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Nas últimas décadas, o universo corporativo tem se transformado em diversos aspectos, sejam eles estruturais, comportamentais, tecnológicos e até linguísticos. A globalização e o desenvolvimento de novas estratégias de negócios contribuem amplamente com essa transformação na medida que o contato com novos termos, como os stakeholders, são inseridos na rotina de gestão de empresas.
Quem trabalha com Marketing e Publicidade, por exemplo, lida com diversos termos internacionalizados no dia a dia, e, por isso, decidimos explorar neste post um deles.
Você sabe o que é um stakeholder? Sabe qual a importância dessa figura no ambiente de trabalho?
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O que é stakeholders?
Stakeholders são os entes que estão inseridos e participam de uma empresa, instituição, organização, entre outros. Isso inclui qualquer indivíduo ou grupos de pessoas que possam ser afetadas pelas ações, decisões, políticas ou objetivos dessas organizações.
Normalmente, os stakeholders estão associados ao mundo corporativo e são fundamentais para o gerenciamento e manutenção de uma empresa, pois suas necessidades e expectativas podem influenciar diretamente na maneira como o negócio lida com seu público interno e externo.
Quando surgiu a teoria dos stakeholders?
Nas últimas décadas, sobretudo de 1980 para os dias atuais, a área de negócios vem sido influenciada por teóricos que tem introduzido novas denominações nos estudos de mercado.
É nesse cenário que o autor norte-americano R. Edward Freeman publica em 1984 o livro “Strategic Management: A Stakeholder Approach” (Gestão Estratégica: Uma Abordagem das Partes Interessadas, em tradução literal).
Freeman argumentou que as empresas devem considerar não apenas os interesses dos acionistas, mas também de todas as partes interessadas que possam ser afetadas por suas atividades.
Quais os grupos que fazem parte dos stakeholders?
Como citado por Freeman, os stakeholders são todas os indivíduos que participam e que podem sentir os impactos das atividades de uma empresa no seu dia a dia.
Os stakeholders podem ser agrupados em diferentes categorias, dependendo da natureza de sua relação com a organização. Esses grupos geralmente incluem:
- Stakeholders Internos: normalmente associados dentro de uma empresa, como funcionários, gestores, acionistas;
- Stakeholders Externos: pessoas que não então internamente na empresa, mas que são impactados por suas decisões, como clientes, fornecedores, comunidade local, governos, entre outros.
Exemplos de stakeholders
- Funcionários, independente do nível de hierarquia;
- Clientes;
- Fornecedores;
- Investidores;
- Comunidade local;
- Governos e reguladores, entre outros.
Quais são os principais tipos de stakeholders?
Os principais tipos de stakeholders são aqueles que estão inseridos na rotina de uma organização, que compreendem a missão, visão e valores de uma empresa e que podem contribuir para uma gestão eficiente do ambiente.
Eles podem ser reconhecidos como stakeholders primários, ou seja, aqueles que têm um interesse direto e significativo na organização, como funcionários, clientes e investidores, ou stakeholders secundários, como os concorrentes e a mídia.
Qual a diferença entre stakeholders internos e externos?
Como vimos anteriormente, a diferença que separa os stakeholders internos dos externos é o seu nível de ligação com a empresa.
Os stakeholders internos são aqueles que estão diretamente associados à organização, como funcionários e investidores, e os stakeholders externos são aqueles que não tem um vínculo direto e legal com a organização, mas que podem impactar nas suas decisões, como as empresas concorrentes.
Mapa de stakeholders
Depois de entender mais o que é um stakeholder na prática, você deve estar se perguntado: “e agora, como eu organizo as pessoas que fazem parte da empresa e como elas podem contribuir para o negócio?“.
Para atender à sua dúvida, vamos entender o que é um mapa stakeholder.
Em suma, um mapa de stakeholders é uma ferramenta visual que ajuda a identificar e analisar as partes interessadas de uma organização. Esse mapa mostra as relações entre a empresa e seus stakeholders, destacando o nível de interesse e influência de cada grupo.
Mapeamento de stakeholders: como fazer um?
Para fazer um mapeamento de stakeholders você pode utilizar ferramentas de mapas mentais, que são ótimos para criar níveis de distribuição ou ferramentas de modelagem de processos, que são mais robustas.
Caso não domine nenhuma dessas opções, ferramentas como Excel ou o Google Sheets também são ótimas para tabelar e dividir os stakeholders por categorias.
Além disso, para fazer o mapeamento de stakeholders é importante ter em mente que alguns pontos são fundamentais para o andamento da sua estratégia, como:
- Identificação: Liste todas as partes interessadas relevantes;
- Análise: Avalie o nível de interesse e influência de cada stakeholder;
- Priorização: Classifique os stakeholders com base em sua importância para a organização;
- Estratégia: Desenvolva estratégias de comunicação e engajamento para cada grupo prioritário;
- Monitoramento: Acompanhe e revise regularmente o mapa de stakeholders para refletir mudanças nas relações e influências
Shareholders e stakeholders: qual a diferença?
Como vimos ao longo do texto, não é novidade que novos termos linguísticos são introduzidos no dicionário dos negócios, ao passo que novas tendências chegam ao mercado de trabalho.
E, assim como já sabemos que são os stakeholders, também temos que entender que na outra ponta, estão os shareholders. Mas quem são os shareholders?
Shareholders são os proprietários de ações da empresa. Eles têm interesse direto no desempenho financeiro da empresa, pois seu retorno é baseado no lucro e no valor das ações.
Ou seja, de forma simplificada, shareholders são os acionistas da empresa.
Como manter os stakeholders satisfeitos?
Como vimos, manter os stakeholders satisfeitos implica numa rotina de trabalho que seja saudável não apenas no ambiente interno, mas também no externo.
Para isso, algumas medidas podem ser respeitadas, como:
- Comunicação Transparente: manter um diálogo aberto e honesto com todas as partes interessadas;
- Engajamento Contínuo: envolver os stakeholders em decisões relevantes e manter canais de feedback ativos;
- Responsabilidade Social: demonstrar compromisso com práticas éticas e sustentáveis.
- Valor Justo: assegurar que os produtos e serviços oferecidos atendam às expectativas e necessidades dos clientes;
- Respeito e Reconhecimento: tratar todos os stakeholders com respeito e reconhecer suas contribuições e preocupações.
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No decorrer do post, vimos como a área de negócios está em constante transformação, sobretudo nos últimos anos. E, ser um profissional capacitado hoje em dia não é apenas mais um diferencial, mas uma necessidade.
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Fonte: Gran Cursos Online