Apostilas em PDF – quais são e como usar?

Baixe o material de estudo



baixar curso online

Entender o conceito e princípios da Administração Pública é fundamental para quem quer construir uma carreira em Gestão Pública. Além de ser uma das principais matérias comuns a concursos públicos. Por isso, entenda melhor sobre o tema a seguir!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Assinatura Ilimitada + Graduação ou Pós

Esperamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível
Prepare-se para concursos enquanto cursa sua GRADUAÇÃO OU PÓS e o melhor: com DESCONTO DOBRADO! Quem já é Assinante também será beneficiado!
Lançamento ao vivo dia 18/09, às 10h. Inscreva-se abaixo e GARANTA O SEU LUGAR!

Qual o conceito de Administração Pública?

Administração Pública abrange tudo e todos que compõem a máquina pública, incluindo os órgãos públicos, autarquias e fundações públicas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Esse conteúdo é amplamente cobrado em concursos públicos, sendo fundamental para quem quer atuar na gestão pública. Afinal, é preciso que os novos servidores compreendam o sistema e busquem maneiras de torná-lo cada vez mais eficiente.

Basicamente, a Administração Pública possui algumas semelhanças com a administração privada, mas também diversas diferenças e especificidades.

Tanto na Administração Pública quanto na privada, é comum aparecerem conceitos de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão.
Entretanto, cada esfera possui suas próprias especificações para cada área e é preciso entender as características básicas sobre as organizações públicas.

Os órgãos públicos, por exemplo, são criados somente por atos do Poder Público, como leis, decretos, resoluções e portarias, não podem ter fins lucrativos, nem personalidade jurídica e prestam serviços.

São exemplos de órgãos públicos o Ministério Público, a Corregedoria Geral da União, a Casa Civil, etc.

Já as autarquias e fundações públicas são criadas e extintas por lei, possuem personalidade jurídica de direito público, não têm fins lucrativos, mas possuem patrimônio próprio (proveniente do Poder Público ou outras fontes de receita) e executam atividades estatais além de prestar serviços públicos.

São exemplos de autarquias e fundações públicas o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outros.

Quais os 5 princípios da Administração Pública?

Legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. Esses são os 5 princípios da Administração Pública, descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e as organizações públicas devem seguir todos eles.

Legalidade

É a obrigatoriedade dos servidores fazerem apenas o que está previsto na lei.

Impessoalidade

O(a) servidor(a) deve ter como objetivo o bem-estar público, sem promover interesses pessoais. Além disso, é vedada a promoção de agentes públicos em quaisquer atos, obras, serviços, publicidade de atos, programas ou campanhas.

Moralidade

Aqueles que lidam com o interesse e patrimônio público devem, também, seguir padrões éticos esperados em determinada comunidade.

Publicidade

Todo ato administrativo deve ser publicado, com exceção dos que possuem sigilo em casos de segurança nacional ou investigação policial.

Eficiência

A eficiência exige resultados positivos para o serviço público e um atendimento satisfatório, em tempo razoável.

Como estudar os princípios da Administração Pública?

Por ser um tema extremamente abrangente e complexo, muitas pessoas encontram dificuldade para estudar os princípios da Administração Pública, mas com um bom direcionamento, é possível encontrar uma maneira assertiva de aprender e aplicar os conhecimentos necessários.

O Gran pode ajudar você com duas principais formas de estudar Administração Pública para Concursos:

  • Preparatórios: nossos cursos possuem diversas aulas e conteúdos preparatórios para concursos públicos abordando o tema da Administração Pública;
  • Faculdade: você pode cursar o tecnólogo em Gestão Pública com a Gran Faculdade, conquistar seu diploma de nível superior em 2 anos e adquirir todo o conhecimento que precisa para trabalhar na área.

E o melhor de tudo é que você consegue estudar de forma totalmente online, com mensalidades que cabem no seu bolso e a qualidade Gran que você já conhece!

Curso de Gestão Pública: duração, como é e onde fazer?

O curso de Gestão Pública da Gran Faculdade dura 2 anos (4 semestres) e tem o objetivo formar profissionais capazes de administrar, assessorar, apresentar estratégias, organizar, gerir e conduzir projetos públicos.

Assim, é possível atuar com os princípios da Administração Pública nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como organizações públicas estatais e não estatais – nacionais e internacionais.

Nosso curso une conhecimentos relacionados à Ciência Política, Economia, Direito e Administração. Além do uso de tecnologias digitais e técnicas de diagnóstico sobre cenário político, econômico, social e legal da administração pública.

Ênfases do curso

Além disso, você pode escolher uma ênfase para seu curso e sair ainda mais completo(a) para o mercado de trabalho e o desenvolvimento da sua carreira. As ênfases do curso de Gestão Pública da Gran Faculdade são:

  • Relacionamento e Imagem Política: para desenvolver estratégias de marketing no cenário político, nas diferentes etapas de uma campanha, da construção da marca à percepção do eleitor, passando por gestão de crises, de imagem, de danos e de situações típicas dos certames políticos na era digital; Ou ainda
  • Gestão de Projetos Públicos: com mecanismos de gerenciamento de projetos (PMBOK), ferramentas ágeis e técnicas eficientes para o planejamento, execução e controle de todas as áreas e desafios de projetos da área pública.

E o melhor, você pode estudar de onde estiver, com o dispositivo que tiver e de acordo com a sua rotina, pois, aqui, você é protagonista dos seus estudos!

Aproveite vantagens como:

  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

E venha para a Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se:

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – quais são e como usar?



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com