de um produto ou serviço, mas criam um relacionamento com a marca e a experiência que ela proporciona. 

Somente o Inbound Marketing não garante que a pessoa se mantenha com a empresa por mais tempo. Para um cliente fidelizado, é preciso também ter qualidade no produto/serviço, um bom atendimento pré e pós-venda, ter estratégias de mercado, uma boa gestão, etc. 

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing:

Apesar de Inbound e Outbound Marketing serem termos que podem parecer contrários, eles se complementam e ambas as abordagens costumam ser utilizadas pelas marcas, de acordo com seus objetivos. 

A principal diferença entre Inbound e Outbound Marketing está na abordagem de atração do público:

  • Inbound Marketing: oferece conteúdos relevantes e soluções, agrega valor,  e estimula um relacionamento com a marca, de forma mais natural;
  • Outbound Marketing: é o que as pessoas mais associam ao Marketing tradicional com anúncios publicitários, comerciais na TV, no rádio, nas redes sociais, e-mails de vendas e telemarketing, por exemplo. Essa abordagem é mais direta e ativa para converter vendas de produtos e serviços. 

Funil de Inbound Marketing

Apesar de ser mais natural e até passivo, o Inbound Marketing é uma forma estratégica de desenvolver negócios. Entre suas etapas principais, podemos listar:

  • Atração: a marca disponibiliza conteúdo relevante e otimizado para os interesses do público-alvo;
  • Engajamento: visitantes do site, blog, rede social ou canal utilizado para o Inbound passam a interagir com a marca: curtidas, compartilhamentos, mensagens, seguir nas redes, baixar aplicativo, etc.;
  • Conversão: basicamente, a conversão ocorre em duas etapas – a primeira, é a conversão de usuário do canal, para possível cliente; e a segunda, em que esse cliente de fato fecha a compra; 
  • Encantamento: após a compra, é preciso atuar na parte de pós-venda e na manutenção desse relacionamento com os clientes, oferecendo suporte, conteúdo exclusivo e incentivando a fidelização. É o caso de ações de cashback, clubes de benefícios, programas de indicação, etc. 

Como funciona o Inbound Marketing?

Ao longo do post, você viu exemplos e etapas, mas como funciona o Inbound Marketing na prática? Vamos exemplificar com uma situação:

O país tem tido muitas ondas de calor e muitas pessoas pesquisam por formas de se refrescar sem ventilador. Uma marca de ar condicionado pode produzir um conteúdo para essa pergunta que vai atrair pessoas. 

Ao mesmo tempo, essa marca também vai demonstrar as vantagens de ter um ar condicionado e quebrar objeções que impedem as pessoas de comprar seu produto:

  • Mostrando pessoas que compraram/usam; 
  • Orientando sobre consumo de energia elétrica;
  • Falando sobre as ondas de calor;
  • Explicando vantagens, desvantagens e traçando comparativos.

A partir disso, a pessoa acompanhando essas dicas e conteúdos pode se cadastrar para receber desconto de 20% na primeira compra, ela também pode ver uma promoção da marca ou alguma outra comunicação que a leve a compra.

Depois disso, ela ainda vai ter contato com conteúdos da marca sobre como fazer a manutenção, dicas para cuidar do aparelho, como evitar problemas respiratórios, etc. 

Dessa forma, ela segue consumindo conteúdo e se interessando pela marca e, além de poder comprar eventualmente algum outro produto, pode indicar para outras pessoas e se tornar difusora, de forma gratuita. 

Ou seja, no Inbound se cria uma relação em que ambas as partes saem ganhando e constroem uma relação mais duradoura do que apenas a de uma compra/venda. 

Ferramentas de Inbound Marketing

Entre os principais pilares do Inbound Marketing, vale destacar:

  • Conteúdo: deve ser relevante e confiável para atrair e engajar o público-alvo, trazendo soluções para dores dos usuários, especialmente relacionadas ao produto/serviço da marca;
  • SEO: os conteúdos precisam ser encontrados, por isso, estratégias para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca são fundamentais para conectar as pessoas aos conteúdos;
  • Redes Sociais: canais como as redes sociais são excelentes formas de desenvolver todas as etapas do funil de Inbound Marketing junto dos públicos de interesse; 
  • E-mail Marketing: especialmente no pós-venda, o e-mail marketing é uma forma de continuar mantendo um relacionamento com clientes após uma compra/venda ou demonstração de interesse em algo que sua marca oferece.

Para cada uma dessas frentes, há diversas ferramentas que auxiliam a automatizar processos, gerenciar dados e monitorar o que dá certo e o que precisa ser ajustado.

  • Plataformas de automação de marketing, como HubSpot e RD Station;
  • Ferramentas de análise, como Google Analytics e SemRush;
  • Plataformas de gestão de conteúdo, como WordPress, Medium e Joomla, entre outras.

O que faz um analista de Inbound Marketing?

A pessoa analista de Inbound Marketing é responsável por planejar, implementar e monitorar estratégias de Inbound Marketing para atrair, engajar, converter e fidelizar o público-alvo. 

Com isso, é preciso que a pessoa tenha um perfil analítico e seja qualificada para criar conteúdo otimizado, gerenciar canais de comunicação, mensurar métricas de desempenho, analisar resultados e sugerir ações. 

Para isso, é importante que as empresas tenham pessoas com habilidades técnicas e comportamentais em diferentes frentes do Marketing trabalhando em sinergia para garantir a efetividade de todas as etapas. 

Como se tornar analista de Inbound Marketing?

A melhor forma de se tornar analista de Inbound Marketing é cursando o tecnólogo em Marketing e buscando desenvolver habilidades técnicas e comportamentais (soft skills).

Além disso, é possível buscar por cursos livres, treinamentos, workshops, estágios e voluntariados para desenvolver o conhecimento e a prática profissional. 

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A Gran Faculdade é uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC e conta com mais de 30 cursos de graduação EAD, entre elas, o tecnólogo em Marketing. 

Com duração de 2 anos, o curso é uma formação superior que te prepara para trabalhar com Inbound e Outbound Marketing, além de diversas outras áreas. 

Aqui, a cada semestre você recebe uma certificação intermediária para já se destacar no mercado de trabalho ao longo da graduação. Além disso, você pode escolher entre duas ênfases para sua formação:

  • Marketing Digital: visa promover produtos, serviços ou marcas no ambiente online, conectando-se de maneira rápida e abrangente com uma audiência global, por meio de estratégias e ferramentas digitais dentro do escopo do Marketing.
  • Gestão de Tráfego: objetiva formar especialistas em gestão e otimização de campanhas em sites, páginas de destino ou outros canais digitais e desenvolver as habilidades de gerar leads e conversões, aumentar o tráfego qualificado e alcançar metas e objetivos de negócio, acompanhando tendências e inovações.

Faça sua matrícula e aproveite vantagens como:

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  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
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  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos;
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Fonte: Gran Cursos Online

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