Baixe o material de estudo
Com avanços sociais na luta por mais equidade e redução das desigualdades sociais, o termo ações afirmativas passou a ser mais utilizado, mas você sabe o que são ações afirmativas?
A seguir, entenda melhor as principais questões sobre essas ações. Se preferir, navegue pelo índice abaixo:
O que são ações afirmativas?
Ações afirmativas são esforços coletivos de diversos segmentos da sociedade em prol da redução de desigualdades e aumento no acesso a serviços, direitos e condições básicas a grupos minoritários, por exemplo:
- Mulheres;
- Negros(as), pardas e indígenas;
- Pessoas de baixa renda;
- Pessoas com Deficiência;
- Membros da comunidade LGBTQIAPN+, etc.
Vale destacar que os grupos chamados minorias ou grupos minoritários não são denominados assim por serem grupos menores em quantidade, mas sim pela marginalização e falta de poder social em comparação aos grupos sociais predominantes.
Qual o objetivo das ações afirmativas?
O objetivo das ações afirmativas é contribuir para reduzir desigualdades sociais e aumentar o acesso a serviços, redes e espaços para grupos marginalizados, por recortes de gênero, de classe, raciais, étnico-culturais, religiosos ou outros.
Dessa forma, aumenta-se a representatividade e o reconhecimento cultural, contribuindo para uma sociedade mais diversa e inclusiva para todas e todos. Reduzindo, assim, o impacto da discriminação, preconceito e problemas sociais estruturais para pessoas negras, mulheres, pessoas com deficiência e outros grupos.
Tipos de ações afirmativas
Sistemas de cotas, metas globais e fundos que estimulam inclusão e diversidade são alguns exemplos de ações afirmativas. Os tipos de ações afirmativas variam de acordo com as categorias necessárias para inclusão, sendo as principais frentes:
- Educação;
- Saúde;
- Mercado de Trabalho;
- Economia;
- Segurança Pública;
- Cultura.
Garantir acesso a essas frentes permite ampliar o desenvolvimento pessoal e profissional individual ao mesmo tempo em que a sociedade como um todo se desenvolve de forma mais plural.
Como estudar ações afirmativas?
Atualmente, há diversos cursos que ajudam a entender ações afirmativas, seus contextos e importância. Entre as faculdades, cursos de Ciências Sociais e áreas humanas são os mais indicados para quem quer conhecimento teórico na área.
Na Gran Faculdade, a graduação em Ciências Jurídicas e Sociais possui uma disciplina específica para ações afirmativas.
Essa formação mescla o campo do estudo do Direito, voltado para a análise, aplicação, interpretação de leis e outras questões legais, a um olhar para fenômenos sociais e culturais da convivência em sociedade.
Dessa forma, o tecnólogo em Ciências Jurídicas e Sociais atende a uma necessidade de compreensão dos conflitos, bem como analisa o lugar do Direito, seus limites e possibilidades.
Como é o curso de Ciências Jurídicas e Sociais?
O curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Gran Faculdade é totalmente EAD (online) e pode ser concluído em 5 semestres.
Além da disciplina de Políticas de Inclusão e Ações Afirmativas, a grade curricular conta com:
- Políticas Públicas Brasileiras;
- Noções de Direitos Humanos;
- Teoria Geral do Direito Público;
- Ciência Política e Teoria Geral do Estado;
- Filosofia e Sociologia Política;
- Mídia e Democracia;
- Comunicação e Política;
- Direito Internacional e os Mecanismos de Cooperação Internacional;
- Política Criminal e Processos de Criminalização;
- Violência e Vulnerabilidades Sociais;
- Gestão de Conflitos;
- Instituições de Direito Civil;
- Noções de Direito do Trabalho e de Direito Previdenciário;
- Direito Digital;
- Libras (optativa), entre outras.
O tecnólogo em Ciências Jurídicas e Sociais pode atuar como analista de Ciências Políticas, consultor(a) e/ou assessor(a) jurídico, desenvolvedor de projetos de Ciências Jurídicas e Sociais, servidor público em diversas áreas das Ciências Jurídicas e Serviço Social.
Além de poder atuar com planejamento e consultoria jurídica acerca de políticas públicas e sociais, junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais; em escritórios de advocacia e em instituições de ensino; etc.
A média salarial para este profissional pode variar entre R$4.500 a R$10 mil. Por isso, vale a pena investir nessa formação.
Políticas de ações afirmativas no Brasil
Um dos exemplos mais conhecidos de políticas de ações afirmativas no Brasil é o sistema de cotas (raciais, sociais e para pessoas com deficiência) para instituições de ensino, empresas e concursos públicos.
Mas há diversas outras medidas em construção que podem ser utilizadas como exemplos de ações afirmativas no Brasil, como:
- Vagas de emprego destinadas a grupos minoritários e recortes específicos (gênero, raça, etc.);
- Bolsas de estudos e descontos especiais;
- Programas de habitação popular;
- Políticas de valorização cultural e identitária; entre outras.
Ainda há muito o que avançar cultural e socialmente, mas aos poucos vem emergindo novos espaços e possibilidades para uma sociedade mais diversa, inclusiva, com equidade.
Ações afirmativas no ensino superior: venha para a Gran Faculdade!
A Gran Faculdade nasceu com o propósito de democratizar a educação de qualidade para todas as pessoas. Por isso, contamos com ações afirmativas como descontos para inclusão social de mulheres e pessoas de baixa renda e ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Dessa forma, nossos cursos de graduação e pós-graduação são totalmente online, com mensalidades acessíveis para possibilitar o diploma de nível superior para cada vez mais pessoas de todo o país.
Escolha seu curso, selecione o cupom de desconto da categoria em que você se encaixa, aproveite as vantagens e vem ser Gran!
Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:
Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se no canal:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online