Baixe o material de estudo
Concurso Correios: as especulações não param e indicam que em breve, em um prazo curto ou médio, poderá ser divulgado edital com o propósito de recrutar novos profissionais para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já em 2024.
Destaques:
A expectativa em torno de um próximo concurso público tem ganhado força, especialmente após a divulgação de uma nota oficial dos Correios, na qual é presente a intenção de iniciar um processo seletivo.
No comunicado, a empresa destaca que uma das diretrizes é realizar um concurso público no curto e médio prazo. Além disso, é um dos objetivos corporativos renovar a força de trabalho própria por meio de concursos.
Alguns boatos online sugerem que as provas poderiam ocorrer em dezembro de 2024. Há, inclusive, um cronograma não oficial que detalha os eventos até o momento.
Confira o cronograma não oficial
- Designação da Comissão Organizadora: Prevista para 06/05/2024;
- Planejamento do Concurso: Início em 05/06/2024;
- Processo Licitatório para Contratação da Banca: A partir de 14/06/2024;
- Licitação: Prevista para 12/09/2024;
- Assinatura de Contrato com a Banca: Agendada para 22/09/2024;
- Publicação de Edital: Prevista para 22/10/2024;
- Realização de Provas: Programada para 21/12/2024;
- Homologação de Resultado: Esperada até 19/02/2025.
Em 22 de novembro de 2023, após negociações entre a Direção dos Correios e Telégrafos e sindicatos filiados à FINDECT, um Termo Aditivo foi apresentado para atender várias reivindicações.
O agendamento de reuniões com órgãos governamentais para discutir a abertura urgente do concurso dos Correios foi uma das propostas desse termo.
Toda essa movimentação recente foi motivada pela ameaça iminente de greve dos funcionários dos Correios, que acabou não ocorrendo em 23 de novembro de 2023 após algumas reivindicações serem atendidas.
Último concurso Correios
Vale ressaltar que não ocorre um grande concurso para efetivos na empresa desde 2011, e a autorização para ampliar o quadro de pessoal depende da análise do Ministério do Planejamento, comandado por Simone Tebet, e, consequentemente, do aval para a seleção por parte de Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Portanto, é importante destacar que um dos objetivos de Esther Dweck no planejamento dos 100 dias de governo é a realização de concursos públicos.
Na última seleção, foram oferecidas 9.190 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, com estimativa de 5.000 vagas para cargos como carteiro, operador de triagem e transbordo, e atendente comercial e de suporte, conforme informado por José Rivaldo da Silva, Secretário-Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Findect).
Para saber tudo sobre o concurso Correios, clique aqui!
Fonte: Gran Cursos Online