Baixe o material de estudo
Qualquer empresa é obrigada a seguir uma série de leis e regulamentos fiscais para estar em dia com a Receita Federal. Porém, analisar e interpretar isso pode ser complicado, e é nessa situação que o analista fiscal se encontra.
Por ser um profissional requisitado em vários setores e instituições, ele possui um grande campo de atuação e, até mesmo, de graduação.
Se você se interessou por essa profissão e deseja saber mais sobre as suas áreas de atuação e a remuneração, continue a leitura!
O que faz um analista fiscal?
O analista fiscal trabalha bem próximo às equipes de contabilidade e finanças para garantir o cumprimento com as obrigações fiscais das empresas e entidades.
Suas atribuições são monitorar as atividades fiscais da empresa e preparar as declarações do fisco. Ele também deve fazer o gerenciamento de documentação fiscal, a contabilização de impostos retidos na fonte e a verificação de tributos de vendas.
Além disso, o aconselhamento das equipes e o desenvolvimento e implementação de políticas fiscais também fica a cargo dele, já que ele possui habilidades técnicas.
Onde atua um analista fiscal?
O analista fiscal possui uma variedade muito grande de locais de atuação, justamente por trabalhar com algo que todas as empresas e entidades precisam estar atentos. Portanto, ele pode atuar em empresas privadas, instituições governamentais e organizações sem fins lucrativos.
Ele também pode exercer as suas atividades em escritórios de contabilidade ou em escritórios de advocacia especializados em questões fiscais.
Qual o salário de um analista fiscal?
Segundo o Glassdoor, o salário de um analista fiscal é, em média, R$ 7.092. Porém, esse valor pode variar de acordo com o lugar em que você trabalha, o tamanho da empresa e a cidade em que você reside.
Qual é o perfil de um analista fiscal?
Em primeiro lugar, para ser um analista fiscal é preciso ter diploma em Administração, Ciências Contábeis ou Direito. Além disso, é importante ter facilidade em lidar com números, planilhas, legislação e ser atencioso.
Como a principal atribuição deste profissional é conferir se os processos fiscais estão ocorrendo corretamente, é necessário que ele tenha conhecimento da legislação e consiga interpretar as planilhas para garantir que tudo esteja certo. A atenção é fundamental para não deixar passar nenhum erro.
Qual carreira um analista fiscal pode ter?
Como o analista fiscal pode estar presente em vários setores de diversas empresas, ele consegue ter algumas opções de carreira. Apesar de todas serem voltadas para a análise de burocracia fiscal, é possível que ele siga o plano de Júnior, Pleno e Sênior em escritórios de contabilidade, órgãos públicos ou no setor administrativo de uma empresa.
Outro ponto importante é que ele pode trabalhar também em um escritório de auditoria, ao lado de um auditor para colaborar no processo de conferência legal.
Como você pôde ver, este profissional atua diretamente no cumprimento das empresas com as obrigações acessórias, em relação aos tributos. Para saber mais sobre profissões ligadas a área tributária, continue acompanhando nosso blog!
Fonte: Gran Cursos Online