Apostilas em PDF – Recursos Câmara dos Deputados para Consultor Legislativo

Baixe o material de estudo



baixar curso online

As provas do concurso Câmara dos Deputados foram aplicadas no dia 03 de dezembro de 2023.

Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar do concurso Câmara dos Deputados disporá de 2 dias úteis para fazê-lo.

Acompanhe aqui a fundamentação de recursos dos professores do Gran!

ASSINATURA ILIMITADA A PARTIR DE 12X DE R$ 46,83!

Para comemorar nosso aniversário de 11 anos e o recorde absoluto de aprovações em 2023, reabrimos o MAIOR desconto para a nossa Assinatura Ilimitada 🚀

E não para por aí! O Gran quer fazer parte de todas as suas vitórias e reabriu também o desconto na Assinatura Vitalícia, a mais desejada pelos concurseiros. Para saber mais, clique no link abaixo 👇

Quero ATIVAR o meu desconto!

Concurso Câmara dos Deputados: recursos

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram essa PROVA AQUI que é referente ao edital 4 da Câmara dos Deputados para os cargos de Consultor Legislativo Legislativo..

Língua portuguesa

Recursos elaborados pelo professor Bruno Pilastre

QUESTÃO NÚMERO 2

GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: na alternativa (A), a inadequação está na afirmação de que os fatos históricos sejam apresentados com finalidades didáticas. A apresentação didática pressupõe a predominância da função referencial, o que não ocorre nesse tipo de romance. Em (D), o “vistos como passados” refere-se à forma como o narrador relata (no passado, com verbos nessa flexão) os eventos e descreve as coisas que, hoje, são futuros. Sigo, portanto, o gabarito da banca.

QUESTÃO NÚMERO 6

GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: a tese de que “a educação física é desaconselhável” está presente, em especial, nos dois primeiros períodos do texto. Por essa razão, a alternativa (A) está correta. O erro em (B) está dizer que “os exercícios físicos estão distantes da Natureza”. Se identificamos essa comparação, ela ocorre apenas em relação à ginástica e aos esportes, restringindo essas atividades a práticas específicas (e não a todas as atividades). Além disso, não há um argumento específico que aponte o distanciamento entre o exercício e a Natureza. Desse modo, sigo o gabarito proposto pela banca.

QUESTÃO NÚMERO 7

GABARITO DA BANCA: C

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: a dedução a que se refere a alternativa (E) é de outro tipo, não vinculada à metodologia de análise (em uma pesquisa, por exemplo). Assim, ela estabelece corretamente inferências lógicas (se A possui valor de verdade, é adequado fazer X). Em (C), a inadequação está em dizer que a estatística apresentada é tendenciosa. Na estrutura argumentativa, os dados apresentados possuem validade e não se apresentam como tendenciosos. Sigo, então, o gabarito proposto pela banca.

QUESTÃO NÚMERO 8

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: há paradoxo entre a argumentação nascer em democracias e estarem vinculadas à autonomia do indivíduo e a natureza da argumentação, que busca impor uma perspectiva ao interlocutor.

QUESTÃO NÚMERO 9

GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: de fato, o problema apontado em (A) está corretamente indicado. Ataca-se o “patrocinador” do projeto, não o conteúdo do projeto. Ademais, a derrota na eleição desse “patrocinador” não é específica em relação ao projeto. Em (C), não há uma generalização direcionada a alguma verdade absoluta. Na verdade, ocorre apenas para excluir uma opção ou outra (e esse contraste que leva a uma exclusão é o centro da argumentação) Por isso, sigo o gabarito proposto pela banca.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO DA BANCA: D

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: a alternativa (D) não é adequada, pois a forma “dela” não é pronome demonstrativo (no máximo, funciona como um demonstrativo anafórico, quando contrastado com “este”/“aquele” (próximo/distante)). Com isso, a questão deve ser anulada.

QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO DA BANCA: ACOMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: o comando da questão fala sobre “o que o candidato pensava da legalização do aborto”. Na declaração, ele não utilizou argumentos para defender o seu ponto de vista (o de que ele não pode ser a favor da legalização do aborto). As declarações versam sobre tópicos correlatos (e, ao final, há a fuga completa da temática). Sigo, assim, o gabarito proposto pela banca.

QUESTÃO NÚMERO 18

GABARITO DA BANCA: ACOMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: em (A), observamos uma passiva (se fazer), a qual pode concordar com o termo mais próximo (o trabalho) ou com o composto (o trabalho e as tarefas do lar). Sigo, desse modo, o gabarito da banca.

QUESTÃO NÚMERO 23

GABARITO DA BANCA: B

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: a banca busca pela alternativa que expressa duas possibilidades de leitura sobre os tipos de romance. Em (B), o romance pode ser de um tema composto (sobre história e de temática policial) ou pode haver um romance histórico (de um autor) e outro romance, policial (de outro autor). Nas demais alternativas, há apenas uma leitura possível. Sigo, então, o posicionamento da banca.

QUESTÃO NÚMERO 33

GABARITO DA BANCA: E

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: o conectivo “pois” pode, no contexto em análise, ser substituído por “no entanto”. Há, então, o valor adversativo. Por isso, o gabarito apontado pela banca está correto.

Confira AQUI o Gabarito extraoficial do Gran

Saiba mais sobre o concurso da Câmara dos Deputados AQUI

Resumo do Concurso

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Recursos Câmara dos Deputados para Consultor Legislativo



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile