Baixe o material de estudo
Imagine uma profissão cuja atuação promove a distribuição justa de terras e impulsiona o desenvolvimento sustentável das áreas rurais e comunidades agrícolas. Esse é o trabalho do analista em reforma e desenvolvimento agrário, uma figura fundamental em políticas públicas relacionadas à agricultura e ao ordenamento territorial.
Este profissional é capacitado para enfrentar desafios complexos e contribuir para a construção de um futuro mais justo e próspero nas áreas rurais do país. Neste contexto, exploraremos um pouco mais sobre essa carreira, assim como as oportunidades na gestão pública para os próximos anos. Confira!
O que faz um analista em reforma e desenvolvimento agrário?
O desenvolvimento agrário é o processo de melhoria das condições e produtividade no setor agrícola, bem como ao progresso socioeconômico das comunidades rurais e agrícolas. Envolve uma série de estratégias, políticas e programas que visam promover o crescimento e a transformação do setor agrário.
Já a reforma agrária é uma política pública que visa promover a redistribuição da terra de forma mais equitativa entre os agricultores. Nesse sentido, o analista em reforma e desenvolvimento agrário é o profissional responsável por coordenar e executar atividades relacionadas a ambas as áreas.
Está entre as atribuições deste profissional, a elaboração de planos e estratégias, considerando políticas públicas e objetivos da gestão pública. Além disso, ele promove práticas agrícolas e de uso da terra sustentáveis, visando à conservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento econômico nas áreas rurais.
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), as atribuições do cargo são:
- o gerenciamento das ações de ordenamento territorial e reforma agrária;
- a articulação interinstitucional e integração das políticas de ordenamento territorial e da reforma agrária às demais políticas públicas;
- a administração e a fiscalização do cadastro de imóveis rurais;
- a sistematização de informações relativas à ocupação, utilização, zoneamento agrário e socioeconômico do meio rural;
- a implementação de projetos relativos à discriminação, arrecadação, regularização e destinação de terras públicas;
- o georreferenciamento, a medição e a demarcação de imóveis rurais;
- a implantação, desenvolvimento, recuperação e consolidação de projetos de reforma agrária, colonização e demais modalidades de assentamento.
Como é o mercado de trabalho para o analista em reforma e desenvolvimento agrário?
O mercado de trabalho para o analista em reforma e desenvolvimento agrário é voltado, em sua maioria, para o setor público, atuando na frente de Ongs e Ministérios como o da Agricultura.
No entanto, ele também pode atuar em empresas do ramo privado, mais especificamente, fornecendo serviços de auxílio em questões de legislação, regulamentação e desenvolvimento de práticas agrícolas.
Além disso, ele também pode realizar pesquisas em centros acadêmicos e oferecer consultorias para organizações do setor agrícola.
Vale lembrar que, a forma de ingresso para algumas oportunidades dessa área são por meio de concursos públicos e as oportunidades de trabalho podem variar de acordo com mudanças de políticas públicas, alterações no setor econômico e ambiental.
Onde um analista em reforma e desenvolvimento agrário pode atuar?
O analista em reforma e desenvolvimento agrário pode atuar em conjunto com a gestão pública, afinal, uma das atribuições principais inclui a articulação entre diferentes partes, visando uma distribuição justa de terras. Por causa disso, a maioria das oportunidades são disponibilizadas por meio de certames.
Quem quer trabalhar na área também pode buscar oportunidades em agências governamentais relacionadas à agricultura, a reforma agrária e o desenvolvimento rural, a exemplo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Assim, pode ajudar a elaborar políticas, planejar e implementar programas de desenvolvimento, realizar pesquisas e fornecer consultoria técnica.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) que se concentram em questões agrárias podem também contratar analistas para os projetos de assistência técnica e advocacia por políticas agrárias justas, por exemplo.
Qual o salário de analista em reforma e desenvolvimento agrário?
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o salário de um analista em reforma e desenvolvimento agrário é de R$ 5.212,29.
No entanto, esses valores podem mudar de acordo com a região que este profissional trabalha e a área que ele atua.
Como se tornar um analista em reforma e desenvolvimento agrário?
Não há uma especificação única de curso para quem deseja seguir a carreira como analista em reforma e desenvolvimento agrário no setor público, mas é necessário ter nível superior. Isso significa que a posição está aberta a candidatos com diferentes formações de graduação.
Eles podem ter formações acadêmicas, como:
- Agronomia;
- Ciências Sociais;
- Administração;
- Geografia;
- Gestão Pública;
- áreas correlatas.
Contudo, é importante ter habilidades relevantes para o cargo, como análise de políticas, gestão de projetos, habilidades de comunicação e conhecimento sobre questões agrárias e rurais.
Ademais, o mercado de trabalho pode ser influenciado por tendências, como a sustentabilidade agrícola, o uso de tecnologia na agricultura e o desenvolvimento de cadeias de valor agrícola. Portanto, estar atualizado com essas tendências é uma vantagem.
De maneira geral, como você pôde ver, o analista em reforma e desenvolvimento agrário pode atuar em diferentes setores, mas sempre ligado a questões agrícolas. Além disso, ele também pode se formar em diferentes cursos, pois não há uma especificação para a sua atuação.
Se você deseja seguir nessa área, então você precisa conhecer a faculdade em EAD do Gran Faculdade! Com a gente, você tem acesso a aulas que te possibilitam estudar quando e onde quiser, materiais exclusivos em PDF, fórum de dúvidas e um time de professores super capacitados que te ajudarão na jornada pela conquista do tão sonhado diploma.
Ficou interessado? Acesse nosso site, conheça nossos cursos e comece a estudar já!
Fonte: Gran Cursos Online