Apostilas em PDF – Técnico em Material e Patrimônio

Baixe o material de estudo



baixar curso online

As provas do concurso público para ingresso nos cargos de Analista Legislativo – Contador e Técnico em Material e Patrimônio já foram realizadas. Além disso, o gabarito preliminar já está disponível para consulta. Veja aqui os recursos Câmara dos Deputados!

Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar disporá de 2
(dois) dias úteis para fazê-lo, no site da organizadora Fundação Getúlio Vargas.

Para comemorar nosso aniversário de 11 anos e o recorde absoluto de aprovações em 2023, reabrimos a assinatura mais desejada dos concurseiros 🚀. Assinatura Vitalícia a partir de R$ 142,40. Clique abaixo e confira!

Quero ATIVAR o meu desconto!

Concurso Câmara dos Deputados: recursos

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram essa PROVA AQUI.

Língua Portuguesa

QUESTÃO NÚMERO 3

GABARITO PRELIMINAR: A

GABARITO DA BANCA: C

COMENTÁRIO: o verbo “lamentaria” denota incerteza (a frase já questiona a certeza sobre o que se fala). Em (B), (C), (D) e (E), os valores não são os indicados. COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: o questionamento em (A) não focaliza especificamente uma incerteza, mas espécie de conselho, algo que leve o interlocutor a realizar uma opinião refletida ou chegar a uma resolução maduramente tomada. Em (C) há, de fato, uma forma polida com o uso do futuro do pretérito. A forma não polida (ou mais incisiva) seria algo como “Fale sobre o crime!”.  Por essas razões, concordo com o gabarito proposto pela banca.

QUESTÃO NÚMERO 7

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO DA BANCA: B

COMENTÁRIO: a impessoalidade se manifesta no sujeito indeterminado com verbo na terceira pessoa do plural em (E). Nas demais alternativas, os processos indicados não estão adequados.
COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: considero haver duas respostas possíveis para essa questão. Em (B), o verbo intransitivo “ocorrer” tem como sujeito a forma “um acidente na esquina da rua” (é sujeito, como vemos pela mudança do sujeito: “Ocorreram vários acidentes naquele trecho”.). No entanto, em (E) também há estratégia de expressar ações sem seus agentes correspondentes. Como nos ensina Evanildo Bechara (Lições de Português pela Análise Sintática, 2014, p. 37), o sujeito indeterminado é utilizado quando “temos certeza de que a ação verbal foi praticada por um ser, mas nem por isso desejamos ou podemos apontá-lo”. Ora, a estratégia de impessoalização é exatamente o desejo de se ocultar o agente da ação (por desconhecimento ou por outro motivo). A estrutura em terceira pessoa do plural sem referente anterior indetermina o sujeito, exatamente como proposto em (E). Por haver duas respostas possíveis, solicita-se a anulação da questão.

QUESTÃO NÚMERO 11

GABARITO PRELIMINAR: E

GABARITO DA BANCA: C

COMENTÁRIO: o advérbio “francamente” expressa, no texto, algo dito “de maneira aberta, honesta”, equivalendo a “francamente”. Nas demais alternativas, as indicações estão corretas.
COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: de fato, o termo “criminosa” não é o modalizador em si, mas a palavra “talvez”, que antecede a expressão “de origem criminosa”. O termo “criminosa” apenas denota que a origem envolve crime (e isso pode ser apenas um fato, não uma  opinião subjetiva). O termo “francamente” é um modalizador que indica certeza (considerando a perspectiva do enunciador). Por essa razão, sigo o gabarito proposto pela banca.

QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO PRELIMINAR: B

GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO: é evidente que a indicação da data é reforçada por outros indicadores, como fatos históricos e grandes personalidades da época. Nas demais alternativas, os erros são estes: há termo que se refere ao momento da enunciação; a referência não é pejorativa; a referência indicada não é correta; não há contínua evolução cronológica.
COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: realmente, não há termo que se refira ao momento em que o narrador está escrevendo o texto. A narração expressa que os eventos ocorreram em determinado período (por exemplo, 15 de maio de 1796), mas isso não revela quando Standhal escreve a narrativa sobre os fatos. Sobre a alternativa (B), a afirmativa diz que a indicação da data é reforçada por outros indicadores cronológicos do mesmo texto. No entanto, não há indicadores cronológicos (como data e hora) referentes à data 15 de maio de 1796. Por isso, sigo o gabarito proposto pela banca.

QUESTÃO NÚMERO 15

GABARITO PRELIMINAR: D

GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO: considero que os pronomes “seu” e “seu”, nos períodos 3 e 4, retomam termos anteriores. Por isso, seleciono a alternativa (D) como correta.
COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: para a banca, a retomada pela forma “o infeliz” (relativo ao contador) denota intromissão do enunciador (quem conta a história). Consigo identificar apenas esse termo, fato que complica a redação “alguns dos termos”. Há, então problemas na afirmativa, ainda que correta do ponto de vista de conteúdo. Sobre a alternativa (D), certos vocábulos retomam termos anteriores, mas não os períodos (e essa foi a falha em minha análise, o que levou à marcação incorreta da alternativa).

Confira AQUI o Gabarito extraoficial do Gran

Saiba mais sobre o concurso da Câmara dos Deputados AQUI

Resumo do Concurso

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – Técnico em Material e Patrimônio



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile