Baixe o material de estudo
Você já se pegou pensando sobre como as estruturas humanas nascem e mudam ao longo do tempo? Ou se há alguém analisando e estudando as relações do indivíduo com o trabalho, com a cultura ou consigo mesmo? Pois saiba que esse é o papel de um sociólogo.
Para muitas pessoas, a sociologia é apenas uma disciplina da escola em que é estudado alguns autores e discutido os conceitos abstratos. Porém, ela não é só isso e envolve a análise de todas as estruturas sociais.
Além disso, há quem diga que os formandos dessa área podem atuar, exclusivamente, na docência, o que não é verdade e vamos te contar hoje. Veja!
O que faz um sociólogo?
O sociólogo é responsável por analisar e estudar a sociedade humana, suas estruturas, interações e mudanças. Ou seja, o objeto de estudo são os indivíduos.
Essa definição pode parecer um pouco vaga, mas a sua função é compreender como ocorrem as relações e os padrões culturais e comportamentais, enxergando a sociedade de maneira mais profunda.
É mediante a coleta de dados, leituras, pesquisa e análise crítica que esse profissional consegue expor estruturas invisíveis que influenciam o cotidiano. Essa revelação é muito importante, por exemplo, para a construção de políticas públicas que ajudem a superar problemas.
Questões de gênero ou raciais são ótimos exemplos. Os sociólogos expõem uma série de dinâmicas desses assuntos que passam despercebidos e, a partir disso, é possível pensar em ações mais concretas e profundas para erradicar as situações de conflito.
Mercado de trabalho para sociólogo
Ainda existe no senso comum a ideia de que o único caminho para os sociólogos é a docência, mas, cada vez mais, isso vem mudando. Ele pode trabalhar com pesquisa, como professor, com consultoria e meio ambiente.
A valorização desse profissional e, por consequência, a percepção da importância dele para muitas áreas de trabalho foi uma virada de chave importante. Hoje em dia, ele pode atuar em empresas privadas, sendo formado em sociologia.
Por meio da pós-graduação, os sociólogos acabam se especializando em alguma área da sociologia, e isso também é um fator que influencia no mercado de trabalho. Ele que estudou a relação entre os humanos e o meio ambiente tem, por exemplo, espaço para trabalhar em empresas privadas que impactam o meio ambiente.
Áreas de atuação da sociologia
O sociólogo possui três grandes áreas de atuação: a pesquisa científica, a docência e a consultoria. Elas possuem suas especificidades, portanto vamos entender mais a fundo cada uma delas!
Pesquisa científica
A primeira área de atuação é a pesquisa científica. Aqui, o sociólogo tem como função realizar pesquisas sociológicas no mundo acadêmico, na administração pública ou no mercado de trabalho.
É possível atuar em ONGs, universidades federais e estaduais, institutos de pesquisa ou órgãos públicos. Ao contrário do imaginário comum, a sua rotina não é apenas ler grandes autores, mas também fazer muita pesquisa de campo.
Como dissemos, a sociologia estuda a sociedade, logo é preciso que o sociólogo entreviste e tenha contato com vários indivíduos para avançar na pesquisa.
A partir dessas buscas, pode-se tirar diagnósticos sociais, entender o impacto de grandes obras, analisar o comportamento do consumidor e como ele interage com determinado serviço ou produto. Ou seja, é um mundo cheio de caminhos e possibilidades.
Docência
A segunda área com mais mercado de trabalho para sociólogos é a docência, ou seja, dar aulas. Pode ser tanto no ensino médio quanto em instituições de ensino superior.
No caso do colegial, a disciplina de sociologia não é mais obrigatória segundo o novo BNCC. Além disso, a quantidade de aulas não costuma ser muito alta, o que faz com que os professores possam trabalhar em mais de uma escola. Por outro lado, é possível trilhar essa carreira com apenas o diploma de licenciatura em ciências sociais.
Há também a docência ao nível superior. Uma das grandes vantagens dessa possibilidade é que muitos cursos em universidades possuem disciplinas de sociologia ou que podem ser dadas por sociólogos.
A desvantagem é que o nível de estudo precisa ir além do diploma em licenciatura. No caso de instituições federais, é obrigatório o título de doutorado. Já em universidades particulares, não é obrigatório, mas ter o mestrado pode aumentar as oportunidades.
Consultoria
Por fim, uma área não muito falada para sociólogos é a consultoria. Por estudarem a sociedade e as interações humanas, eles conseguem ter visões muito amplas sobre seus objetos de estudo.
Eles podem prestar esse serviço tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos. No primeiro caso, costuma ser voltado para o comportamento dos consumidores e como o mercado pode reagir às propostas da empresa. No segundo, o sociólogo se volta para entender e ajudar na criação e implementação de políticas públicas necessárias.
Qual o salário de um sociólogo?
Segundo o Glassdoor, o salário de um sociólogo é de, em média, R$ 2.699,00 no Brasil. Porém, isso pode depender da cidade e do estado.
Além disso, como é uma profissão com diversas áreas de atuação, também é um fator muito forte de influência na remuneração desses profissionais. Para os professores, o grau de titularidade é bem importante nessa questão.
Como se tornar um sociólogo?
O primeiro passo para se tornar um sociólogo é se graduar no curso de Ciências Sociais em alguma instituição de ensino superior. Dependendo da carreira que você quer seguir, é possível ter só o diploma de bacharelado, o de licenciatura ou os dois.
A partir daqui, é importante pensar em especialização, mestrado e doutorado, porque boa parte das oportunidades para esses profissionais estão na área pública.
Se você quer seguir a carreira de sociólogo, é importante ter uma boa formação desde o começo. Por isso, conheça a Graduação EAD do Gran Faculdade! Com professores renomados e toda uma infraestrutura tecnológica e digital, oferecemos o melhor para os nossos alunos.
Além disso, se você já está pensando em prestar um concurso, não se preocupe! Com o Gran Cursos Online, você recebe todo o apoio necessário como materiais em PDF, fórum de dúvidas, monitorias, entre outros.
Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça os nossos cursos!
Fonte: Gran Cursos Online