Baixe o material de estudo
O ditado “o marketing é a alma do negócio” é quase ancestral, mas ainda sim muito verdadeiro atualmente. Pensar em como atrair o público certo que se interesse pelo seu produto é a principal função dos departamentos de marketing.
E claro que, dentro desse cenário, aparece o analista de marketing. Ele é o profissional que atuará nessa frente pensando em como mostrar aos consumidores o que a empresa vende, os benefícios e os diferenciais com muita estratégia e análise de dados.
Se você se interessou ou está pensando em seguir com essa carreira, confira conosco os detalhes da profissão!
O que faz um analista de marketing?
As principais funções de um analista de marketing incluem planejar, executar e analisar as estratégias de marketing de uma empresa.
Isso significa que todas as campanhas envolvendo a imagem da organização, desde sua concepção até a análise dos resultados, passam por esse profissional. Inclusive, cada vez mais, os analistas têm se especializado para atender o processo todo em um negócio.
Hoje, é possível encontrar pessoas da área que trabalham com marketing de influência, criação de conteúdo para redes sociais, análise de métricas e relacionamento entre a empresa e o cliente. Todas elas se especializaram em algum ponto do marketing no geral.
Dessa forma, é possível ver que essa é uma área com muitas frentes de atuação, sendo possível escolher diversos caminhos para atuar.
Qual é o perfil do profissional de marketing?
Um bom profissional de marketing precisa ser criativo e analítico. Deve ser inovador e ter ideias diferentes para alavancar as vendas da empresa sem cair em clichês ou copiar a concorrência.
Ao mesmo tempo, é essencial ler os resultados das ações executadas para entender se são efetivas ou não. Pouco adianta ter várias estratégias se, no fim do dia, elas não trazem o resultado esperado.
Portanto, esse profissional precisa ter o olhar direcionado para os dois campos a fim de corrigir possíveis erros, repensar as estratégias e melhorar os resultados.
Qual a diferença entre um assistente e um analista de marketing?
Em suma, o analista de marketing elabora as estratégias da empresa e analisa os resultados. Já o assistente de marketing realiza as tarefas necessárias para essa estratégia funcionar.
Então, por exemplo, se o analista determinar que o plano de ação contará com influenciadores e posts no Instagram, o assistente auxiliará na busca por essas pessoas e colaborará na produção dos materiais para as redes.
Além disso, há também uma questão de hierarquia e formação. O analista costuma ser formado em um curso superior, enquanto, geralmente, o assistente tem formação em um tecnólogo de marketing.
Como é o mercado de trabalho para o analista de marketing?
O mercado de trabalho para o analista de marketing é bem diverso. O primeiro ponto é que existem diversas posições que um profissional da área pode ocupar. Desde algo mais criativo até trabalhar com análise de dados.
Além disso, o marketing tornou-se essencial em empresas de qualquer porte. Claro que o tamanho do departamento, a quantidade de profissionais empregados e o tamanho das ações podem variar, mas este setor é de extrema importância..
Também é bem comum trabalhadores autônomos, como dentistas, nutricionistas, personal trainers e psicólogos, utilizarem o serviço de marketing para conquistarem mais clientes e construírem um público.
Ou seja, é um mercado com muita demanda que atende a várias áreas, com espaço para diversos talentos.
Qual o salário de um analista de marketing?
De acordo com o Glassdoor, o salário de um analista de marketing é de R$ 5.000,00 no Brasil. Porém, esse valor pode variar de acordo com o estado e cidade.
Além disso, o tamanho da empresa, o seu nível — júnior, pleno ou sênior — e se você trabalha como freelancer ou contratado também são questões que interferem na remuneração.
Como se tornar um analista de marketing?
Por ser uma profissão mais especializada e com bastante concorrência, para se tornar um analista de marketing, é necessário fazer uma faculdade. A boa notícia é que existem muitos cursos que podem te levar por esse caminho, como:
- Jornalismo;
- Publicidade e Propaganda;
- Propaganda e Marketing;
- Relações Públicas;
- Marketing.
Além disso, investir em cursos de educação continuada sobre as áreas que você tem mais interesse e quer seguir carreira também é muito importante.
Se você está procurando por uma faculdade que cabe no seu bolso e muito bem avaliada pelo MEC, conheça a Graduação EAD do Gran Faculdade! Com mais de 20 cursos divididos entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, nós te ajudamos a alcançar o seu tão sonhado diploma.
Com acesso a uma plataforma de aulas exclusivas, materiais em PDF, fórum de dúvidas e audiobooks, você ainda conta com um time de professores renomados e a experiência que só o Gran tem!Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossos cursos e comece a estudar já!
Fonte: Gran Cursos Online