Baixe o material de estudo
Atenção, concurseiros! O prazo para apresentar os Recursos SES DF Agente vai até 03 de outubro. Com provas objetivas realizadas neste domingo, 24 de setembro de 2023, o edital prevê 1.019 vagas para cargos de nível médio. São 119 vagas imediatas e 900 para cadastro de reserva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Recentemente, a banca disponibilizou a consulta ao gabarito preliminar e os cadernos de provas. Você pode conferir no site da FUNATEC: https://funatec.org.br/.
De acordo com o edital, os candidatos terão os dias de 27 de setembro até 03 de outubro de 2023 para interpor recursos sobre o gabarito preliminar da prova escrita objetiva.
🚨 DESCONTO EM DOSE DUPLA: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós 🚨
Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível 🚀
O que antes era um privilégio de poucos agora é a Gran oportunidade de muitos: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós por um valor que cabe no seu bolso!
QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO AQUI!
Acompanhe aqui, os comentários dos mestres do Gran!
Confira abaixo os Recursos SES DF Agente elaborados por nossa equipe de especialistas:
PROVA A – AGENTE DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL (AVAS)
QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA NATALE OLIVERA: D
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Em relação a Lei no 8.142/1990, é correto afirmar que:
(a) A Conferência de Saúde deverá se reunir a cada cinco anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Conselho de Saúde.
(b) O Conselho de Saúde, composto por representantes do governo e profissionais de saúde, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo Poder Executivo.
(c) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação na Conferência de Saúde.
(d) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
FUNDAMENTAÇÃO: Alternativa A. Incorreta. As conferências devem se reunir, de forma ordinária, a cada 04 anos.
Alternativa B. Incorreta. Os Conselhos são formados por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
Alterativa C. Incorreta. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
Alternativa D. Correta. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.
QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA FERNANDA FEITOSA: recurso
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Segundo a Portaria no 2.914, de 12 de dezembro de 2011, não faz parte de uma das competências da Secretaria de Vigilância em Saúde, apenas:
(a) estabelecer ações especificadas no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).
(b) executar ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, de forma complementar à atuação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
(c) promover e acompanhar a vigilância da qualidade da água, em articulação com os Municípios e com os responsáveis pelo controle da qualidade da água.
(d) estabelecer diretrizes da vigilância da qualidade da água para consumo humano a serem implementadas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, respeitados os princípios do SUS.
FUNDAMENTAÇÃO: CABE RECURSO: PORTARIA REVOGADA SUBSTITUÍDA PELA 888/2021 E INCLUSIVE FOI RETIRADA DO EDITAL MERECE SER CANCELADA
PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011
Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021
Altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
QUESTÃO NÚMERO 68
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA NATALE OLIVERA: anulação
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Em relação à Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma alocação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
(a) Investimentos previstos por iniciativa do Poder Judiciário e aprovados pelo Senado Federal.
(b) Despesas de capital da administração direta do Ministério da Saúde e de suas entidades.
(c) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
(d) Esforços previstos no Plano Quinquenal para garantir o financiamento do Ministério da Saúde.
FUNDAMENTAÇÃO: Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
I – despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;
II – investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;
III – investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde;
IV – cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Alternativa A. Incorreta. Uma das formas de alocação dos recursos é para investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional.
Alternativa D. Incorreta. Uma das formas de alocação dos recursos é para investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.
Como podemos verificar, há duas alternativas erradas, portanto, a questão deverá ser anulada.
QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: A
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA FERNANDA FEITOSA: recurso
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Ao se tratar da Portaria no 2.914, de 12 de dezembro de 2011, o responsável pela operação do sistema de abastecimento de água para consumo humano deve notificar à autoridade de saúde pública e informar à respectiva entidade reguladora e à população, identificando períodos e locais, em determinadas circunstâncias.
Assinale a alternativa que apresenta um caso de notificação.
(a) situações de emergência com potencial para atingir a segurança de pessoas e bens.
(b) descontinuidade do sistema de abastecimento.
(c) deteriorações que coloquem em risco os sistemas de abastecimento.
(d) realização de ajustes na rede de distribuição, que geram um aumento na pressão do sistema.
FUNDAMENTAÇÃO: CABE RECURSO: PORTARIA REVOGADA SUBSTITUÍDA PELA 888/2021 E INCLUSIVE FOI RETIRADA DO EDITAL MERECE SER CANCELADA
PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011
Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021
Altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
PROVA TIPO B – CONCURSO SES DF – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS)
QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: B
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA FERNANDA FEITOSA: D
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Leia as afirmativas abaixo.
