Baixe o material de estudo
Natural de uma pequena cidade no interior de Pernambuco, Sara Juliana do Nascimento soube, desde os 12 anos de idade, que a sua vocação estava na carreira de saúde.
Assim, alguns anos mais tarde, com o seu sonho ainda em foco, Sara Juliana do Nascimento conquistaria a sua primeira grande aprovação na Universidade de Brasília (UnB) para o curso de Enfermagem.
Aquela seria a primeira de muitas conquistas na sua trajetória acadêmica e profissional. Hoje, especialista em Urgência e Emergência, UTI Neonatal e Pediátrica e Preceptoria Multiprofissional em área da saúde, Sara Juliana do Nascimento atua como enfermeira no rotineira da UTI PEDIÁTRICA do Hospital Materno Infantil de Brasília e também coordenadora de Enfermagem da AMIB DF (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
Além de cuidar da saúde de pessoas todos os dias no exercício do seu cargo, a professora Sara Juliana auxilia milhares de concurseiros em todo o Brasil a buscarem os seus sonhos de aprovação em concursos públicos, assim como alunos que buscam o aperfeiçoamento profissional, especialmente por meio de especializações!
Conversamos com a professora Sara Juliana do Nascimento para conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória. Acompanhe o conteúdo e confira!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Para Sara Juliana do Nascimento ajudar pessoas é uma vocação tão forte que atender emergências e prestar cuidados aos pacientes está entre as coisas que mais gosta de fazer.
De fato, Sara Juliana do Nascimento sempre traz muita alegria aos locais de trabalho em que se encontra, cantando, acolhendo as pessoas e aproveitando as oportunidades de celebrar a vida.
Por trás de todo o carinho e descontração no exercício da sua profissão, contudo, está um histórico de muito trabalho duro. Afinal Sara Juliana do Nascimento mudou-se para o Distrito Federal sem dispor de muitos recursos, apenas a grande vontade de vencer.
Hoje, aos 38 anos não há dúvidas de que conquistou (e continua conquistando) muitas outras vitórias!
Abaixo você confere a entrevista completa com a professora Sara Juliana do Nascimento. Venha saber mais!
Questões pessoais – Professora Sara Juliana do Nascimento
A presença de Sara Juliana do Nascimento sempre é acompanhada de muita música, dança e animação. De fato, apaixonada pela sua profissão, ela sempre busca construir ambientes acolhedores, tanto para os seus pacientes, colegas de trabalho e também alunos.
Em sua vida pessoal, Sara Juliana sempre busca reunir família e amigos, organizando festas regadas a Alceu Valença, Marisa Monte, comidas típicas e seresta.
Confira abaixo mais detalhes sobre a vida pessoal da professora Sara Juliana!
1. Qual é a sua naturalidade?
Itapetim/Pernambuco. Amo minhas origens. Itapetim é uma cidade de 11.000 habitantes do sertão de Pernambuco. Vim para Brasília para estudar, em busca de novos oportunidades. E, de fato, encontrei várias aqui.
2. Quantos anos você tem?
38 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Atender emergências (apesar de ser trabalho, sou apaixonada até hoje).
Viajar pelo Brasil, reunir família e amigos. Em família a gente faz comidas típicas do nordeste e cantamos seresta.
Adoro todos os tipos de músicas, mas Alceu Valença e Marisa Monte são o grande destaque. Claro que, como boa nordestina, adoro um forró.
Andar de bicicleta e dançar, necessidade que veio para aliviar as tensões dos plantões. Já fiz rapel, adoro organizar eventos sejam científicos ou festas. Gosto de juntar pessoas para celebrar a vida.
4. Compartilhe uma curiosidade aleatória sobre você
Gosto de cozinhar, receber pessoas, conhecer praias e cachoeiras, viajar e planejar viagens. Viajar de carro para o nordeste e viver a aventura de conhecer meu país de perto.
Questões sobre trabalho e estudos – Professora Sara Juliana do Nascimento
Quando chegou em Brasília, Sara Juliana do Nascimento tinha o dinheiro contado para as suas necessidades, raramente podendo se inscrever nos congressos da área de saúde.
Assim, ela sonhou muito em participar do CBMI (Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva) da AMIB, no qual, anos mais tarde, tornou-se palestrante.
