Baixe o material de estudo
Saiba tudo sobre Persona e como elas são fundamentais para a estratégia de um negócio, principalmente nas áreas de Marketing e Gestão. Dominar esse assunto e as habilidades que envolvem essa área são essenciais para quem busca se destacar no mercado. Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:
O que é persona?
Persona é a personificação de um cliente ideal de um negócio. Ou seja, é uma espécie de personagem que representa o perfil de um determinado tipo de pessoa que compraria um produto ou serviço específico.
Geralmente a persona é baseada em características de pessoas reais, alinhado a realidade de mercado e dados demográficos e/ou qualitativos. O foco é pensar pessoas reais e deixar o negócio alinhado às necessidades desse cliente, de modo a facilitar a tomada de decisões e obter maior sucesso nas vendas ou demais objetivos.
Tipos de personas
Os tipos de personas mais comuns são:
- Buyer persona (persona de compra): esse tipo de persona é voltado para um personagem que idealmente compraria o seu produto ou serviço. Aqui a estratégia é construída com o objetivo de vender, de forma mais assertiva
- Audience persona (persona de audiência): aqui o foco da estratégia é engajamento e envolvimento com a marca. Ou seja, esse tipo de persona é pensado no que diz respeito à identificação com o negócio e comportamento.
- Proto persona (persona protótipo): são personas criadas a partir de um conjunto de ideias criadas por um time. O foco aqui é nas principais características dos clientes e serve como ponto de partida para personas mais aprofundadas.
- Brand persona (persona de marca): aqui o objetivo é personificar o negócio com o intuito de aproximar a empresa do seu público. Esse tipo de persona é voltado para humanizar e refletir os valores institucionais.
Como criar uma persona?
Para criar uma persona é preciso levantar alguns dados e informações importantes:
- Obter dados dos seus clientes ou de clientes de empresas parecidas com a sua;
- Levantar dados demográficos em fontes confiáveis de pesquisa;
- Estudos científicos e acadêmicos;
- Pesquisas e tendências de mercado;
- Redes sociais, notícias e acontecimentos recentes;
- Contextos sociais específicos e muito mais!
Perguntas para definir persona
Algumas perguntas para definir persona são:
- Como é a rotina dessa pessoa?
- Quais as suas principais características pessoais e profissionais?
- Liste as principais dores/problemas/obstáculos dessa pessoa;
- O que e como a pessoa gosta de aprender?
- Quais as marcas você mais gosta e mais usa?
- Como você se mantém informado e quais suas principais redes sociais?
- e muito mais!
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Basicamente, a diferença entre persona e público-alvo está na sua abrangência e especificidade. Enquanto a persona busca construir um personagem real, de acordo com hábitos e comportamentos. Já o público-alvo está mais alinhado a questões generalistas de um determinado contexto, geralmente associado a um grupo de pessoas ou informações demográficas.
Conheça os cursos de pós do Gran
Aqui na Gran Faculdade, os cursos de pós-graduação EAD são especializações 100% online que otimizam também seus estudos para concursos e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses.
São mais de 80 opções de cursos de especialização EAD para as áreas de Gestão, Educação, Direito, Policial, Tecnologia e Engenharia. Dessa forma, você estuda em uma instituição reconhecida com nota máxima pelo MEC, com mensalidades que cabem no seu bolso, de acordo com seu tempo e rotina!
Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo seu curso de pós EAD da Gran Faculdade. Clique na sua área de interesse e encontre a pós-graduação que você deseja fazer com o Gran:
Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!
Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais são válidos até às 23h59 do dia 10/03:
Tipo de Desconto | Valores | Cupom |
Pós-Graduação Social | 12x de R$ 74,79 | POSGRANSOCIAL |
Alunos Gran | 12x de R$ 94,79 | SOUALUNOGRAN |
Ex-Aluno Gran | 12x de R$ 104,79 | VOLTEIPROGRAN |
Novos Alunos | 12x de R$ 114,79 | NOVONOGRAN |
Combo Pós | 12x de R$ 139,58 | COMBOPOS |
À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!
Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!
E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!
Garanta sua matrícula com desconto!
Vem pra Gran Faculdade!
O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:
- Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
- O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
- Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
- Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
- Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
- Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
- Melhores preços do mercado;
- Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
- Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
- Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
- Professores experientes e capacitados;
- Acesso imediato e 100% online.
Quero ser aluno da Gran Faculdade!
Fonte: Gran Cursos Online