Podemos afirmar a respeito do cadastramento familiar:
I – Tem como objetivo identificar e registrar todas as famílias residentes em uma determinada área de abrangência de uma unidade de saúde.
II – Para realizar o cadastramento familiar, são utilizados diversos instrumentos, como ficha de cadastramento, mapas e cartografias.
III – A finalidade principal é conhecer a população assistida de forma mais abrangente, permitindo ações de saúde mais direcionadas e personalizadas.
IV – Visa mapear e delimitar as áreas geográficas de responsabilidade de uma unidade de saúde ou serviço específico.
Estão corretas as afirmativas:
(a) I e IV, apenas.
(b) I e III, apenas.
(c) II, III e IV, apenas.
(d) I, II, III e IV.
FUNDAMENTAÇÃO: O cadastramento é uma coleta de dados das pessoas moradoras no território de uma Unidade Básica de Saúde. Após a territorialização, mapeamento e divisão das microáreas, fica sob a responsabilidade da ESF, principalmente do ACS, cadastrar todas as pessoas de sua área de abrangência. Além de ser uma exigência do Ministério da Saúde, o cadastramento é o melhor instrumento para conhecer as pessoas, saber onde e como elas moram, como vivem, do que adoecem, do que sofrem e do que morrem, a fim de compor um diagnóstico de saúde da comunidade, as relações entre as pessoas e delas com os equipamentos sociais do território.
FONTE: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude514202302.pdf
QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: B
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA FERNANDA FEITOSA: recurso
ENUNCIADO DA QUESTÃO: No que tange ao Sistema de Informação de Atenção Básica, podemos afirmar que a ficha A:
(a) é preenchida para cada consulta realizada na Atenção Básica, registrando informações sobre o atendimento, diagnóstico, prescrição, encaminhamentos, entre outros.
(b) é preenchida nas primeiras visitas que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) faz às famílias de sua comunidade.
(c) é utilizada para o acompanhamento domiciliar dos grupos prioritários para monitoramento.
(d) é utilizada para registrar informações sobre o pré-natal, acompanhamento das gestantes e situação do recém-nascido.
FUNDAMENTAÇÃO: CABE ANULAÇÃO NÃO EXISTE MAIS FICHA A E SIM FICHAS CDS, SIAB SUBSTITUIDO POR SISAB.
QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA FERNANDA FEITOSA: recurso
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da tuberculose.
(a) Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses).
(b) A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.
(c) O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de, no mínimo, quinze meses.
(d) Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilíticas ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.
FUNDAMENTAÇÃO: A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.
A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença. O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). São utilizados quatro medicamentos para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam o esquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final. O papel dos profissionais de saúde em apoiar e monitorar o tratamento da tuberculose, por meio de um cuidado integral e humanizado, é muito importante. Uma das principais estratégias para promover a adesão ao tratamento é o Tratamento Diretamente Observado (TDO).
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose.
QUESTÃO NÚMERO 64
GABARITO PRELIMINAR: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA FERNANDA FEITOSA: D
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Analise as afirmativas. As vacinas COVID-19 que são ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas e seguras, possuem autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passam por um rígido processo de avaliação de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz, instituição responsável pela análise de qualidade dos imunobiológicos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que as vacinas cheguem até a população brasileira, essas passam por um processo complexo de distribuição, coordenado pelo Ministério da Saúde. São vacinas recomendadas até o momento:
- CoronaVac (Butantan).
- Vacina Covid-19-RNAm Comirnaty (Pfizer/Wyeth).
III. Vacina Covid-19-recombinante Oxford/Covishield (Fiocruz e Astrazeneca).
- Vacina Covid-19-recombinante Janssen Vaccine (Janssen–Cilag).
Estão corretas as afirmativas:
(a) I e II, apenas.
(b) I, II e III, apenas.
(c) I, II, III e IV.
(d) II, III e IV apenas.
FUNDAMENTAÇÃO:
FONTE: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/0/Instruc%CC%A7a%CC%83o+Normativa+do+Distrito+Federal+para+o+Calenda%CC%81rio+Nacional+de+Vacinac%CC%A7a%CC%83o+2023.pdf/1bee6879-6d42-4032-b36a-724850d817b0?t=1683221601551
Resumo do Concurso SES DF Agente
Clique nos links abaixo:
CONCURSOS ABERTOS
CONCURSOS 2023
CONCURSOS 2024
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
TELEGRAM
Fonte: Gran Cursos Online