Ela também conta como foi uma grande e bem-vinda surpresa ser convidada para atuar como professora aqui no Gran!
Confira abaixo mais detalhes sobre a trajetória profissional da professora Sara Juliana do Nascimento!
1. Além do Gran, você tem uma carreira onde atua profissionalmente?
Fui aluna da UNB. Fiz 2 residências pelo Hospital de Base e apoio do SAMU DF na época. Fiz curso do AEROMÉDICO.
Hoje sou enfermeira rotineira da UTI PEDIÁTRICA do Hospital Materno Infantil de Brasília e também coordenadora de Enfermagem da AMIB DF (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).
Já palestrei no CBMI (Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva) da AMIB, o que era um sonho. Nunca tive dinheiro para me inscrever quando acadêmica e residente, e daí, de repente, me vi como palestrante.
Também sou preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança pela SES DF.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Eu decidi com 12 anos que atenderia paradas cardíacas, eu me via reanimando pacientes. Considero também o único médico da minha cidade na época como uma grande inspiração para mim.
3. Como você se tornou professora?
Foi uma surpresa. Sempre fui assistencial, porém sempre gostei de dar aulas, de qualquer coisa sobre enfermagem. Porém, um belo dia recebo uma ligação da Fernanda Feitosa me convidando para o grupo da pós. Eu topei na hora.
Imagina, na época da faculdade teve um concurso da Secretaria de Saúde e eu fui a única da turma que não teve dinheiro para pagar o Gran presencial( na época eu não tinha quase nada, só vontade de estudar. E até o dinheiro do lanche era difícil. ).
E, de repente, me tornei professora do lugar que antes era tão grandioso para mim.
4. O que você mais gosta em ser professora?
Saber que mudo a vida dos pacientes em primeiro lugar, principalmente os mais humildes. E, em segundo lugar, por mudar a vida das pessoas.
Eu sou fruto da EDUCAÇÃO, a minha vida mudou através os estudos. Saí da realidade de uma família pobre, da região mais seca do nordeste para uma nova vida através de muito estudo, trabalho, residência e um concurso público.
É minha obrigação devolver para sociedade um pouco do que me foi transferido por vários professores.
5. Há quanto tempo você dá aulas?
6 anos.
6. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Urgência e Emergência, Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Liderança e Trabalho em Equipe, Saúde da Criança, Ventilação Mecânica, dentre outras.
7. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
O maior desafio sem sombra de dúvidas: Entrar na UTI PEDIÁTRICA quando assumi o concurso da Secretaria de Saúde.
8. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Sou de família muito pobre, então foi muito trabalho e estudo. E como diria minha vozinha: muita PERSEVERANÇA.
9. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Enfermeira e Especialista: Residência de Enfermagem em URGÊNCIA e EMERGÊNCIA; UTI NEONATAL e PEDIÁTRICA; Especialista em Preceptoria Multiprofissional em área da saúde.
10. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?
Às vezes ouvir música.
11. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Nenhuma, sempre gostei de tudo.
12. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Urgência e Emergência e Terapia Intensiva.
13. O que você faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Primeiro me conecto com minha essência, lembro das minhas origens e levanto minha energia com música. Às vezes escrevo também; mas a música sempre está presente.
14. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Ser uma pessoa de família humilde do sertão de PERNAMBUCO e entrar na UNB, uma Universidade Federal ( que muitos disseram que seria impossível), foi sem explicação. Também fazer o curso do AEROMÉDICO (na residência de EMERGÊNCIA), ser aprovada com a segunda nota do concurso da SES DF – concurso que sempre sonhei.
15. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Sim, todos os meus plantões são regados a muito trabalho, muita música (canto para aliviar a tensão) e muita animação.
Quem trabalha comigo sabe que sempre são plantões com muita adrenalina e amo poder ajudar meus pacientes e colegas. Tenho o SUS como minha missão no mundo.
Mensagem Final da professora Sara Juliana do Nascimento
Não importa quem você é ou de onde você vem: com amor, dedicação, esforço, fé e perseverança você vai chegar lá, com certeza você vai!
Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Sara Juliana do Nascimento participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Concursos Abertos
Concursos 2024
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Telegram
Fonte: Gran Cursos Online